Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por licença "Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 329
-
Saberes mobilizados e construídos no contexto do estágio supervisionado de ensino do curso de formação de professores para a educação profissional
(2022-01-11)Esta pesquisa1 foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação, inserido na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, da Universidade ... -
A matrioska em mutação: processos de subjetivação na docência em artes visuais
(2017-08-21)Esta dissertação é pensada por uma docente em artes visuais que potencializa a figura da matrioska, esta boneca, capaz de se compor em multiplicidades que transitam por estes territórios instáveis de um momento que Bauman ... -
Ritmos curriculares: tempos e espaços de escolas de tempo integral do município de Santa Maria/RS
(2022-08-29)O presente trabalho do Curso de Mestrado em Educação do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas ... -
O ensino remoto emergencial na educação superior: o REDE na Universidade Federal de Santa Maria
(2022-02-04)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa (LP-1) - Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM). Objetivamos compreender ... -
Política de avaliação da Capes e a gestão de um programa de pós-graduação profissional da UFSM
(2022-01-10)Esta dissertação é decorrente de estudos e pesquisas desenvolvidos na Linha de Pesquisa – LP2, relacionada às Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Curso de Mestrado em Educação, do ... -
Educação lúdica: uma mediação ao processo de desenvolvimento infantil
(2002-10-09)Educação lúdica: uma mediação ao processo de desenvolvimento infantil, é um estudo sobre as teorias que atualmente têm desvendado e identificado as interações do processo educativo como princípio de mediação entre os ... -
A internet e a competência comunicativa na pós-alfabetização
(2002-04-29)O trabalho investiga o aprimoramento da competência de leitura e produção textual de crianças de uma 2ª série do ensino fundamental do Colégio Centenário - Escola de Ensino Fundamental e Médio, situado no município de ... -
O que as crianças da pré-escola revelam acerca das práticas pedagógicas que experienciam no contexto de uma escola de educação infantil
(2017-01-04)Considerando o contexto atual das Políticas Nacionais para a Educação e, mais especificamente, as que têm suscitado maior visibilidade à Educação Infantil, como a Lei nº 12.796 de 2013, que altera a Lei 9.394 de 1996, que ... -
Professoras no cotidiano da educação infantil: um estudo sobre suas concepções do jogo de papéis
(2003-09)A presente pesquisa objetivou investigar, junto às professoras de educação infantil, como elas concebem o papel do jogo de papéis, a partir da organização e dinamização de suas atividades docentes, no desenvolvimento e ... -
Aplicativo de apoio e qualidade de vida: percepção do usuário colostomizado
(2002)Programas educacionais têm sido amplamente utilizados para ajudar grupos de pacientes. A dificuldade na aceitação deste tipo de ferramenta não é completamente conhecido. O propósito deste estudo foi de avaliar a influência ... -
Avaliação em larga escala: participação do aluno público alvo da educação especial
(2017-08-30)A política de avaliação em larga escala e as políticas para uma educação escolar inclusiva têm ganhado espaço de discussão e de prática por pesquisadores e educadores, sendo alvo de críticas e problematizações por gerarem ... -
Professores-psicólogos (trans)formadores: narrativas ético-afetivas de masculinidades fora do cis-tema
(2021-09-03)Esta dissertação trata da formação docente em Psicologia, com atravessamentos de temas relacionados a gênero e sexualidade, com ênfase em transmasculinidades. A pesquisa foi desenvolvida através do Programa de Pós-Graduação ... -
A política de educação bilíngue na produção dos discursos curriculares em escolas de surdos
(2019-07-15)O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma pesquisa de mestrado que foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação ... -
Entre as rotas da formação: o professor de educação especial na perspectiva da educação inclusiva
(2019-08-19)Esta dissertação apresenta uma investigação desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria. Esta ... -
Matemática e infância: o jogo na organização do ensino
(2019-07-10)Este trabalho é produto de uma Dissertação de Mestrado em Educação inserida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa ... -
Relações interpessoais e a perspectiva da educação inclusiva
(2023-07-12)A presente pesquisa de Mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de PósGraduação em Educação - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inserida na linha de pesquisa “Educação Especial, Inclusão e Diferença”. ... -
Relações entre família e escola: a parceria colaborativa no apoio à escolarização de alunos com autismo
(2021-04-08)O autismo caracteriza-se como uma síndrome comportamental que apresenta comprometimentos na área da interação social e da linguagem/comunicação, além da presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. Nesse sentido, ... -
Gênero, sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos da pessoa com deficiência intelectual: a pesquisa intervenção como mediação na formação docente da Educação Especial
(2020-07-24)Esta dissertação de mestrado foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa – Educação Especial, Inclusão e Diferença e teve como objetivo investigar em que medida a oferta de uma Disciplina ... -
As potencialidades do lego robotizado no desenvolvimento de práticas colaborativas no contraturno escolar
(2023-10-10)Este trabalho apresenta uma pesquisa-ação sobre as potencialidades da integração do Lego robotizado no Contraturno Escolar e seus impactos no desenvolvimento da colaboração entre as crianças. Trata-se do planejamento, da ... -
Modos outros de pensar a infância: um convite ao pensamento a partir da educação especial
(2019-07-29)Os modos de pensar e produzir a infância na escola foram o tema que motivou a escrita desta pesquisa de dissertação, que buscou problematizar os efeitos da articulação das práticas da Educação Especial com a Educação ...