Navegação Mídias na Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 57-76 of 640
-
Cantando a história do Brasil
(2010)A música como produção histórico-cultural, nos últimos anos, passou a ser tema de estudo na disciplina de História e a ser incluída nos livros didáticos. Além de conteúdo, muitos autores indicam e transcrevem letras de ... -
Cantinho das turmas 31 e 34: limites e possibilidades do uso do facebook enquanto ferramenta pedagógica
(2014-12-05)O presente trabalho apresenta uma análise sobre o uso do Facebook como ferramenta pedagógica em práticas escolares realizadas com duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Santa Maria. ... -
Capacitação em editores de textos e slides buscando o uso das TIC nos anos iniciais do ensino fundamental
(2018-12-14)Este artigo aborda o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação e relata o papel do professor diante das novas tecnologias, também analisa os resultados obtidos por meio de uma capacitação em TIC, ... -
O celular no cotidiano escolar
(2011)Este artigo aborda a possibilidade da aplicação do celular como ferramenta que auxilia no processo de aprendizagem, demonstrando que a sua utilização em sala de aula e fora dela pode trazer resultados positivos, pois ... -
O cinema aliado à educação
(2013-12-14)A partir de uma pesquisa sobre o uso das mídias no ambiente escolar, optou-se por fazer um estudo sobre o cinema na educação com uma turma de alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Cachoeira do Sul, onde podemos ... -
O cinema como ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem
(2011)A Revolução Industrial foi o marco para que, como uma mola, o progresso impulsionasse todas as áreas desde a comercial até a educacional. O cinema, inventado em 1895, apontou como um ótimo recurso didático, unindo o áudio ... -
O cinema como inovação pedagógica na escola
(2010)O presente trabalho tem como objetivo verificar e analisar as formas de uso do cinema como ferramenta pedagógica, assim como sua eficiência enquanto recurso midiático educacional. Delimitando-se este aos aspectos pedagógicos ... -
O cinema na escola: possibilidades múltiplas
(2013-12-12)Este trabalho tem como objetivo apresentar o uso do cinema na escola como um encontro possível com a arte, não como ferramenta metodológica, mas como um meio de reconhecimento de si e do outro. Entende-se que esse momento ... -
“Colhemos o que plantamos”: projeto nos anos iniciais com o uso das TICs
(2017-10-21)Este trabalho foi realizado na escola municipal de ensino fundamental Assentamento São Leopoldo na cidade de Sant’ Ana do livramento/RS. O objetivo foi despertar nos alunos e moradores da localidade o interesse em utilizar ... -
Como as TICs podem contribuir para superar as dificuldades nas aulas de língua espanhola
(2014-12-18)O presente trabalho parte da observação sobre o preconceito ou realidade existente sobre as aulas de língua espanhola. Essa disciplina, na visão dos alunos, é considerada sem importância, chata, sem utilidade e que não se ... -
Como ensinar física no ensino fundamental e médio usando as tecnologias
(2011-12-07)Este trabalho de pesquisa fundamenta-se no uso das tecnologias em sala de aula como uma alternativa para que o aprendizado da física no ensino fundamental e médio seja algo prazeroso e não uma tortura para os educandos. O ... -
O computador como potencializador das interfaces de atuação e formação docente
(2010-12-09)A sociedade do conhecimento surge no mundo hodierno e se caracteriza pelas marcantes e aceleradas inovações das tecnologias, sobretudo, o uso do computador, que exige, dos atores educacionais, capacidade de apreender e ... -
O computador como uma ferramenta para desenvolver e aperfeiçoar o processo de leitura e escrita de alunos dos anos iniciais
(2010)Vivemos numa sociedade letrada, ou seja, repleta de materiais escritos como jornais, revistas, periódicos, livros, avisos, outdoors entre outros. Saber escrever o nome, ler e compreender pequenos textos são atitudes muito ... -
Conexão - implantação da mídia rádio na Escola Vitéllio Gazapina
(2013)Este artigo tem o intuito de mostrar a relevância da mídia rádio, na escola Vitéllio Gazapina de Santana do Livramento. O projeto foi desenvolvido com os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, através da implantação ... -
O conhecimento de professores municipais de Ajuricaba sobre a utilização do blog como ferramenta pedagógica
(2011)O presente trabalho traz um estudo quali, quantitativo, descritivo com trabalho de campo realizado com onze professores municipais de Ajuricaba que atuam em escolas municipais na zona urbana e na zona rural. A pesquisa ... -
Consciência por vídeo: drogas nem pensar
(2011)Nos dias atuais, nos chama a atenção e nos preocupa, o alto índice de jovens que começam a usar drogas cada vez mais cedo, não raro ainda na infância, e o maior agravante é que muitos deles não usam uma droga só, ou seja, ... -
Constituição de paródias, utilizando-se de músicas conhecidas, e montagem de clipes das referidas canções
(2013-12-14)Uma paródia de uma música famosa é a mistura da sua melodia com uma letra diferente. Para fazer uma boa paródia você precisa formar frases que se encaixem perfeitamente na composição verdadeira. O objetivo deste trabalho ... -
Construção da alfabetização e a influência do computador nas turmas de 1º ano das séries iniciais da EMEF Egydio Véscia
(2013-12-12)Esta pesquisa teve como objetivo analisar o estudo sobre o uso do computador e sua influência no processo de alfabetização dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da EMEF Egydio Véscia. Levou-se em consideração na ... -
Construção de histórias através do uso da mídia informática sobre ecologia e meio ambiente a partir do imaginário individual de adolescentes
(2011)A pesquisa tem como tema o uso dos recursos midiáticos como instrumentos com-plementares relevantes na busca de melhorar e facilitar o entendimento, por parte dos educandos do 9º Ano do Ensino Fundamental Bernardino ... -
Construção de um livro infantil: a mídia impressa em destaque
(2014-12-18)Esta pesquisa teve como objetivo analisar como acontece a criação de um livro impresso de material alternativo em uma Escola Municipal de Educação Infantil no Município de Três Passos/RS. Para tanto, buscou-se fundamentação ...