Navegação Mídias na Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 329-348 of 640
-
Narrativas literárias: ressignificando as mídias na educação
(2017-10-20)A presente pesquisa foi desenvolvida com a turma de 8ºano, do Instituto Estadual de Educação Mãe de Deus, na cidade de Tupanciretã- RS. Teve por objetivo construir o conhecimento literário, social e multidisciplinar a ... -
Necessidades, possibilidades e perspectivas na capacitação do professor para uso das mídias na prática pedagógica
(2011-12-10)O presente artigo apresenta uma análise sobre o uso das mídias no processo educacional relacionado a qualificação e a necessidade de capacitação dos professores para que com estes recursos possam mudar o enfoque pedagógico ... -
Novas competências para ensinar: um estudo de aplicações das ferramentas powerpoint e webquest na criação de mídias na educação infantil
(2011-12-02)Pensando em proporcionar novos conhecimentos que favoreçam a ação didática dos professores da Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris, localizada no Bairro Severo de Abreu, no município de Sant’Ana do Livramento, ... -
As novas tecnologias no fazer pedagógico na escola municipal José Rodrigues Cardoso
(2011)Este trabalho objetiva refletir o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no fazer pedagógico na Escola Municipal José Rodrigues Cardoso e buscou saber, através da pesquisa quali-quantitativa, se os professores ... -
Oficina de informática: uma análise pedagógica em uma turma de 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental
(2011-11-05)Atualmente, vivenciam-se diversas transformações no âmbito educacional, pois o ensino que era feito somente do quadro e giz está se modificando devido à inclusão das mídias na educação, tendo, por exemplo, materiais digitais ... -
Um olhar dos professores sobre o uso das mídias no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física
(2017-10-20)O uso das tecnologias midiáticas ainda se apresenta como um desafio para muitos educadores no desenvolvimento do trabalho docente. Questionamentos e reflexões sobre quais são os reais potenciais educativos das tecnologias ... -
Um olhar especial para a formação de leitores desde a educação infantil
(2011)O objetivo do presente trabalho é discutir a importância de práticas pedagógicas para formação de leitores na Educação Infantil (fase de descoberta, de formação de hábitos, atitudes e valores) bem como o papel do professor ... -
Panorama de mídias utilizadas na educação a distância no município de Santa Cruz do Sul - RS
(2011-12-10)A principal inovação das últimas décadas na área educacional foi a criação, implantação e aperfeiçoamento da Educação a Distância, modalidade educacional em que o ensino é mediatizado por diferentes recursos tecnológicos, ... -
O papel da biblioteca escolar como mediadora de leitura: relato de experiência
(2018-12-15)A biblioteca escolar vem ganhando espaço nas escolas e, assim, conquistando novas possibilidades para formação de leitores. É através dela e de atividades nela propostas que é permitido aos educandos explorar os mais ... -
O papel da mídia impressa no processo de alfabetização nos três primeiros anos do ensino fundamental
(2013)O presente trabalho objetiva investigar qual o papel da mídia impressa no processo de alfabetização nos três primeiros anos do ensino fundamental, por se tratar de um processo contínuo onde o professor desempenha o papel ... -
A percepção dos professores na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Urbano das Chagas – Dom Pedrito/RS em relação às mídias
(2011-12-02)O advento das tecnologias, entre elas as mídias, revolucionou a relação da educação com as informações disponíveis. A pesquisa desenvolvida objetivou verificar os motivos que levam docentes a utilizarem ou não as mídias ... -
Perspectiva da mídia vídeo: o uso do filme " Duelo de Titãs" no processo de ensino e aprendizagem na educação básica
(2012)O artigo apresenta um estudo sobre a importância da utilização da “mídia vídeo” no processo ensino e aprendizagem. No relato se discute o potencial do vídeo como ferramenta didática. O trabalho realizado com vinte e cinco ... -
Perspectiva educativa da produção de curtas-metragem em aulas de Literatura
(2011)O presente artigo apresenta uma compreensão da dimensão educativa da produção de curtas-metragem em aulas de Literatura, suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem, possibilidades e limitações. Para realizar ... -
Perspectivas da EAD no Brasil: Algumas reflexões do contexto histórico
(2010)Tendo em vista o desenvolvimento das mídias e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no cenário da Educação a Distância (EAD), ressurgiu um novo conceito de conhecimento, pois as ferramentas tecnológicas unidas ... -
Perspectivas pedagógicas e tecnológicas na utilização da lousa digital no ensino médio
(2013-12-14)O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão e pesquisa sobre a lousa digital na realidade educacional do Brasil, mais especificamente no Ensino Médio Politécnico. Sabemos que a lousa é um instrumento Tecnológico, ... -
Plataforma Positivo on: integrando mídias e auxiliando no ensino aprendizagem de língua inglesa
(2017-10-20)O referido estudo foi desenvolvido em uma escola Privada do município de Tupanciretã-RS conveniada com o sistema positivo de ensino, que a partir de 2017 conta com a Plataforma virtual de aprendizagem “positivo on”. Sabe-se ... -
Possibilidades de inserção das mídias TV e vídeo na educação das crianças de uma turma do 5º ano dos anos iniciais em uma escola na zona rural
(2013)Este artigo mostra alguns resultados teóricos da pesquisa sobre possibilidades de inserção das mídias TV e Vídeo na educação das crianças de uma turma do 5º ano dos anos iniciais em uma escola da zona rural do município ... -
Possibilidades de uso dos recursos do computador e da internet no ensino da língua inglesa
(2013)Esta pesquisa tem por objetivo integrar o uso do computador conectado a internet a metodologia do Ensino da Língua Inglesa, incentivando os alunos da 8ª série turma 1 da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vitéllio ... -
O potencial das histórias em quadrinhos no desenvolvimento da leitura e da escrita: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental
(2011-12-09)Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa referente ao gênero textual histórias em quadrinhos (HQ) como recurso escolar, a qual se investigou, através de uma abordagem metodológica qualitativa, como estas podem potencializar ... -
O potencial do hipertexto para o ensino-aprendizagem da literatura
(2012)O presente trabalho visou analisar o potencial do hipertexto disponível na internet, como um recurso de ensino-aprendizagem da disciplina de Literatura Brasileira Contemporânea, a ser aplicado em sala de aula. Foram estudados ...