Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno por título
Itens para a visualização no momento 41-60 of 65
-
Linguagem não verbal em crianças com Síndrome de Down
(2018-12-13)Este trabalho é uma investigação apresentada à disciplina de Desenvolvimento de Pesquisa Profissional do Curso de Educação Especial/ CE/UFSM. Tem como objetivo verificar se a estimulação da linguagem não verbal ... -
O lúdico no processo de alfabetização de crianças cegas - uma revisão de literatura
(2021-02-08)A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil, uma vez que o brincar possibilita uma dimensão evolutiva, onde a criança reorganiza suas experiências, ... -
Mapeamento de artigos publicados na revista Educação Especial: em foco a identificação das altas habilidades/superdotação na Educação Infantil
(2022-12-14)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido durante o Curso de Educação Especial - Noturno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Para o desenvolvimento desse TCC foi ... -
Mercado de trabalho: desafios e conquistas na inserção da pessoa com deficiência intelectual em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul
(2018-12-12)Esta pesquisa abordou o tema “Mercado de trabalho: Desafios e conquistas na inserção da pessoa com deficiência intelectual em uma cidade do interior do estado”. E teve como objetivo geral compreender a inserção, os desafios ... -
Narrativas autobiográficas: experiências & [res] significações se ser mãe especial
(2017-12-04)Na busca de reencontrar e [res] significar novos caminhos, pretende-se entrar nesta escrita para narrar uma história. No entanto, a problemática para narrar essa história utiliza-se como problema de pesquisa, ... -
Narrativas infantis & inclusão escolar: o que dizem as crianças na interação com o outro
(2023-12-20)Este estudo inspirou-se na experiência vivenciada, pela autora dessa pesquisa, como bolsista na prática interativa entre crianças dos anos iniciais e o público da educação especial. Neste contexto, o estudo tem como objetivo ... -
A organização escolar diante da inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação: um estudo de caso
(2017-12-18)A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão de curso em Educação Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral ... -
O papel do professor de educação especial na alfabetização de estudantes com deficiência intelectual
(2021-11-04)A apropriação de habilidades para as aprendizagens acontece através de etapas significativas ao indivíduo. De forma gradual e individual, se caracterizando dessa forma como um processo. Esta pesquisa tem como objetivo ... -
Pareamento de igualdade como introdução à comunicação alternativa na educação infantil: um estudo de caso no contexto da educação especial
(2018-11-26)Este trabalho surge após inserção numa unidade de educação infantil, numa turma multi-idade onde está em processo de inclusão uma criança de cinco anos, sem diagnóstico clínico definido. Tem como característica o atraso ... -
A percepção dos professores do curso de Educação Especial sobre as altas habilidades/superdotação
(2021-10-10)O presente estudo fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Especial - noturno que teve como foco promover discussões sobre o tema das altas habilidades/superdotação (AH/SD) baseadas nas percepções de ... -
Percepções de educadoras especiais no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual
(2018-12-14)Esta pesquisa intitulada “Percepções de Educadoras Especiais no processo de alfabetização de alunos com Deficiência Intelectual”, teve como objetivo analisar as estratégias pedagógicas que educadoras ... -
Percepções dos professores de ensino comum acerca dos alunos com altas habilidades/superdotação: a importância de romper estereótipos
(2022-12-06)A inserção de alunos com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em escolas comuns torna relevante a realização de estudos que abordem os entraves que as dificuldades para visualizar esse público podem ... -
A permanência de acadêmicos com deficiência visual na UFSM: desafios e possibilidades
(2018-12-10)O presente trabalho tem por objetivo apresentar as condições de permanência que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) oferece aos acadêmicos com deficiência visual durante sua formação no Ensino Superior. O ... -
Pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho: percepções sobre o treinamento e o ensino das atribuições do cargo
(2018-11-26)Essa pesquisa se constitui como trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. Tem como objetivo analisar como é realizado o ensino e o treinamento das ... -
Pessoas com altas habilidades/superdotação: concepções da família
(2018-12-11)A presente pesquisa é resultante do Trabalho de Conclusão do Curso em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Sabe-se que existem muitos mitos em ... -
Pessoas com deficiência intelectual envelhecendo com autonomia
(2023)Este projeto teve como prioridade os adultos com Deficiência Intelectual (DI) na fase de envelhecimento. Na velhice, frequentemente ocorrem alterações em diferentes áreas da cognição, que envolvem o funcionamento mental, ... -
Pessoas com deficiência no mercado de trabalho: mudanças normativas na legislação brasileira no período de 2010 a 2015
(2017-11-27)A questão da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um desafio na sociedade capitalista atual. A problemática, portanto, configurou-se como quais mudanças normativas ... -
Prática pedagógica de uma professora do ensino comum frente a alunos com deficiência intelectual: um estudo de caso
(2023-02-10)O presente trabalho é resultado da Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno, vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Teve como objetivo geral: analisar como ... -
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
(2023-02-03)A alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, ... -
O processo de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no ensino superior
(2018-12-10)O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo geral investigar o processo de ...