Navegação TCC Pedagogia - Noturno por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 72
-
Ensaios (auto) biográficos: passos e traços do cenário de uma professora em formação
(2021-07-05)O presente Trabalho de Conclusão de Curso se caracteriza pela produção de uma narrativa autobiográfica pela qual me proponho a descrever elementos de minha história de vida. Dirigindo o foco sobre o meu próprio processo ... -
(Auto)Formação docente em tempos de pandemia: relato autobiográfico do estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental
(2021)Este trabalho de conclusão de curso aborda a temática dos estágios supervisionados nos cursos de formação docente. Especificamente, tem como objeto um estágio supervisionado realizado por meio remoto nos Anos Iniciais do ... -
Afetividade e relação professor-aluno na educação infantil
(2019-01-02)O presente trabalho faz uma reflexão sobre minhas experiências quanto a afetividade entre professor/aluno na educação infantil, que busca compreender o motivo pelo qual os alunos depositam tanto afeto para com o professor ... -
Ciências da natureza em vivências de uma turma montessoriana de crianças bem pequenas.
(2022-08-15)Este trabalho busca relatar experiências vivenciadas em uma turma Montessoriana de crianças bem pequenas, visando mostrar como as Ciências da Natureza aparecem neste espaço educativo, considerando as metodologias de ensino ... -
A produção de conteúdo pedagógico nas mídias sociais: um relato de experiência a partir do instagram.
(2022-07-29)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade Federal de Santa Maria teve como tema “A produção de conteúdo pedagógico no Instagram”. Trouxe como objetivo geral analisar as ... -
Família e escola: uma importante e necessária relação
(2019-01-11)Este projeto de pesquisa atende ao trabalho de conclusão do curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria, que trata da temática sobre a relação da família com a escola. O objetivo geral constituiu-se ... -
… e sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças: dificuldades de aprendizagem ou dificuldades de ensinagem?
(2021-12-21)Este estudo ancora-se em um estudo exploratório e bibliográfico sobre a temática das dificuldades de aprendizagem específicas na Educação Básica. Baseando-se nos estudos de Rotta (2016,2018) e Hudson (2019), busquei discutir ... -
(Re)descobrindo o brincar: reflexões a partir do estágio supervisionado em educação infantil
(2021-07-08)O presente trabalho apresenta como tema a importância do brincar na Educação Infantil, constituindo-se a partir das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Educação Infantil, desenvolvido na turma Pré, nível ... -
Estágio como processo formativo na educação infantil: ressignificando os espaços
(2019-08-02)Este trabalho de Conclusão de Curso da Pedagogia noturno é resultado de um processo formativo, reflexivo sobre a prática desenvolvida durante o estágio Curricular obrigatório realizado na Educação Infantil, no segundo ... -
Processos formativos e aprendizagem docente: desafios da Pedagogia Noturno da UFSM
(2024-02-08)Esta pesquisa é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem como objetivo compreender como acontece a aprendizagem docente e os processos formativos dos estudantes do curso de pedagogia noturno da UFSM. Como objetivos específicos ... -
O entendimento de professoras e familiares referente ao processo de desfralde de crianças bem pequenas
(2021-01-29)O presente estudo tem como objetivo geral compreender as complexidades e desafios do processo de desfralde de crianças bem pequenas. Como objetivos específicos: a) Identificar como os familiares dessas crianças compreendem ... -
A educação midiática e as tecnologias na escola
(2020-10-01)No contexto atual da nossa sociedade as tecnologias de informação e comunicação (TICs) vêm mudando a vida de quase todos. As TICs vêm se mostrando cada vez mais necessárias, ainda mais por estarmos passando por uma ... -
O processo de inserção inicial da criança na educação infantil
(2019-08-05)Este estudo possui como temática o processo de inserção inicial da criança na Educação Infantil. Tem como objetivo pesquisar as relações entre a criança, a professora e a família, durante o processo de inserção inicial na ... -
A experiência leitora e a organização do trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos
(2020-09-14)Este trabalho tem como objetivo compreender a implicação da experiência leitora no processo de alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, buscou-se identificar as experiências de leitura e de escrita e reconhecer ... -
Formação inicial em pedagogia e as interfaces com o ensino de ciências da natureza
(2022-08-10)O presente trabalho buscou discutir e refletir sobre a formação inicial de Pedagogos de três Universidades Federais gaúchas, a saber: Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade ... -
Desafios da prática pedagógica na superação ao bullying escolar
(2019-09-03)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria aborda o tema Bullying nos Anos Iniciais dentro do contexto escolar. Apresenta como problema de pesquisa: “A prática pedagógica ... -
A prática docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental durante a formação em Pedagogia
(2019-09-23)Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Prática Docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia no curso Noturno da Universidade ... -
Costurando infâncias: o difícil mundo das crianças em situações de vulnerabilidade
(2019-07-19)O presente artigo propõe fazer uma reflexão das acerca de durante o período de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, levando em consideração as diferentes situações de vulnerabilidade enfrentadas pelas crianças ... -
Desafios e aprendizagens de uma pedagoga surda na unidade de educação infantil Ipê Amarelo: experiências no estágio supervisionado
(2019-01-09)Este trabalho tem como tema a atuação docente de uma Pedagoga surda com crianças ouvintes, enfocando os desafios implicados na organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir das interações promovidas ... -
A coordenação pedagógica no processo mediador da educação infantil e anos iniciais.
(2021-12-14)Este trabalho tem como tema principal, a atuação da gestão escolar, na pessoa do coordenador(a) pedagógico(a). Este trabalho tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual a importância do coordenador(a) pedagógico(a) ...