Navegação Mídias na Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 289-308 of 640
-
Lúdico no processo ensino-aprendizagem por meio de softwares educacionais
(2011-06-24)O artigo aborda sobre softwares educacionais e teve como objetivo principal analisar a aplicação de atividades lúdicas mediadas por essa tecnologia e avaliar sua contribuição para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. ... -
Mapeando as intervenções e construções a partir de uma "ilha tecnológica" na sala de aula
(2010-12-16)O presente artigo visa refletir sobre as intervenções e construções que acontecem quando se tem uma ilha tecnológica na sala de aula com computadores, impressora e acesso à Internet (PROJETO CIVITAS LELIC/UFRGS). As ... -
Mapeando o uso de materiais didáticos virtuais para o ensino de Matemática na educação básica
(2010)Esse artigo é o resultado da pesquisa de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Mídias na Educação, realizada pela Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo dessa pesquisa é mapear os elementos ... -
Metodologia ou tecnologia: repensando a prática
(2011-03-25)Esse artigo é o resultado da leitura e pesquisa para fins de conclusão do Curso de Pós – Graduação Latu Sensu Especialização em Mídias na Educação, realizada pela Universidade Federal de Santa Maria. Através da observação ... -
O método Montessori e a proposta de criação da oficina tecnológica de aprendizagem infantil
(2011)O tema desta pesquisa tem por objetivo desenvolver uma reflexão voltada aos profissionais da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, sobre o momento atual caracterizado pelas fontes midiáticas, bem como ... -
A mídia digital e a educação: a divulgação de produções online por docentes dentro do ambiente escolar
(2017-10-28)O presente artigo busca refletir sobre as dificuldades encontradas pelos professores em divulgar seus trabalhos em ambientes online, bem como, os desafios encontrados por eles, referentes à usabilidade dos espaços online ... -
A mídia impressa como ferramenta pedagógica na educação básica: a experiência do jornal 21 informações
(2011)Este estudo tem o intuito de refletir sobre a experiência do resgate da leitura e da escrita através do uso e da produção do jornal na sala de aula, enquanto ferramenta pedagógica para potencializar a produção textual dos ... -
A mídia rádio como auxílio para desenvolver a expressão oral e escrita na escola
(2010-12-20)O trabalho traz uma reflexão sobre a contribuição da rádio escolar como instrumento de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, especificamente na construção da oralidade e da escrita dos alunos. O rádio, na escola, ... -
A mídia rádio e sua contribuição para a aquisição da leitura e da escrita dos alunos do 2° ano do ensino fundamental da E.M.E.F Nepomuceno Vieira Brum
(2012-01-29)Este artigo pretende mostrar como a mídia rádio pode contribuir no processo de aquisição da leitura e da escrita de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, sendo utilizada como um instrumento para cativar e explorar ... -
Mídias no contexto escolar: investigação sobre o uso das mídias na sala de aula presencial
(2010)Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que aborda a realidade de utilização de recursos midiáticos em sala de aula presencial por professores que realizaram cursos à distância em comparação ... -
Mídias como ferramenta de visibilidade étnica: a difícil tarefa de reconhecimento e pertença de grupos afro-brasileiros no município de São Borja
(2017-10-20)Este artigo discute como as mídias utilizadas na educação podem contribuir para o reconhecimento da pertença na cultura afro-brasileira no município de São Borja no interior do Rio Grande do Sul, município e estado que ... -
As mídias como recurso educacional na educação especial: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Biasi, Capão do Cipó, RS
(2012)O referido artigo apresenta os resultados do estudo de caso realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Biasi, no município de Capão do Cipó, RS, tendo como público alvo quatro educadoras com formação em ... -
As mídias como recurso potencializador dos projetos escolares
(2011)As atividades abordadas, neste artigo, retratam as dinâmicas proporcionadas por mídias diversificadas no contexto escolar, explorando a leitura com sua diversidade de gêneros e tipologias que permeiam concomitantemente no ... -
As mídias como recursos para promover uma alimentação saudável dos alunos dos anos iniciais da escola Dr. Penna
(2012)Este trabalho de pesquisa teve por objetivo ampliar conhecimentos e potencializar a prática de uma alimentação saudável, buscando-se utilizar as mídias disponíveis da Escola Dr. Penna, do município de Bagé/RS, como ... -
As mídias como suporte do desenvolvimento escolar
(2013)As tecnologias estão cada vez mais dentro da escola, porém é necessário que o professor planeje e execute ações educativas que explorem estas tecnologias de forma criativa. A partir desta motivação, foi desenvolvida uma ... -
Mídias como suporte pedagógico para a reciclagem de lixo
(2010-06-18)A questão ambiental é um tema que precisa ser discutido amplamente no ambiente escolar. Os problemas ambientais são enormes e a necessidade de ações conscientes frente a eles é urgente e contínua. Muito é o lixo produzido ... -
Mídias digitais e utilização de tecnologias móveis na educação da geração Z
(2014-12-18)As mídias digitais estão totalmente inseridas nas atividades diárias da geração Z, geração esta, formada por pessoas nascidas a partir da década de 2000, também conhecidos como nativos digitais (GABRIEL, 2013). Para a ... -
As mídias e a literatura infantil
(2013-12-13)Este artigo objetiva mostrar a importância de se trabalhar a literatura infantil desde a pré-escola, utilizando para isso recursos tecnológicos, pois ela desperta a criança para a criatividade, o crescimento e a aprendizagem ... -
Mídias e cultura colaborativa
(2010-12-20)Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que consistiu em investigar se a revolução digital está acontecendo nas salas de aula da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da região de Santa Cruz do Sul. ... -
As mídias e o lúdico na educação infantil
(2013-12-13)A inclusão de recursos tecnológicos na Educação Infantil surge como um novo desafio na educação do século XXI, pois é cada vez mais difícil despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento. A reflexão da utilização do ...