Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 of 89
-
Desafios da formação continuada de professores para uso das TDIC na educação profissional e tecnológica
(2019-08-26)O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – linha de pesquisa: Formação de Professores – tem como objetivo capacitar os docentes da EPT de nível ... -
Experimentação através da resolução de problemas como ferramenta metodológica para formação de professores para o ensino de ciências na EPT
(2018-07-30)O presente trabalho tem como objetivo a capacitação de professores atuantes ou em formação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o uso da Experimentação através da Resolução de Problemas como ferramenta ... -
Educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica: movimentos e dialeticidade do trabalho pedagógico
(2019-07-19)Esta pesquisa foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 – Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM e, junto ao Grupo ... -
Formação de professores de física na educação profissional e tecnológica: o uso de jogos didáticos como ferramenta mediadora para a prática docente
(2019-08-19)Pesquisas na área de formação de professores e no ensino de ciências têm demonstrado que a dificuldade para aprender conceitos científicos em sala de aula pode estar relacionada à maneira pela qual o professor desenvolve ... -
Uma análise sobre sistemas de informação governamentais para educação profissional e tecnológica: na busca pela qualificação dos dados declarados
(2018-07-16)A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em função de investimentos e melhorias nas políticas públicas e programas que aumentaram o número de vagas e de instituições ... -
Educação postural: um estudo de suas contribuições para a saúde do trabalhador-estudante do PROEJA
(2019-06-17)A presente pesquisa insere-se na linha de Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica e foi realizada junto ao Grupo Transformação – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico ... -
Bibliotecas em transformação: estudo de usuários do Sistema de Bibliotecas da UFSM
(2019-06-07)Por meio deste trabalho, vinculado ao curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, buscou-se analisar as percepções dos usuários das bibliotecas da Universidade ... -
Trajetos formativos de docentes da EBPTT: reflexões a partir do curso de licenciatura em computação
(2017-08-08)Este estudo, intitulado “Trajetos formativos de docentes da EBPTT: reflexões a partir do curso de Licenciatura em Computação”, insere-se na linha de pesquisa Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica do ... -
Trajetos formativos de docentes de libras do ensino superior: dentre saberes e representações
(2017-07-21)Este trabalho descreve a pesquisa realizada com docentes de Libras do Ensino Superior, de duas instituições no Estado do Rio Grande do Sul, no intuito de conhecer como se constitui este profissional, através de seus trajetos ... -
Avaliação de recursos didáticos para o ensino de microcontroladores e possibilidades de aplicação em sala de aula/laboratório
(2017-08-10)Esta dissertação de mestrado propõe revisar as tecnologias e métodos de ensino atualmente empregados no ensino de microcontroladores. Para esse trabalho, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre microcontroladores, ... -
Proposta de repositório digital para armazenamento de podcasts educativos
(2018-12-11)O uso de podcasts como apoio pedagógico apresenta variados propósitos, podendo ser empregados em disciplinas dos diferentes níveis de ensino. Trata-se de uma tecnologia de fácil portabilidade e com uma das mais modernas ... -
Educação profissional no cárcere feminino: uma proposta emancipatória
(2018-08-06)O interesse no tema “educação profissional no cárcere” iniciou após inserção no grupo de estudos e pesquisa sobre “Educação e Gênero” e projeto de extensão “Do cativeiro à liberdade: narrativas de histórias de mulheres ... -
A influência do positivismo de Augusto Comte na primeira lei orgânica do ensino brasileiro: a Reforma Capanema
(2018-07-31)Neste estudo objetivamos identificar e analisar a influência do positivismo de Comte nas políticas públicas para a educação básica no Brasil, durante o Estado Novo (1937-1945), quando foi promulgada a primeira Lei Orgânica ... -
Trajetos formativos e significações imaginárias: as narrativas de professoras da EBTT
(2018-07-10)Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada com professoras da Educação Básica Técnica e Tecnológica e teve como propósito perceber como foram constituídos seus trajetos formativos e seus saberes docentes em uma atuação ... -
Formação do professor de educação física no Brasil: as contribuições da capoeira para a educação integral
(2018-07-18)Esta dissertação tem como tema a formação de professores de Educação Física no Brasil e suas relações com a educação profissional, considerando a prática da Capoeira como parte do processo de educação integral do professor ... -
SPOC: uma alternativa para a formação continuada de professores de matemática para a educação profissional tecnológica
(2018-07-16)O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado acadêmi-co de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) - CTISM/UFSM. O projeto tem como objetivo ava-liar as potencialidades e ... -
Representações sociais de coordenação de curso superior de graduação: construindo identidades na educação profissional
(2018-07-30)Essa dissertação insere-se na linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, o qual busca investigar as representações sociais ... -
O uso pedagógico de podcast na educação profissional e tecnológica
(2017-07-31)As políticas públicas brasileiras que regulamentam a educação tem apontado para a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo de formação de professores, no entanto, muitos cursos de formação ... -
O ensino de história no Proeja: reflexões sobre o ensino integrado pelo viés da formação omnilateral
(2017-07-27)Esta dissertação de mestrado buscou refletir a inserção, configuração e desafios do ensino de História em cursos técnicos ofertados a partir da instituição do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a ... -
Educação profissional e tecnológica em um Brasil em transformação: o contexto histórico de implantação do ensino técnico na Universidade Federal de Santa Maria
(2017-08-11)A presente dissertação está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial ...