Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 426-445 of 868
-
A história da disciplina de música no curso de Pedagogia da UFSM (1984-2008)
(2010-06-28)O presente projeto está vinculado à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Objetivou-se investigar a história da disciplina ... -
História da Escolinha de Artes do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria/RS
(2007-05-17)Este estudo foi realizado na Linha de Pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Ele apresenta a história da Escolinha de Artes/UFSM, de Santa Maria, e se ... -
História de outrora contadas agora: formas identitárias profissionais e sociais de uma professora rural
(2011-03-31)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa 1- intitulada Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), e tem como foco a História ... -
História de vida de uma professora que ensinou em escolas do campo com classes multisseriadas na região central do RS
(2019-08-02)Esta pesquisa teve como objetivo investigar a formação inicial da professora para atuar na escola multisseriada. Como metodologia de pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa utilizando como instrumentos de coleta ... -
Uma história, dois olhares: narrativas de alunas/professoras do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura - Cachoeira do Sul/RS (1929 -1990)
(2008-04-10)Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender a trajetória de formação docente no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, de Cachoeira do Sul/RS, através das memórias de alunas/professoras, entre ... -
Histórias de vida de educadoras do MST e sua contribuição para o ensino das artes visuais
(2010-03-03)A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa 4 - Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, buscou a partir da história de vida de três educadoras do Movimento ... -
Histórias em quadrinhos: uma alternativa pedagógica para o ensino de química
(2018-02-07)Em virtude da complexidade do ensino de química, um dos desafios dos professores consiste na busca constante de alternativas para inovar o contexto educacional, despertando o interesse dos estudantes e flexibilizando o ... -
A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva: problematizando discursos oficiais
(2009-11-19)Busco, na presente dissertação, problematizar os discursos das políticas de inclusão e seus efeitos de verdade na produção das famílias de pessoas com deficiência. Tal empreendimento analítico foi desenvolvido tendo como ... -
A identização docente no curso de Licenciatura em Educação Física: facilidades e dificuldades na construção do ser professor
(2013-04-18)Aprender a ser docente, assim como aprender a ler, a amar, a comer, são aprendizagens que se concretizam através das experiências que passamos em nossas vidas. Não se nasce com o dom ou vocação para ser docente, mas sim ... -
Idéias para a reconstrução do programa de filosofia para crianças
(2003-06-11)A presente dissertação visa a discutir a proposta de Filosofia para Crianças do professor norte-americano Matthew Lipman. O objetivo principal é o de repensar os ditames da racionalidade, a partir de uma visão filosófico ... -
As (im)possibilidades da inclusão na educação superior
(2010-12-10)A presente pesquisa discorre sobre as ações relacionadas ao processo de inclusão das pessoas com deficiência que tiveram seu acesso pela implantação de Cotas junto ao Programa de Ações Afirmativas no seu primeiro ingresso ... -
As (im)possibilidades do ensino colaborativo nos anos finais do ensino fundamental
(2018-10-05)Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva – GEPEIN e tem como objetivo analisar como os professores dos anos finais do Ensino Fundamental ... -
A imagem do pensamento e o ensino de filosofia
(2010-03-30)Este trabalho visa pensar os problemas do ensino de Filosofia a partir do conceito de imagem do pensamento formulado por Gilles Deleuze, sendo imagem a orientação que o pensamento dá a si mesmo. Esta orientação provém ... -
Imagens estruturadoras na formação da opinião pública crítica no processo de formação docente no curso de Pedagogia
(2006-10-31)A pesquisa em questão privilegia o estudo das imagens e a formação da opinião pública crítica no processo de formação docente no Curso de Pedagogia da URI - Santiago/RS/Brasil. A primeira fase da pesquisa constituíu-se de ... -
Imagens na educação: um estudo sobre a(s) concepção(ões) de natureza em anúncios publicitários
(2008-05-09)Pensando na expressiva presença das imagens publicitárias em nosso cotidiano, propusemos essa pesquisa tendo por objetivo aprofundar a compreensão dos significados de anúncios publicitários com imagens de natureza através ... -
O imaginário e a estética do cinema na formação de professores da educação de jovens e adultos da escola Dr. Romário Araújo de Oliveira
(2019-09-30)A investigação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Docência, Saberes e Desenvolvimento ... -
O imaginário e os saberes de pedagogas professoras universitárias: (re)contando histórias de vida
(2006-03-30)A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Para a sua realização escolhi como ... -
O imaginário na história de vida do professor de matemática
(2005-03-24)Vivemos a crise dos paradigmas científicos porque nossas leituras da realidade, até então inquestionáveis, tornaram-se insuficientes. É o fim das certezas absolutas. Todas estas inquietações me impulsionaram a realizar ... -
O imaginário sobre drogas na formação docentes: o que se sabe, o que se fala e o que se faz
(2007-12-10)A questão das drogas, na atualidade, vem sendo subordinada a dois eixos: saúde e segurança. Esses eixos a cada dia se especializam mais, ligando suas ações a peritos e especialistas, reduzindo e limitando o conhecimento ... -
Imaginário social e formação continuada: o olhar para as discussões de gênero, etnia e diversidade sexual
(2018-07-16)Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, realizada no Mestrado em Educação, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Teve como objetivo ...