Navegação por orientadores "Henz, Celso Ilgo"
Itens para a visualização no momento 41-60 of 81
-
A gestão escolar como articuladora da construção de espaços de pesquisa na escola
(2014-11-29)É sabido que nos dias atuais a educação exige formas diferenciadas de ensino para que a aprendizagem seja mais dinâmica, emancipadora e significativa para os estudantes. Uma das formas de alcançar essas características se ... -
Gestão democrática e os desafios das relações interpessoais na escola pública em Fortaleza - Ceará
(2010-12-18)A finalidade da presente monografia é investigar o processo das relações, seus desafios na gestão democrática, as causas das fragilidades da comunicação no ambiente escolar e suas consequências para o ensino e aprendizagem. ... -
Formação em gestão educacional para gestores de escolas públicas de Fortaleza
(2011-09-16)Gestores educacionais que têm formação em Gestão Educacional conseguem estimular a sua equipe da escola e a todos que a fazem, a tudo o que for possível para vê-la crescer e se desenvolver. Isso já não se vê em escolas nas ... -
Os desafios da gestão educacional junto aos novos professores que vivenciam práticas avaliativas na sua formação inicial
(2005-12-23)Esta pesquisa, insere-se no âmbito dos estudos sobre os desafios da gestão educacional junto aos novos professores que vivenciam práticas avaliativas específicas na sua formação inicial. O objetivo específico desse estudo ... -
A sala de aula com aluno incluído: desafios ao professor enquanto gestor de práticas pedagógicas emancipatórias
(2011-03-03)Na perspectiva da educação inclusiva, as necessidades educacionais estão presentes de forma continuada na escola comum; aqui serão analisadas problematizações diante desse processo. Parto de uma questão central, que norteou ... -
Gestão democrático-participativa: as relações interpessoais como mediadoras nos processos de compartilhamento entre saberes e fazeres
(2008-03-03)Essa pesquisa objetivou ressaltar a importância das relações interpessoais nos processos de gestão democrático-participativos. Buscou-se reconhecer e analisar os elementos valorativos de tais relações, como subsídio mediador ... -
Gestão escolar – as ações de liderança e democracia no contexto de uma escola pública municipal
(2010-12-17)O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo conhecer a Gestão Escolar dentro do contexto de uma escola pública municipal do município de Fortaleza, Ceará, tomando como referência as ações de liderança e de democracia. ... -
Ensinando e aprendendo com projetos temáticos: um desafio para a formação permanente de educadores da educação de jovens e adultos
(2015-08-31)Esta Dissertação de Mestrado buscou analisar com os educadores, na formação permanente, os desafios de integrar as leituras de mundo dos jovens e adultos nos trabalhos com projetos temáticos, tornando as relações eu-tu ... -
A contação de histórias como possibilidade auto(trans)formativa com professoras
(2023-05-29)Esta pesquisa do Mestrado Profissional está inserida na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Desafios para a efetivação democrática do Plano Municipal de Educação no município de Toropi/RS: possíveis (re)construções nas relações teoria-prática
(2020-10-27)Esta pesquisa do Mestrado Profissional insere-se na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Auto(trans)formação permanente com professores(as) em contexto socioeducativo: educar(se) entre a coercitividade e a liberdade
(2017-10-06)A violência e a juventude são grandes temas de debate nacional. Diariamente é crescente os questionamentos frente ao papel das instituições educativas e dos profissionais que trabalham com a juventude, especialmente ... -
Alfabetização visual: uma perspectiva para auto(trans)formação permanente com professores
(2015-07-22)Essa dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), decorre da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tem como ... -
A valorização do patrimônio sócio-histórico-cultural na gestão das escolas do município de Mata
(2007-02-09)O Presente trabalho tem como objetivo pesquisar quais os conteúdos referentes à valorização do patrimônio sócio-histórico-cultural de Mata são trabalhados nas escolas, com o objetivo de saber o que os alunos que concluem ... -
Gestão participativa no projeto político pedagógico do Colégio Franciscano Sant'Anna
(2009-06-25)Este trabalho analisa a condução das questões educacionais, a partir da gestão participativa na elaboração do Projeto Político Pedagógico do Colégio Franciscano Sant’Anna. A experiência realizada mostrou a efetiva ... -
Desafios e possibilidades das relações entre família e escola em uma instituição pública de ensino de Santa Maria/RS
(2019-08-23)Esta pesquisa está inserida no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A investigação se propõe compreender as relações entre família e escola nos processos de escolarização de ... -
Vínculos afetivos na educação infantil: desafios na auto(trans)formação permanente de professores
(2016-08-09)Esta Dissertação de Mestrado insere-se à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A justificativa para o ... -
Gestão escolar e projeto político-pedagógico: integrando saberes
(2013)A proposta pedagógica é o documento que norteia todo o processo ensino/aprendizagem de uma instituição educacional, portanto, o seu conteúdo precisa ser coerente com a realidade e as necessidades da clientela. Os sujeitos ... -
Gestão escolar e as influências motivacionais no ambiente escolar
(2014-11-28)A presente monografia, que tem como tema a gestão escolar e as influências motivacionais no ambiente escolar, busca apontar fatores que influenciam na motivação e desmotivação dos professores que trabalham no mesmo ... -
O PIBID de química e biologia do IFFar: entre-lugar de auto(trans)formação permanente com professores
(2017-08-30)Esta tese de doutorado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS e resultou das investigações sobre ... -
Gestão escolar e diversidade cultural: os desafios do contexto escolar
(2015-11-27)A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema central a Gestão da Organização Escolar, investigando, desse modo, os principais pressupostos que caracterizam a ação dos gestores educacionais ...