Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 31-50 of 856
-
Aprendizagem da docência: a constituição do ser professor de/com bebês e crianças pequenas frente a educação remota emergencial
(2021-12-13)A construção deste trabalho pautou-se na temática sobre a aprendizagem da docência, tendo como movimento tensionador, o contexto da educação de/com bebês e criança pequenas, especialmente em um cenário histórico marcado ... -
A aprendizagem de uma criança com altas habilidades/superdotação e transtorno de Asperger
(2014-03-30)A inclusão escolar dos alunos que são público alvo da Educação Especial, de acordo com a legislação educacional brasileira, deve ser em escola comum, ofertando o Atendimento Educacional Especializado em sala de recursos ... -
Aprendizagem docente de professores alfabetizadores de aprendizes surdos
(2011-10-27)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A partir de fios teóricos que contemplam ... -
Aprendizagem docente em tempos de pandemia: a produção de práticas pedagógicas em educação especial
(2022-12-15)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença. Vincula-se às investigações produzidas no Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre ... -
Aprendizagem docente na educação infantil: ensinar e aprender em turmas multi-idades
(2017-12-15)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como objetivo geral ... -
Aprendizagem docente no contexto da alfabetização: movimentos formativos de professoras a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão
(2012-01-04)Esse estudo está inserido na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Tivemos como objetivo deste estudo compreender ... -
Aprendizagem docente no ensino superior: desafios e enfrentamentos no trabalho pedagógico do professor iniciante
(2016-08-30)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo foi compreender ... -
Aprendizagem docente: desenvolvimento profissional de professores de classes rurais multisseriadas
(2010-03-17)Esta pesquisa insere-se na Linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional , do Programa de Pós-Graduação em Educação desta Universidade. Neste estudo discutimos a temática da aprendizagem da docência, ... -
Aprendizagem docente: o conhecimento compartilhado sobre inclusão e a formação continuada no ensino fundamental
(2013-06-25)Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O estudo tem como foco compreender como ... -
Aprendizagem e representações sociais: pensando a escolarização de alunos com transtornos globais do desenvolvimento
(2006-06-20)Esta pesquisa nasceu do interesse em refletir sobre como a aprendizagem está sendo concebida na escola. Porém, trato de aprendizagem de um grupo específico: alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento (autistas e ... -
Aprendizagens docentes na pandemia: um estudo com professores alfabetizadores da rede municipal de Santa Maria, RS
(2023-07-12)Este estudo insere-se na linha de pesquisa LP1: Docência, saberes e desenvolvimento profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS). Diante do contexto pandêmico, que ... -
Apropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações na história da arte
(2017-06-27)Esta dissertação se propõe a abordar os currículos possíveis a partir de um currículo escolar experienciado ao articular a temática da história da arte nas aulas do ensino fundamental. Considera-se os processos de apropriação ... -
Arte contemporânea e experiências: um diálogo com professoras de educação infantil e ensino fundamental
(2012-03-30)A proposta deste trabalho foi problematizar as experiências de quatro professoras, sendo a professora 1, pedagoga de educação infantil, a professora 2, pedagoga dos anos iniciais, a professora 3, pedagoga também dos anos ... -
Arte e docência em discurso: um estudo sobre os projetos político-pedagógicos dos cursos de formação superior em Dança no Rio Grande do Sul
(2013-03-22)Este trabalho se constitui na elaboração de um panorama histórico-crítico a respeito da formação superior em dança no Brasil, respondendo a uma questão ainda pouco explorada no âmbito da pesquisa acadêmica brasileira, qual ... -
A arte inspira, cria e contagia: produção de sentidos e aprendizagens de professores provocados pela criação literária e audiovisual
(2020-10-23)Durante os últimos anos, atuamos dentro de escolas estaduais da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, promovendo espaços de criação literária e cinematográfica entre estudantes e professores, em um projeto de extensão ... -
Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentes
(2019-12-11)Esta dissertação problematiza uma docência ao artegrafar encontros com a educação das artes visuais. Busca, nas filosofias da diferença, conceitos para movimentar a pesquisa com Gilles Deleuze (2010, 2013), Gilles Deleuze ... -
As artes de governar no contexto da educação de surdos: estratégias de governamento da escola inclusiva
(2014-03-10)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem como questão norteadora entender como as políticas educacionais inclusivas vem investindo em estratégias de ... -
Artes visuais e tecnologias digitais na formação continuada dos profissionais de ensino médio
(2006-03-01)A presente pesquisa faz parte da Linha de Pesquisa Educação e Artes, do programa de Pós-Graduação em Educação.O objetivo deste estudo é refletir teorias e práticas da Arte e a Formação Continuada de Professores do Ensino ... -
As artes visuais na formação e ação de professores – anos iniciais: um olhar no curso de Pedagogia – CE/UFSM
(2004-03-23)Este estudo se insere na linha de pesquisa “Educação e Artes” na temática “Saberes Docentes, Formação e Profissionalização no Ensino de Artes Visuais” do PPGE – CE/UFSM. Originou-se de uma pesquisa sobre História da Arte ... -
O atendimento educacional especializado como uma tecnologia de governamento: a condução das condutas docentes na escola inclusiva
(2012-04-12)Na contemporaneidade, através das políticas de inclusão escolar e da Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) constituiu-se como capaz de complementar ou suplementar a formação dos sujeitos ditos ...