Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por assunto "Tecnologias"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 56
-
Educação brasileira: da areia da praia à tela do computador
(2009-09-30)No transcorrer deste artigo são abordadas as características da educação brasileira ao longo de sua História. Começando pelo chamado período jesuítico onde tínhamos aulas na praia, continuando com o período imperial, "Era ... -
A abordagem das emoções produzidas pelo amor e paquera: atrativo ao aprendizado da tabela periódica, para alunos do primeiro ano do ensino médio
(2012-12-07)Na intenção de tornar a disciplina de Química mais atraente para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, foi proposta uma metodologia qualitativa, visando o interesse do aluno para o estudo da Tabela Periódica, ... -
Professores de ciências da rede municipal e o uso de objetos educacionais: consolidando uma prática
(2009)O objetivo deste trabalho é investigar a utilização, por parte de alguns professores da disciplina de ciências de duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Restinga Sêca, de objetos de aprendizagem nas suas ... -
Stress do profissional da educação em relação às tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à educação
(2009-09-30)O conteúdo deste artigo busca analisar o impacto causado, na grande maioria dos professores, em não estar preparados para o avanço das tecnologias, a fim de poder acompanhar o desenvolvimento do amplo conhecimento de nossos ... -
Museu virtual como espaço de aprendizagem
(2010-11-05)Este trabalho quer evidenciar a visitação aos museus virtuais como apoio pedagógico a ser oferecido aos estudantes do Ensino Fundamental. Esta pesquisa pretende oportunizar uma prática atual para a complementação da teoria ... -
A influência das TIC na alfabetização
(2012-11-30)Este trabalho tem como intuito analisar a influência das TIC no processo de leitura e escrita presente no cotidiano escolar de uma turma específica, em fase de alfabetização. Por meio deste, busca compreender a influência ... -
Desafios frente ao uso das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem: jogos educativos computadorizados
(2010-09-04)Neste artigo apresenta-se como objetivo principal trazer aquilo que se destaca como alguns dos desafios e possíveis soluções encontradas no ambiente escolar, a partir do processo ensino aprendizagem através dos jogos ... -
O uso das tecnologias da informação e da comunicação no processo de alfabetização em comunidade de descendentes de quilombolas
(2014-07-11)O presente trabalhou investigou conhecer a opinião de descendentes de quilombolas em relação ao uso de tecnologias durante a alfabetização – no Projeto Pilão da Universidade Federal de Santa Maria – com a comunidade de ... -
O uso das mídias nas aulas de artes: uma experiência inovadora
(2011)O presente artigo traz algumas estratégias utilizadas para tornar as aulas de artes mais enriquecedoras e atrativas. Este trabalho foi desenvolvido com alunos de 7ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. O ... -
O uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem
(2009)Na era da informação com o advento dos computadores na escola, os sistemas e seus profissionais estão compelidos a rever seus processos e metodologias de trabalho. Este processo tem exigido do professor o desenvolvimento ... -
Os alunos da periferia e o uso de tecnologia em sala de aula
(2010-11-05)Este trabalho tem como finalidade aprofundar estudos sobre casos que deram certo no uso de tecnologias em sala de aula. Como fonte de estudo foi utilizada uma escola localizada na zona oeste da cidade de Santa Maria/RS, a ... -
Um estudo sobre a utilização das tecnologias como ferramenta de apoio ao processo ensino e aprendizagem no ensino fundamental na cidade de Itaqui - RS
(2017-06-23)O professor é um mediador na aquisição do conhecimento. A utilização das tecnologias como ferramentas de apoio no processo ensino e aprendizagem exige deste profissional o domínio de novas habilidades.Este domínio agregado ... -
Ensino híbrido na EJA: um mapeamento sistemático da literatura
(2018-12-01)A presente pesquisa bibliográfica que tem por tema a utilização dos modelos de Ensino Híbrido em classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), traz como problema de pesquisa: Quais os modelos de Ensino Híbrido utilizados ... -
As tecnologias e sua acessibilidade aos alunos de educação infantil e anos iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rech
(2011-10-21)Este artigo relata o trabalho realizado junto a uma escola municipal da região do Vale do Rio Pardo – Rio Grande do Sul, na busca por identificar o uso das Tecnologias na Educação, na Educação Infantil e Anos Iniciais. ... -
Tecnologias assistivas no ensino superior: um estudo de caso na UFSM
(2014-07-12)O presente estudo teve como objetivo compreender, com base em experiências práticas contextualizadas nos conhecimentos adquiridos por um grupo de professor(as) que atuam no ensino superior da Universidade Federal de Santa ... -
Softwares educativos: os jogos como ferramentas de aprendizagem
(2010-11-05)O presente artigo reflete sobre uma experiência de construção de um ambiente educativo, tornando possível a integração das tecnologias em ambientes virtuais, fazendo ligação com as práticas pedagógicas de sala de aula, ... -
Tecnologias da informação e comunicação na primeira infância: influências e possibilidades de aprendizagem
(2012-12-01)Esta pesquisa tem como objetivo proporcionar uma reflexão acerca das tecnologias da informação e comunicação, suas influências e as possibilidades de aprendizagem que se pode vislumbrar na primeira infância, faixa etária ... -
Iniciando o trabalho didático com recursos digitais nos anos iniciais do ensino fundamental
(2011-10-15)Este artigo relata o início do trabalho didático, mediado por tecnologias, de uma professora da rede pública e teve como objetivos investigar as primeiras práticas didáticas utilizando recursos educacionais digitais ... -
Competências docentes para o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) durante o processo de alfabetização: relação público e privado
(2017-06-23)O presente estudo pretende investigar quais são as competências docentes para o uso das tecnologias, que são essenciais na fase inicial da alfabetização, bem como, verificar como tais competências podem contribuir para a ... -
O uso das TIC no processo de ensino aprendizagem da língua inglesa no ensino médio
(2009-09-30)Este artigo pretende enfatizar a importância que as tecnologias da comunicação têm como instrumento facilitador do ensino aprendizagem da língua inglesa, contribuindo como uma nova fonte de pesquisas, de conhecimentos e ...