Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 357-376 of 856
-
Formação continuada de professores e desenvolvimento institucional de escolas públicas: articulações, dificuldades e possibilidades
(2007-06-01)Compreender o desenvolvimento e o funcionamento dos Processos de Formação Continuada realizados em Escolas de Educação Básica (EEB) parece ser um investimento inadiável para que se possa avançar na melhoria da qualificação ... -
A formação continuada dos professores das escolas de educação básica da rede municipal de Alegrete/RS: um olhar sobre os processos de constituição da identidade profissional e docente
(2014-06-02)Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM/RS, teve como objetivo compreender os processos de constituição ... -
Formação continuada em música: reconstruindo conhecimentos musicais e pedagógico-musicais com professoras unidocentes
(2012-07-27)A presente pesquisa faz parte da linha Educação e Artes (LP4), do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM, e integra o grupo de pesquisa FAPEM: formação, ação e pesquisa em educação musical (CNPq). A formação musical ... -
A formação continuada na escola: treinar para reproduzir ou formar para transformar?
(2008-06-26)A presente Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de pesquisa Políticas Públicas e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Este estudo nasceu da ... -
A formação continuada na trajetória profissional de professores de Educação Física
(2008-03-27)Ao narrar nossa história de vida, temos a possibilidade de rever e repensar o processo de construção da nossa trajetória formativa, pessoal e profissional, enquanto professores. A partir da narrativa oral de três professoras ... -
Formação continuada no ensino superior: um estudo com professores que atuam em cursos de Educação Física
(2013-07-30)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) tendo como objetivo principal identificar as estratégias de formação continuada de profissionais de Educação ... -
Formação da identidade profissional de orientadores de estágio curricular pré-profissional: marcas de um possível coletivo
(2009-08-28)Esta pesquisa foi desenvolvida entre 2007 e 2009, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM/RS, vinculada ao Projeto de Pesquisa Dilemas e Perspectivas para a Inovação Educacional na Educação Básica e na ... -
A formação de futuros professores e o ensino de matemática: dos movimentos para a aprendizagem da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
(2018-07-25)A pesquisa aqui apresentada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional – LP1 em nível de mestrado tem como objetivo principal investigar ... -
Formação de futuros professores na organização do ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental: aprendendo a ser professor em um contexto específico envolvendo medidas
(2014-04-24)A partir dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade, da Atividade Orientadora de Ensino, assim como de autores que abordam a formação de professores que ensinam matemática, esta pesquisa ... -
A formação de professoras da educação rural sobre a violência
(2012-03-02)Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação vinculada a Linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1) do PPGE/UFSM. Através de um Estudo de Caso, buscou-se destacar ... -
A formação de professores de acordeom do Rio Grande do Sul: narrativas (auto)biográficas
(2015-08-25)Neste trabalho, procuro investigar caminhos formativos de professores de acordeom de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, por meio da análise de suas histórias de vida, contadas através de narrativas, tendo como objetivo ... -
Formação de professores de matemática: entre os saberes da docência e a práxis educativa
(2015-08-03)Esta dissertação foi desenvolvida no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como ... -
Formação de professores e desenvolvimento profissional na educação de jovens e adultos
(2006-04-07)Este trabalho apresenta uma investigação-ação vivenciada pela pesquisadora e um grupo de professores da EJA (anos iniciais) do sistema público estadual de Santa Maria. A pesquisa buscou, na perspectiva da investigação-ação, ... -
Formação de professores e representações sobre o brincar: contribuições das idéias de Humberto Maturana
(2008-04-01)O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa: Formação de professores, saberes e desenvolvimento profissional e teve como principal objetivo investigar algumas das representações que um grupo de cinco professoras ... -
Formação de professores e saberes populares: um olhar intercultural
(2018-07-20)O processo de ensino passa por etapas, dentre elas podemos citar, a observância, por parte do educador, das peculiaridades locais, devendo, principalmente, atentar aos saberes não científicos, como por exemplo as diferentes ... -
A formação de professores e uma extensionista: cartografando uma experiência
(2012-11-09)Esta dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A presente ... -
Formação de professores em educação especial: possibilidades de autocompreensão na Teoria do Reconhecimento
(2012-04-28)Este trabalho pretende aprofundar a discussão sobre a Teoria do Reconhecimento e suas possíveis contribuições para a formação de professores em Educação Especial. Visto o intenso debate que se coloca frente às atuais ... -
A formação de professores em educação física e sua relação com o mundo da vida
(2008-03-27)Neste estudo objetivamos analisar a constituição histórica de três acadêmicos, matriculados na disciplina Laboratório de Educação Física II do segundo semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSM, nas ... -
Formação de professores em tecnologias educacionais: contributo para um modelo de formação continuada na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte
(2023-08-21)A formação continuada de professores desempenha um relevante contributo na qualidade da educação e perante as mudanças ocorridas na sociedade, nas escolas, tornar-se essencial preparar os professores da educação básica ... -
Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos
(2006-03-24)O presente trabalho teve como problema de pesquisa o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de graduação ...