Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 855-872 of 872
-
A utilização das TIC no ensino de Física: uma experiência no sistema prisional em Santa Maria/RS
(2014-04-30)A presente investigação refere-se a inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino voltado a pessoas privadas de liberdade. O objetivo foi analisar de que forma as tecnologias de informação e comunicação ... -
Ver-se e narrar-se: os processos de subjetivação de três artistas surdos
(2014-04-14)Este trabalho filia-se a linha de pesquisa Educação e Arte e problematiza como os surdos, em especial os artistas surdos, têm se constituído por meio da arte, seja por sua relação ou contato com ela, seja por sua produção ... -
O vermelho é a cor de todos. Descendentes portugueses e açorianos em Santa Maria: etnia, educação familiar e escola
(2008-05-16)A investigação sobre a relação entre educação familiar e a formação de valores étnicos através da transmissão de elementos culturais entre as gerações, é o objetivo desta pesquisa. A relevância deste trabalho está em ... -
Vida de mulheres negras, professoras universitárias da Universidade Federal de Santa Maria
(2015-09-10)Este estudo tem como objetivo dialogar com professoras negras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), buscando compreender quais os percursos e percalços foram vivenciados por tais docentes, até chegarem à docência ... -
Vida de professor: o pessoal e o profissional na construção da trajetória docente
(2014-03-20)Este estudo está inserido na linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/CE/UFSM em nível de mestrado. O objetivo é proporcionar uma aproximação com a ... -
Violência como uma expressão da questão social: suas manifestações e seu enfrentamento no espaço escolar
(2007-09-26)A violência assume, na sociedade capitalista contemporânea, o status de uma das expressões decorrente das relações sociais que nela se concretizam e se manifestam em vários espaços, sendo a escola um deles. A violência no ... -
A violência do rosto e a ética da responsabilidade na formação docente: um estudo a partir de Emmanuel Levinas
(2019-08-06)A presente dissertação pretende expor algumas influências e contribuições do campo da Filosofia da Educação para com a formação docente no Brasil, objetivando uma reflexão ética e sensível sobre os saberes docentes, bem ... -
Violência mítica ou divina na educação? Contribuições para a formação de professores
(2018-08-09)Esta pesquisa estabelece a compreensão dos conceitos de violência mítica e divina no pensamento de Walter Benjamin, defendendo sua validade para o campo da Educação, e, nesse sentido, sua necessária inserção para contribuir ... -
Visualidades do espaço escolar: uma interlocução com a cultura visual
(2011-04-01)A presente pesquisa versa sobre uma experiência educativa no ensino das artes visuais realizada no recinto escolar com um grupo de cinco estudantes do primeiro ano do ensino médio, do colégio Marco Polo, em Santa Maria/RS. ... -
Vivenciar aprendendo: contribuições da pedagogia Waldorf à formação do pedagogo no século XXI
(2017-08-30)Esta dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Linha de Pesquisa 1 (LP1) - Formação, saberes e desenvolvimento profissional, tem como tema ... -
Vivências de estagiários de licenciaturas e contextos emergentes na educação básica
(2019-07-31)Este estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem como objetivo compreender como os ... -
Vivências do cotidiano infantil: educação e arte como prática de si
(2003-05-30)Esta dissertação indica as práticas vivenciadas no meu cotidiano infantil, como geradoras da construção do conhecimento e das manifestações estético/plásticas. Evidencio a importância do local onde desenvolvi os ... -
Vínculo afetivo entre mãe-filho: limites e possibilidades do desenvolvimento da autonomia dos estudantes com deficiência na Educaçâo Superior
(2017-07-11)No contexto familiar, a descoberta da deficiência de um filho, pode ocasionar uma vivência traumática, alterando a dinâmica familiar e consecutivamente afetando todos os seus integrantes. A partir do diagnóstico, a família ... -
Vínculos afetivos na educação infantil: desafios na auto(trans)formação permanente de professores
(2016-08-09)Esta Dissertação de Mestrado insere-se à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A justificativa para o ... -
O vlogueiro e o educador: pensando a consciência histórica dos jovens alunos em sites de compartilhamento de vídeos
(2018-08-06)Este trabalho trata da relação entre as novas tecnologias da comunicação e a educação histórica a partir de um estudo de caso conduzido em uma turma de ensino médio integrado ao ensino técnico. Neste sentido, buscamos ... -
A voz do professor: instrumento de trabalho ou problema no trabalho?
(2003-12-09)O objeto de estudo desta pesquisa foi investigar os conhecimentos e as relações que os professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do EF, da rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, estabelecem acerca do uso da ... -
You Tube como pedagogia cultural: espaço de produção, circulação e consumo de cultura surda
(2012-03-30)Esta pesquisa propõe discutir produções culturais surdas a partir do espaço midiático You Tube, tomando tal contexto como um lugar de ensino, de demarcação cultural e de constituição de identidades. A cultura, na perspectiva ... -
Youtubers bilíngues: artefatos interculturais no cenário escolar da educação de surdos
(2020-11-26)A pesquisa intitulada “Youtubers Bilíngues: artefatos interculturais no cenário escolar da escolar da Educação de Surdos” foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação ...