Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por título
Itens para a visualização no momento 36-55 of 89
-
A experiência de ser professor (a) de surdos: em que língua vou ensinar?
(2017-12-14)A relação de professores ouvintes com a Língua de Sinais (LS) se tornou uma necessidade para a inclusão em sala de aula. Apesar da atual oferta nas grades de cursos formadores de professores, o domínio e utilização da ... -
A família e o diagnóstico de deficiência intelectual: um estudo de caso
(2017-12-07)A presente pesquisa revela resultados de um estudo de caso realizado com uma família de Santa Maria/RS. Teve-se como objetivo principal, investigar como a família se mobilizou nos cuidados com o filho após o diagnóstico ... -
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
(2023-12-18)A partir de uma experiência com o projeto de extensão “Dislexia: formação docente na perspectiva da educação inclusiva” desenvolvido no ano de 2023 em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS), ... -
A formação de professores de educação especial e a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: algumas reflexões
(2017-01-12)A partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o sujeito com Transtorno do Espectro Autista -TEA ganhou mais visibilidade, ou seja, novos campos de discussão ... -
Formação de professores para atuar no atendimento educacional especializado na rede pública de Santa Maria/RS
(2014-12-11)Ao falarmos sobre educação inclusiva, num processo quase que automático, é normal que façamos a relação com crianças que necessitam de Atendimento Educacional Especializado bem como as salas onde esses atendimentos são ... -
A história de vida de J.: a aquisição da língua de sinais em período tardio
(2017-12-05)Este artigo de Conclusão de Curso apresenta a história de vida de J., um menino surdo que conheceu a Língua de Sinais somente aos oito anos, e que, até então, não possuía diagnóstico no que tange à surdez. Neste contexto, ... -
O impacto do diagnóstico de TDAH no processo de escolarização dos estudantes dos Anos Iniciais: uma revisão sistemática.
(2023-01-27)O objetivo deste trabalho é encontrar produções científicas que respondam à indagação: “Qual é o Impacto do Diagnóstico de TDAH no Processo de Escolarização dos Estudantes dos Anos Iniciais?”. Para tanto, em forma de uma ... -
Os impactos do isolamento físico e social na aprendizagem e em questões comportamentais de estudantes dos anos iniciais
(2023-01-27)Este trabalho apresenta um estudo sobre o cenário educacional em turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no período de retorno à presencialidade do ensino nas escolas do município de Santa Maria - RS, e teve como ... -
Inclusão & Alteridade surda: o desenvolvimento da lingua(gem) e comunicação na rotina escolar de uma criança com implante coclear em Santa Maria - RS
(2017-12-14)O presente trabalho faz referência a um Estudo de Caso, a fim de discutir e conhecer a rotina escolar, de uma criança surda com Implante Coclear (IC), incluída em escola de ouvintes. O aluno surdo que faz parte da pesquisa, ... -
A inclusão de alunos com autismo: um trabalho transdisciplinar na escola
(2017-01-12)Com a atual Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, as escolas vêm sendo desafiadas a se reorganizarem em favor do processo de escolarização de todos os alunos. Desta forma, para que ... -
Inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil: o brincar como prática pedagógica.
(2023-12-13)O presente trabalho visa analisar alguns trabalhos científicos sobre as temáticas do autismo e do brincar na Educação Infantil. Busca-se apresentar a interface desses temas no sentido de apreender uma relação que poderia ... -
Inclusão escolar e ensino colaborativo: um estudo com professores da rede municipal de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sul
(2021-03-03)Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso (Triviños, 1897) que buscou investigar a compreensão de professores de Ensino Comum e de Educação Especial a respeito da Inclusão Escolar e do ... -
Inclusão: as conquistas de Braian no contexto escolar
(2015-12-04)Este trabalho de pesquisa teve por objetivo principal investigar as conquistas alcançadas por um aluno com Deficiência Múltipla no contexto inclusivo de uma escola estadual de Santa Maria-RS. Para alcançar este objetivo, ... -
As influências da família e suas implicações no desenvolvimento do sujeito com altas habilidades/superdotação
(2017-12-05)O presente trabalho buscou discutir as altas habilidades/superdotação (AH/SD) e as influências geneticamente e socialmente nessas características. Ao pensar nesses sujeitos com características de AH/SD, pensamos também em ... -
Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: práticas de ensino no modelo remoto.
(2022-02-01)O presente texto é configurado como Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em licenciatura plena do curso diurno de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Constituiu-se a partir das experiências ... -
Libras e a prática docente durante a pandemia: recursos e estratégias metodológicas utilizadas por professores surdos no Ensino Superior
(2023-02-02)Durante a pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021, as IES passaram a adotar um regime de aulas remotas, o que possibilitou que os estudantes prosseguissem com seus estudos. Este estudo busca responder ao questionamento: ... -
Libras: experiências vividas por acadêmicos ouvintes do curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria - RS
(2017-12-14)A disciplina de Libras está presente nos cursos de ensino superior, imprescindivelmente nos de formação de professores. Desta forma, o objetivo deste trabalho é tomar conhecimento a respeito de como se dá o processo de ... -
Linguagem na primeira infância: visão antes e durante a formação acadêmica
(2023-02-07)Este trabalho busca compreender minha trajetória acadêmica a partir do estudo de diferentes formas de comunicação nos primeiros anos de vida e como posso contribuir para esse desenvolvimento, trazendo informações a respeito ... -
Meu filho é surdo: experiências vividas e a trajetória de ser mãe ouvinte
(2018)Este tema surgiu a partir do desejo em narrar a própria história de vida, para que outras mães ouvintes e também outros profissionais da área da saúde e da educação possam entender a alteridade surda. Tem como objetivo ... -
Mulheres negras com deficiência na educação superior: o processo de inserção e permanência na UFSM
(2022-02-15)O presente trabalho busca compreender os movimentos históricos relacionados a gênero, racismo, desigualdade e deficiência, bem como analisar documentos normativos referentes aos Direitos de Pessoas com Deficiência previstos ...