Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por título
Itens para a visualização no momento 30-49 of 87
-
Estimulação essencial e a criança com deficiência intelectual
(2017-12-14)O estudo apresentado trata da necessidade da Estimulação Essencial para crianças com diagnóstico de Deficiência Intelectual no período do nascimento aos três anos e onze meses de idade. Desse modo, procurando destacar a ... -
Estimulação essencial e a inclusão de crianças com deficiência em uma instituição de educação infantil.
(2022-08-19)A Estimulação Essencial é um dos campos de estudo e atuação da Educação Especial e este se constitui em um dos temas do presente trabalho de conclusão de curso que tem como objetivo, junto com as professoras da Unidade de ... -
O estresse da família de pessoas com autismo e o impacto no irmão
(2014-12-15)Este trabalho é um estudo teórico, baseado em uma revisão de literatura sobre o estresse da família de pessoas com autismo e o impacto no irmão. Foram analisados os resultados de estudos, incluindo artigos e dissertações, ... -
“Eu sou responsável por ela...” diagnóstico do TEA: impactos na família e na escola
(2017-12-11)O presente trabalho é resultado final do curso de Graduação de Licenciatura Plena em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e surge com o intuito de ampliar as reflexões acerca do diagnóstico do ... -
Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria - RS
(2019)Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo ... -
Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria-RS
(2019)Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo uma ... -
A experiência de ser professor (a) de surdos: em que língua vou ensinar?
(2017-12-14)A relação de professores ouvintes com a Língua de Sinais (LS) se tornou uma necessidade para a inclusão em sala de aula. Apesar da atual oferta nas grades de cursos formadores de professores, o domínio e utilização da ... -
A família e o diagnóstico de deficiência intelectual: um estudo de caso
(2017-12-07)A presente pesquisa revela resultados de um estudo de caso realizado com uma família de Santa Maria/RS. Teve-se como objetivo principal, investigar como a família se mobilizou nos cuidados com o filho após o diagnóstico ... -
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
(2023-12-18)A partir de uma experiência com o projeto de extensão “Dislexia: formação docente na perspectiva da educação inclusiva” desenvolvido no ano de 2023 em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS), ... -
A formação de professores de educação especial e a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: algumas reflexões
(2017-01-12)A partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o sujeito com Transtorno do Espectro Autista -TEA ganhou mais visibilidade, ou seja, novos campos de discussão ... -
Formação de professores para atuar no atendimento educacional especializado na rede pública de Santa Maria/RS
(2014-12-11)Ao falarmos sobre educação inclusiva, num processo quase que automático, é normal que façamos a relação com crianças que necessitam de Atendimento Educacional Especializado bem como as salas onde esses atendimentos são ... -
A história de vida de J.: a aquisição da língua de sinais em período tardio
(2017-12-05)Este artigo de Conclusão de Curso apresenta a história de vida de J., um menino surdo que conheceu a Língua de Sinais somente aos oito anos, e que, até então, não possuía diagnóstico no que tange à surdez. Neste contexto, ... -
O impacto do diagnóstico de TDAH no processo de escolarização dos estudantes dos Anos Iniciais: uma revisão sistemática.
(2023-01-27)O objetivo deste trabalho é encontrar produções científicas que respondam à indagação: “Qual é o Impacto do Diagnóstico de TDAH no Processo de Escolarização dos Estudantes dos Anos Iniciais?”. Para tanto, em forma de uma ... -
Os impactos do isolamento físico e social na aprendizagem e em questões comportamentais de estudantes dos anos iniciais
(2023-01-27)Este trabalho apresenta um estudo sobre o cenário educacional em turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no período de retorno à presencialidade do ensino nas escolas do município de Santa Maria - RS, e teve como ... -
Inclusão & Alteridade surda: o desenvolvimento da lingua(gem) e comunicação na rotina escolar de uma criança com implante coclear em Santa Maria - RS
(2017-12-14)O presente trabalho faz referência a um Estudo de Caso, a fim de discutir e conhecer a rotina escolar, de uma criança surda com Implante Coclear (IC), incluída em escola de ouvintes. O aluno surdo que faz parte da pesquisa, ... -
A inclusão de alunos com autismo: um trabalho transdisciplinar na escola
(2017-01-12)Com a atual Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, as escolas vêm sendo desafiadas a se reorganizarem em favor do processo de escolarização de todos os alunos. Desta forma, para que ... -
Inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil: o brincar como prática pedagógica.
(2023-12-13)O presente trabalho visa analisar alguns trabalhos científicos sobre as temáticas do autismo e do brincar na Educação Infantil. Busca-se apresentar a interface desses temas no sentido de apreender uma relação que poderia ... -
Inclusão escolar e ensino colaborativo: um estudo com professores da rede municipal de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sul
(2021-03-03)Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso (Triviños, 1897) que buscou investigar a compreensão de professores de Ensino Comum e de Educação Especial a respeito da Inclusão Escolar e do ... -
Inclusão: as conquistas de Braian no contexto escolar
(2015-12-04)Este trabalho de pesquisa teve por objetivo principal investigar as conquistas alcançadas por um aluno com Deficiência Múltipla no contexto inclusivo de uma escola estadual de Santa Maria-RS. Para alcançar este objetivo, ... -
As influências da família e suas implicações no desenvolvimento do sujeito com altas habilidades/superdotação
(2017-12-05)O presente trabalho buscou discutir as altas habilidades/superdotação (AH/SD) e as influências geneticamente e socialmente nessas características. Ao pensar nesses sujeitos com características de AH/SD, pensamos também em ...