Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 477-496 of 856
-
Integração de tecnologias educacionais em rede pelos estudantes-estagiários do curso de formação de professores para a educação profissional: portais e recursos educacionais digitais
(2019-08-29)Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Ele trata da utilização dos Recursos Educacionais Digitais ... -
Integração do ambiente virtual de ensino-aprendizagem moodle no ensino médio politécnico
(2017-08-21)Sabe-se que o Moodle é um software livre, e as pesquisas e estudo vem abordando-o como mediador das práticas escolares, inclusive como tecnologia educacional que possibilita a interação, interatividade e colaboração já ... -
Inter-relações entre ensino de história e formação docente por meio da educação histórica e da construção de identidades narrativas – região sul do Brasil (2016-2020)
(2022-10-10)A presente dissertação de mestrado refere-se a uma pesquisa desenvolvida junto ao mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), cujo objetivo é realizar ... -
Interação colaborativa em hipermídia educacional no ensino-aprendizagem de física
(2013-03-06)Essa dissertação sinaliza a importância da interação colaborativa no ambiente escolar em tempos de ensino-aprendizagem de Física em rede, mediado por tecnologia educacional. A prioridade foi a interação colaborativa na ... -
A interação grupal entre pares e sua repercussão no processo de construção da lecto-escrita
(2008-03-25)Esta pesquisa insere-se na linha de Currículo, Ensino e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. O estudo teve como objetivo compreender qual a repercussão da interação grupal entre pares na ... -
Interações corporais que atravessam o tornar-se professor: histórias de vida de três professoras do ensino fundamental
(2006-09-29)Esta pesquisa intitulada Histórias de vida de três professoras do ensino fundamental atravessadas por interações corporais: que saberes e que fazeres? está vinculada a linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Interface arte-moda: tecendo um olhar crítico-estético do professor de artes visuais
(2005-09-27)Esta pesquisa foi desenvolvida na Linha de Educação e Artes/PPGE. Objetivou investigar aspectos referentes à discussão da interface arte-moda e suas implicações, para a construção de um olhar crítico-estético do professor ... -
Interfaces da ética, cidadania e juventude(s): narrativas de professores e jovens de ensino médio da rede pública de Santa Maria/RS
(2013-03-03)Esta pesquisa, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas - LP2, como requisito para a obtenção do ... -
Interfaces entre o ensino médio regular e a juvenilização na EJA: diálogos, entrelaçamentos, desafios e possibilidades sobre quefazeres docentes
(2015-08-27)Esta Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos, com esta ... -
A internet e a competência comunicativa na pós-alfabetização
(2002-04-29)O trabalho investiga o aprimoramento da competência de leitura e produção textual de crianças de uma 2ª série do ensino fundamental do Colégio Centenário - Escola de Ensino Fundamental e Médio, situado no município de ... -
Intervenção centrada na família: influência nas habilidades comunicativas e interativas da criança com transtorno do espectro autista e no empoderamento parental
(2016-06-22)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas dimensões sociocomunicativas e comportamentais, as quais se manifestam ainda precocemente no desenvolvimento infantil. Quanto antes for realizado o ... -
A intervenção precoce e o processo de inclusão educacional na educação infantil: ações e concepções de professores de educação especial
(2021-02-05)A referida pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação Especial, inclusão e diferença e vinculada ao Grupo de Estudos ... -
Intervenção precoce: programa de leitura para crianças com e sem autismo
(2021-07-09)A literatura científica revela os efeitos promissores da Leitura Dialógica (LD) na compreensão leitora de crianças com desenvolvimento típico e atípico. Estudos apontam, ainda, a efetividade em envolver os cuidadores ... -
Intervenção psicopedagógica na educação superior: acessibilidade aos estudantes com deficiência
(2015-07-03)Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se tecem as relações de ensino e aprendizagem dos sujeitos com deficiência no contexto da Educação Superior, buscando identificar estratégias psicopedagógicas e os meios de ... -
A invenção que levou a outros lugares (e das descobertas de um espaço de formação de professores)
(2013-01-23)Este trabalho circunscreve-se a partir de experimentações vividas dentro de um espaço de formação inicial de professores, desenvolvido na Linha de Formação de Professores (LP1) do Programa de Pós-Graduação da UFSM. Estas ... -
Invenções cartográficas uma poética da criação... imagens cotidianas
(2007-03-30)A presente pesquisa realizada no Curso de Pós-Graduação em Educação, Linha de pesquisa Educação e Artes, advém de atividades exercidas entre 2001 e 2003 na Escola de ensino fundamental incompleto Intendente Manuel Ribas, ... -
Investigação ação escolar: situação-problema na aprendizagem de conceitos matemáticos
(2008-04-23)Seguiu-se, nesta pesquisa, a concepção sugerida pelos PCN de que situaçãoproblema é ponto de partida para a aprendizagem de conceitos matemáticos e não uma mera aplicação de conteúdos já adquiridos. Investigou-se ativamente, ... -
Investigação-ação e formação continuada de professores: deliberação curricular no contexto das escolas rurais (o exemplo de Iporã do Oeste/SC)
(2004-03-04)A descrição e análise desta dissertação resultam de um processo de formação continuada de professores em contexto. As interações relatadas realizaram-se com professores de escolas municipais isoladas, localizadas no ... -
Investigações e ações na educação infantil: reorganizando a ação pedagógica
(2004-03-03)Este trabalho descreve e analisa um processo colaborativo e reflexivo de investigação das práticas educativas na educação infantil. As interações relatadas nessa dissertação realizam-se no Centro Educacional Infantil ... -
Investigando as potencialidades dos ambientes virtuais de ensino-aprendizagem na formação continuada de professores
(2005-04-29)Considerando o aprender sempre, a investigação e a análise reflexiva das práticas pedagógicas rotineiras, os avanços tecnológicos, os conhecimentos e informações de todas as áreas que aumentam exponencialmente, a Formação ...