Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica por título
Itens para a visualização no momento 21-40 of 89
-
Do bacharelado a docência: percepções dos egressos do PEG/UFSM quanto a atuação profissional docente
(2017-07-18)Esta pesquisa se insere na linha de Políticas Públicas e Gestão vinculada ao curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM e consistiu em analisar as percepções dos egressos do Programa Especial ... -
Do ocaso do curso normal à alvorada da educação profissional e tecnológica: políticas educacionais e experiências de Santa Maria e Pelotas/RS
(2021-09-28)O Curso Normal, que historicamente prepara profissionais para Educação, vem, ao longo da sua trajetória, sofrendo impactos das políticas e reformas educacionais, impactos que provocam experiências diferentes nos Cursos. ... -
Educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica: movimentos e dialeticidade do trabalho pedagógico
(2019-07-19)Esta pesquisa foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 – Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM e, junto ao Grupo ... -
Educação postural: um estudo de suas contribuições para a saúde do trabalhador-estudante do PROEJA
(2019-06-17)A presente pesquisa insere-se na linha de Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica e foi realizada junto ao Grupo Transformação – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico ... -
Educação profissional e tecnológica em um Brasil em transformação: o contexto histórico de implantação do ensino técnico na Universidade Federal de Santa Maria
(2017-08-11)A presente dissertação está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial ... -
A educação profissional e tecnológica na 20ª CRE: o impacto dos protocolos governamentais para o ensino durante a pandemia de Covid-19
(2023-10-03)Esta pesquisa, realizada junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT – UFSM), apresenta o impacto causado pela aplicação dos protocolos governamentais para o ensino nas escolas de Educação ... -
Educação profissional no cárcere feminino: uma proposta emancipatória
(2018-08-06)O interesse no tema “educação profissional no cárcere” iniciou após inserção no grupo de estudos e pesquisa sobre “Educação e Gênero” e projeto de extensão “Do cativeiro à liberdade: narrativas de histórias de mulheres ... -
O ensino de história no Proeja: reflexões sobre o ensino integrado pelo viés da formação omnilateral
(2017-07-27)Esta dissertação de mestrado buscou refletir a inserção, configuração e desafios do ensino de História em cursos técnicos ofertados a partir da instituição do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a ... -
Escola municipal de aprendizagem industrial: uma proposta de formação profissional para jovens e adultos em Santa Maria – RS
(2019-12-16)Este trabalho é um estudo de caso e buscou compreender o processo histórico de encampação da Escola da Rede Ferroviária Federal, em 1997, pelo poder público municipal de Santa Maria e sua relação com a implementação, na ... -
Existência e permanência: um estudo das mulheres na educação profissional e tecnológica
(2021-01-25)Essa dissertação insere-se na linha de pesquisa de Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. ... -
Experimentação através da resolução de problemas como ferramenta metodológica para formação de professores para o ensino de ciências na EPT
(2018-07-30)O presente trabalho tem como objetivo a capacitação de professores atuantes ou em formação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o uso da Experimentação através da Resolução de Problemas como ferramenta ... -
Formação de professores da educação profissional e tecnológica: a inclusão de pessoas com deficiência
(2022-10-03)O trabalho intitulado “Formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica: A inclusão de Pessoas com Deficiência” insere-se na linha de pesquisa Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica. ... -
Formação de professores de física na educação profissional e tecnológica: o uso de jogos didáticos como ferramenta mediadora para a prática docente
(2019-08-19)Pesquisas na área de formação de professores e no ensino de ciências têm demonstrado que a dificuldade para aprender conceitos científicos em sala de aula pode estar relacionada à maneira pela qual o professor desenvolve ... -
Formação do professor de educação física no Brasil: as contribuições da capoeira para a educação integral
(2018-07-18)Esta dissertação tem como tema a formação de professores de Educação Física no Brasil e suas relações com a educação profissional, considerando a prática da Capoeira como parte do processo de educação integral do professor ... -
A formação docente e o ensino da leitura na educação profissional e tecnológica: perspectivas, desafios e reflexões
(2017)Devido às dificuldades que os alunos apresentam em compreender o que leem e entender a construção dos sentidos de diversos textos, este trabalho busca investigar em que medida a formação inicial e continuada auxilia os ... -
A formação docente e o uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto na EPT – desafios e potencialidades
(2023-05-03)O presente trabalho busca investigar de que maneira as tecnologias de informação e comunicação contribuem para a práxis docente na modalidade do ensino remoto. Como objetivo geral buscou-se analisar as contribuições das ... -
Formação docente: investigando possibilidades e desafios de uma disciplina EaD
(2021-01-15)Os avanços tecnológicos vêm promovendo mudanças no contexto educacional e ampliando as possibilidades de acesso à educação. Nesse sentido, a formação de professores por meio de cursos EaD vem sendo ampliada, possibilitando ... -
A formação pedagógica dos professores do ensino técnico: para além da instrução
(2017-07-25)Este trabalho constitui-se em uma dissertação de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especificamente integrando a Linha de Pesquisa ... -
Formação permanente de professores de língua portuguesa e o ensino de produção textual, no contexto da educação básica, técnica e tecnológica
(2017-07-31)O trabalho intitulado “Formação Permanente de Professores de Língua Portuguesa e o Ensino de Produção Textual, no Contexto da Educação Básica, Técnica e Tecnológica” insere-se na linha de pesquisa Formação Docente para a ... -
Gestão da/na educação profissional e tecnológica: reflexões sobre o trabalho do diretor geral
(2023-10-31)Esta pesquisa está inserida no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica, na linha de pesquisa (LP1) Políticas e Gestão em EPT, pelo Programa de PósGraduação em Educação Profissional e Tecnológica- PPGEPT, ...