TCC Comunicação Social - Publicidade e Propaganda: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 155
-
Bound by Wound: a construção de um roteiro de média-metragem pautado na não-linearidade
(2022)Este é um projeto experimental de construção de um roteiro de média metragem não linear. Percorremos a jornada de construção de um roteiro através de Christopher Vogler e Herbert Zettl, reconhecendo os elementos técnicos ... -
De volta para o passado-futuro: a releitura de embalagens de cigarro com ênfase nostálgica no legado da indústria fumageira
(2022)O presente trabalho consiste na elaboração de um projeto experimental que busca fazer uma recriação de embalagens de cigarro antigas, datadas entre as décadas de 1960 e 2000, a partir de uma concepção nostálgica, como ... -
Tensionamentos do campo publicitário: caracterizando um novo perfil profissional
(2022)Este trabalho busca mapear as novas habilidades de um perfil profissional no campo publicitário uma vez que há novas necessidades surgindo em relação ao produto criativo da publicidade. A partir do método cartográfico nos ... -
Violência de gênero em jogos digitais: observação das interações e percepções das jogadoras no jogo PokeXGames
(2021)A presente pesquisa trata sobre as violências de gênero dentro do jogo PokeXGames e como são percebidas por jogadoras mulheres. Para compreender as interações e os aspectos dos ambientes virtuais, utilizamos como base ... -
Meu eu do sul: as minorias no Movimento Tradicionalista Gaúcho
(2021)Este trabalho versa sobre as minorias atuantes no Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG-RS). Especialmente, observa, analisa e problematiza a forma como estas minorias se mantém ativas no MTG, sendo ... -
Fotografia de animais de estimação: ensaio Pet Astro
(2021)Por meio do presente trabalho realizou-se um ensaio fotográfico com o tema “animais de estimação”, sob o viés da composição e iluminação fotográfica, também buscando-se colocar o pet como se fosse um astro (seja para os ... -
A fotografia como forma de reconhecimento do corpo e estímulo à autoestima feminina
(2022)O intuito deste trabalho é entender de que forma a fotografia pode ser usada como ferramenta de autoconhecimento e estímulo à autoestima feminina. Para isso, foi estudado como se constrói a relação das mulheres com a sua ... -
O papel da personalização no campo da publicidade e propaganda: vantagem competitiva em tempos de novo consumidor de conteúdo
(2021)Este trabalho acadêmico aborda a personalização no campo publicitário, procurando compreender os diferentes graus que levam à hiperpersonalização. A partir disso, buscou-se entender desde a história da publicidade e ... -
"Guia Antiditadura": a construção de um material paradidático de divulgação científica
(2022)Neste projeto experimental a proposta foi produzir um material paradidático de divulgação científica sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil. O material foi criado através de revisão bibliográfica, buscando na historiografia ... -
Princípios e perspectivas de acessibilidade em relação às cores: um guia de boas práticas sobre daltonismo para profissionais da indústria criativa
(2021)Este projeto experimental tem como objetivo identificar perspectivas de inclusão e acessibilidade para pessoas com discromatopsia, seja congênita ou adquirida, em projetos e produtos comunicacionais, considerando o contexto ... -
Maternidade em tempos de pandemia: report como instrumento de divulgação científica
(2021)A pandemia da COVID-19 escancarou os desafios enfrentados por mulheres que são mães e exercem o trabalho de cuidado, tanto no Brasil, quanto no mundo. O presente trabalho trata-se de um projeto experimental, desenvolvido ... -
Crônicas universitárias: a criação do roteiro do episódio piloto da série ficcional com elementos narrativos típicos de trailers
(2022)O presente projeto experimental trata-se da criação de um roteiro para uma série ficcional, utilizando-se dos elementos narrativos típicos de trailers cinematográficos. Com o objetivo geral de conceber uma série e entregar ... -
A publicidade no contexto da marca Only Designs: um guia de recomendações para branded content no Instagram
(2019-12)Este estudo, desenvolvido em formato de projeto experimental, tem como objetivo discutir e refletir sobre os componentes estruturais do Branded Content como estratégia publicitária para e-commerce em redes sociais e ... -
Ferramenta à apresentação publicitária
(2019-12-05)Com intuito de suplementar os conhecimentos de estudantes e profissionais para concepção da apresentação publicitária enquanto texto narrativo, esse trabalho traz um acúmulo e entrelaçamento de metodologias e teorias já ... -
Embalagem como solução de design para uma gelateria de Santa Maria
(2019-12)O gelato é um sorvete feito da forma mais natural possível, sem corantes, conservantes, saborizantes e poucos produtos processados. Com isso, foi usado como objeto de análise uma gelateria de Santa Maria, no Rio Grande do ... -
As ruas gritam: um estudo sobre as representações de graffiti na cidade de Santa Maria - RS
(2019-12)O presente trabalho tem como principal objetivo discutir as representações de graffiti na cidade de Santa Maria - RS, compreendidas como resistência ao aparato hegemônico, que atua a favor da manutenção das desigualdades ... -
A gestão de projetos em agências de comunicação publicitária: estudo da implantação em agências tradicionais do mercado de Porto Alegre
(2019-12)As mudanças radicais que estão em andamento nos diversos setores industriais exigem que as organizações mantenham-se competitivas no mercado em que estão inseridas. A busca pela competitividade implica em conhecer o mercado ... -
Eficiência em comunicação para micro e pequenas empresas do interior do estado do Rio Grande do Sul
(2021-02-04)O presente trabalho analisa um segmento importante da economia brasileira, mas pouco explorado na área da comunicação: as micro e pequenas empresas (MPEs). O objetivo central é entender a relação dos proprietários/responsáveis ... -
"Quando me descobri negra": pesquisa qualitativa através de um grupo de leitura
(2021-03-09)Este trabalho tem como objetivo principal analisar, a partir da realização de um clube do livro, como a leitura e a partilha de experiências contribui para o reconhecimento dos processos de autoidentificação entre mulheres ... -
Produção x recepção: análises sobre as percepções de valores das propagandas e seu impacto no consumo
(2021-02-02)Este projeto tem o intuito de analisar propagandas de um mesmo produto de marcas distintas sob duas óticas, a da semiótica e a da recepção. Desta forma, procuramos pesquisar tanto a esfera da produção, analisando os valores ...