Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 121-140 of 856
-
As concepções de alfabetização e letramento de duas alfabetizadoras que atuam em escolas do campo no município de Palmeira das Missões - RS: uma reconstrução dos percursos formativos através de relatos autobiográficos
(2011-03-31)Esta investigação busca uma aproximação das concepções de alfabetização e letramento de duas alfabetizadoras que atuam em escolas do campo no município de Palmeira das Missões - RS, através de relatos autobiográficos das ... -
Concepções de formação e docência dos professores do curso de fisioterapia do Centro Universitário Franciscano
(2006-09-06)Este trabalho se insere na linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente as Instituições de Ensino Superior ... -
Concepções e práticas de docência dos professores do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFTO - Campus Araguatins
(2015-09-03)Esta dissertação de mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFSM. Buscou investigar Quais as concepções e práticas de docência dos ... -
As concepções sobre o processo de leitura e escrita de uma professora alfabetizadora do meio rural
(2012-03-02)Este trabalho apresenta os resultados alcançados na pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM, vinculado à Linha de Pesquisa Formação, ... -
Concepções sobre ser menino e ser menina de uma turma de crianças de multi-idade na educação infantil
(2023-08-16)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa LP2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O problema de ... -
A condição docente no olhar de três gerações de professores formadores
(2007-03-28)Esta pesquisa foi apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação, nível de Mestrado do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A ... -
Condutas conectada e separada dos tutores da UAB/UFSM nas atividades de estudo fórum no moodle
(2013-02-18)O objetivo é compreender como as condutas conectada e separada dos tutores nas atividades de estudo fórum no Moodle potencializam diálogo-problematizador e produção colaborativa em torno dos conteúdos curriculares. ... -
Condutas de criação na proposta musicopedagógica CDG - Cante e dance com a gente
(2014-05-23)A presente dissertação questionou a possibilidade de uma determinada proposta de ensino de música, qual seja, a Proposta Musicopedagógica CDG Cante e Dance com a Gente, ser considerada como uma poética pedagógica, de ... -
Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na EJA
(2006-02-17)Nesta pesquisa, são analisados desafios a serem enfrentados no âmbito de intervenções curriculares que buscam enfocar interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade, mediante a abordagem de temáticas contemporâneas, marcadas ... -
Os conflitos homofóbicos na escola e a teoria do reconhecimento
(2011-09-06)A presente dissertação trata acerca dos Conflitos homofóbicos na escola, e a teoria do reconhecimento . Pertence à linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
Os conflitos no ambiente sociomoral escolar e suas implicações na construção das relações de cooperação
(2010-11-29)Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. O tema central do estudo foram os conflitos no ambiente sociomoral escolar e suas ... -
Os conflitos violentos de bullying na escola e seus entrelaçamentos com a justiça restaurativa
(2013-05-15)A presente dissertação, pré-requisito para a conclusão do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, está vinculada a linha de pesquisa: Práticas Escolares ... -
Considerações sobre o outro e o comum a partir de Tzvetan Todorov: contribuições para a pesquisa educacional
(2018-10-10)A presente dissertação dedica-se em investigar os conceitos outro e comum do pensador franco-búlgaro Tzvetan Todorov a fim de aproximá-los das discussões acerca da alteridade no campo entrecruzado da educação e da arte. ... -
A constituição da docência no ensino superior em Letras: de professor da educação básica a docente universitário
(2010-07-07)Esta investigação insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Através desta ... -
Constituição de comunidade: [im] possibilidades no percurso formativo em educação a distância - EaD
(2013-03-26)O conceito de comunidade é amplo e apresenta diferentes dimensões históricas, sociais e culturais que repercutem no cenário educacional e nas trajetórias de formação docente contemporâneas, especialmente na modalidade de ... -
Constituição do educador especial: redes que se tecem
(2012-05-07)Tendo passado por experiências que geraram angústias e inquietações durante minha formação e prática profissional em Educação Especial, pretendi com este trabalho analisar através de narrativas de Educadoras Especiais, os ... -
A constituição dos processos educacionais: história da educação em Frederico Westphalen/RS (1917 – 1950)
(2014-05-21)A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2 – Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Grupo de Pesquisas em Educação e Memória - Clio - da ... -
Constituição e função do conselho escolar na gestão democrática
(2007-10-01)Com o objetivo de verificar a gestão democrática escolar nos seus diversos enfoques, o presente trabalho centra a atenção especificamente no Conselho Escolar como objeto de pesquisa por ser uma representação da comunidade ... -
A construção da docência em música no estágio supervisionado: um estudo na UFSM
(2008-05-12)Esta dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e está vinculada ao grupo CNPq/Fapem: Formação, Ação e Pesquisa em ... -
A construção da leitura e da escrita infantil e a pratica do estágio supervisionado
(2015-08-14)Esta dissertação de Mestrado se insere na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Temos como ...