Navegação por orientadores "Leão, Débora Ortiz de"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
Políticas e práticas curriculares em classes multisseriadas: realidade e desafios da alfabetização
(2023-11-17)Essa Dissertação de Mestrado está vinculada a linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade ... -
O trabalho colaborativo entre a gestão e a comunidade escolar em uma escola pública de Santa Maria
(2018-08-16)Este trabalho está vinculado ao Curso de Especialização em Gestão Educacional, tem por objetivo investigar como é realizado o trabalho colaborativo entre gestores e comunidade escolar para que aconteça um melhor desempenho ... -
Políticas curriculares e educação antirracista: transgressões possíveis na educação básica
(2023-11-20)Este trabalho, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas em Gestão Educacional da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior aborda a temática Políticas ... -
Ensino de história e cultura afro-brasileira: um estudo de caso acerca da atuação dos gestores na organização do currículo nos anos iniciais do ensino fundamental
(2013-04)Neste trabalho de pesquisa, a proposta foi investigar o papel dos gestores (coordenadores) na organização curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em relação à Lei nº 10639/03, que se refere ao ensino de História ... -
Políticas curriculares e gestão escolar: continuidade ou ruptura em relação aos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental?
(2019-09-27)Esta dissertação de Mestrado se insere na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade ... -
Desafios e possibilidades de atuação do coordenador pedagógico: um estudo de caso de alunos oriundos das classes populares
(2018-11-30)Este trabalho apresenta um estudo para uma compreensão do trabalho e identidade do coordenador pedagógico na escola, nos tempos atuais. Assim, esta monografia, através da pesquisa qualitativa, teve como objetivo pesquisar ... -
Interfaces da avaliação externa no currículo escolar: percepções de professores de uma escola da rede municipal
(2022-10-20)A presente dissertação do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação, da Linha de Pesquisa de Políticas Públicas, aborda a temática da avaliação externa no ... -
A formação continuada dos gestores escolares sob a pespectiva da gestão democrática
(2018-11-30)Este trabalho apresenta um estudo sobre a importância da formação continuada para os gestores escolares e os benefícios que a mesma pode trazer no dia a dia do exercício da sua prática. Buscou-se também verificar ... -
O projeto pedagógico como instrumento da gestão democrática: estudo em duas escolas de educação infantil de Vale Real - RS
(2018-06-30)Este trabalho de pesquisa tem como temática o Projeto Pedagógico como instrumento da gestão democrática. Propõe-se a estudar duas escolas de Educação Infantil no Município de Vale Real-RS, e como seus Professores e Educadores ... -
Políticas e práticas de organização curricular da alfabetização na pandemia: estudo de uma experiência inédita
(2022-10-31)Esta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática: políticas ... -
O Pnaic e a progressão continuada: intervenções de gestores com alunos do ciclo de alfabetização
(2018-11-26)O presente trabalho vinculado à linha de pesquisa LP2 teve por objetivo investigar as formas pelas quais os gestores mediam e interveem em relação à progressão continuada de aprendizagens de alunos do ciclo de alfabetização ... -
A importância do papel do pedagogo na construção da infância na atualidade
(2018-12-06)Este trabalho apresenta um estudo sobre o papel do pedagogo na construção e na formação da infância de crianças do atual século XXI, discutindo a formação do pedagogo na atualidade. O estudo foi realizado a partir de ... -
Perspectivas em uma gestão escolar participativa: estudo de caso em uma escola do campo em São Francisco de Paula – RS
(2018-06-30)No presente trabalho buscou-se analisar os obstáculos enfrentados pela instituição, na gestão escolar, referente à participação dos pais e/ou responsáveis e se os envolvidos sabem a importância de sua participação nesse ... -
Associação de pais e mestres de escola de educação infantil: ações e desafios para efetivação da gestão democrática participativa
(2018-11-30)A presente pesquisa objetivou compreender quais as ações que uma Associação de Pais e Mestres de escola de educação infantil, da cidade de Novo Hamburgo/RS, consolida, contribuindo para a efetivação da gestão democrática ... -
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: repercussões de uma política curricular nas práticas de alfabetização na rede pública de ensino no Rio Grande do Sul
(2019-08-26)Esta dissertação de Mestrado se insere na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade ... -
As competências socioemocionais na política curricular da BNCC: desdobramentos na formação de professores
(2021-03-08)Esta dissertação do Curso de Mestrado Profissional insere-se na linha de pesquisa em Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós- graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade ... -
A gestão escolar democrática e o princípio de valorização e reconhecimento do trabalho do professor
(2017-12-18)O presente estudo surge com a intenção de ampliar as reflexões sobre a relação da gestão escolar e a valorização dos professores. Para tanto, partiu do seguinte questionamento: como uma gestão escolar democrática pode ... -
Currículo escolar e a participação através da gestão democrática
(2018-06-29)Essa pesquisa buscou investigar como o currículo escolar é compreendido no contexto escolar pelos gestores e educadores no cotidiano, sendo esse um instrumento de participação no contexto social. Participaram da pesquisa ... -
Gêneros e sexualidades nos currículos de formação docente: um florilégio de discussões e teorias nas instituições públicas do Rio Grande do Sul
(2022-03-22)A presente monografia decorre de uma pesquisa que teve por objetivo investigar as bibliografias sobre a diversidade de gêneros e sexualidades propostas nos currículos de licenciaturas nas universidades federais do estado ...