Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno por título
Itens para a visualização no momento 10-29 of 61
-
O aluno adulto com altas habilidades/superdotação e suas reflexões acerca da construção da sua identidade
(2018-12-11)A presente pesquisa é resultante de um Trabalho de conclusão do curso de Educação Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dentro das Altas Habilidades/Superdotação ... -
Análise da produção científica da revista Educação Especial da UFSM acerca da temática altas habilidades/superdotação
(2018-12-10)Para uma educação voltada para os alunos com altas habilidades/ superdotação (AH/SD), é necessário que os profissionais desta área dêem suporte ao aluno no atendimento especializado e trabalhe tanto os ... -
A aprendizagem do sistema braille por pessoas com cegueira adquirida
(2018-12-10)Este trabalho procurou reconhecer as formas de aprendizagem e os efeitos do Sistema Braille na Socialização das pessoas com cegueira adquirida. Como referencial teórico são citados: Vygotsky ... -
Articulações pedagógicas para estudantes com deficiência intelectual na educação profissional e tecnológica
(2023-01-19)A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da EducaçãoInclusiva(2008), foi um marco importante para a atuação da Educação Especial eparaomovimento de inclusão. Uma vez que garante a transversalidade da ... -
Atividades lúdicas com crianças hospitalizadas no Hospital Universitário de Santa Maria
(2023-02-03)O presente trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência de uma educadora especial em formação que narra sua trajetória enquanto participante de um projeto durante o ano de 2018 e 2022 no Hospital Universitário ... -
Atuação do educador especial no ensino superior: reflexões sobre a formação inicial
(2018-12-03)O desenvolvimento deste estudo está vinculado à disciplina Projeto de Pesquisa Profissional, para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, tendo o Ensino Superior como lócus de formação e atuação do ... -
Audiodescrição: desafios dos audiodescritores e dos usuários com deficiência visual
(2018-12-10)A audiodescrição (AD) vem ganhando espaços e vencendo as barreiras que a ela são impostas, para fazer cumprir sua obrigatoriedade nos meios de comunicação e na sociedade em geral. Portanto, este estudo aborda ... -
Os comportamentos de altas habilidades/superdotação na educação infantil na percepção dos professores
(2018-12-10)Este estudo refere-se a um Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Especial Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O presente trabalho diz respeito à importância da ... -
Deficiência intelectual e os apoios necessários na ampliação das habilidades para a autonomia
(2022-04-18)A pesquisa em questão traz uma reflexão sobre a deficiência intelectual e os apoios extras necessários para ampliar as habilidades para a autonomia de sujeitos com deficiência intelectual, trata-se de uma Pesquisa de ... -
Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão social
(2018-12-12)O presente estudo apresenta a pesquisa de campo realizada em uma Instituição especial de ensino de Santa Maria/RS, com quatro jovens adultos e dois professores de Educação Especial, um estudo de abordagem ... -
Deficiência intelectual na Educação Superior
(2022)A pesquisa teve como objetivo discutir a trajetória acadêmica do estudante com deficiência intelectual na Educação Superior, por meio de um estudo de caso. Analisando os dados, constatou-se no caso do estudante com ... -
Deficiência visual e maternidade: enfrentamentos vivenciados por mães com deficiência visual na trajetória escolar dos filhos
(2023-01-16)A presente pesquisa tem como objetivo geral conhecer as experiências vivenciadas por mães com deficiência visual, observando o processo de escolarização de seus filhos videntes. Trata-se de um estudo de caso de caráter ... -
Os desafios da inclusão de crianças com autismo na educação infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
(2023-02-03)Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste ... -
Os desafios da inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
(2023-02-03)Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste ... -
A docência e o processo de inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior
(2018-12-10)A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial - Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo ... -
O ensino colaborativo como proposta de inclusão escolar para estudantes com deficiência intelectual através do modelo de ensino híbrido
(2022-09-13)Este trabalho objetivou realizar uma pesquisa do tipo estudo de caso, a fim de analisar as contribuições que o Ensino Colaborativo tem trazido para as novas formas de atuação docentes, a fim de promover a inclusão de ... -
O ensino remoto como processo de atendimento educacional para alunos com deficiência intelectual
(2022-03-28)A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de os professores articularem práticas pedagógicas diferenciadas, dentre elas o ensino remoto. Nesse sentido, os Atendimentos Educacionais Especializados, realizados na sala ... -
A equoterapia no desenvolvimento do sujeito com Síndrome de Down - um estudo de caso em Santa Maria - RS
(2017-12-11)Este trabalho tem como tema central a equoterapia no desenvolvimento do sujeito com Síndrome de Down. O uso do cavalo como mediador em atividades terapêuticas tem aumentado nos últimos anos, trazendo benefícios aos ... -
Estratégias de ensino para alfabetização de sujeitos com deficiência intelectual nos anos finais do ensino regular
(2018-12-12)Esta pesquisa aborda a temática alfabetização de sujeitos de com Deficiência Intelectual, que surgiu do interesse em pesquisar quais os recursos são utilizados para potencializar o desenvolvimento e a ... -
Estratégias pedagógicas na alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual
(2023-07-08)Alfabetização é o processo em que o sujeito aprende a utilizar, interpretar e compreender a linguagem em textos. Quando pensamos em Educação de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual, o processo de construção da ...