Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 397-416 of 856
-
Formação profissional para a atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo
(2015-08-31)O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma síndrome comportamental cujos sinais indicativos são percebidos já nos primeiros anos da infância. Considerando o desenvolvimento como sensível de modo especial às primeiras ... -
Formações de professores e a arte de um fazer(se) em intervalos: imagens em movimento
(2010-04-09)Essa pesquisa pretendeu compreender as dimensões da palavra/narrativa e do olhar/imagem enquanto experiências que possam contribuir com a significação de si mesmo e de um fazer do professor em processo de formação inicial. ... -
Formações rizomáticas da diferença: narrativas para produção da pedagogia surda
(2008-06-13)O interesse voltou-se para observar como professores surdos e ouvintes estão narrando certas noções etimológicas que foram produzidas ao longo da história da educação de surdos, e como essas noções foram engendrando-se, ... -
Formas de organização de estágios curriculares em cursos de Licenciatura em Letras
(2008-06-19)Mediante esta investigação, procuramos contribuir com os estudos sobre as diferentes formas de organização e desenvolvimento de Estágios Curriculares (EC) em Cursos de Licenciatura, em particular dos EC realizados em Cursos ... -
Fricções em educação das artes visuais: uma experiência de escrita autobiográfica e construção docente
(2016-12-12)A escrita desta dissertação se materializou enquanto me construía em busca da experiência (LARROSA, 1994, 2003, 2014) com a docência em artes visuais. Imaginei-me casa, utilizando-me da metáfora trazida por Bachelard ... -
As funções docentes e o perfil institucional de professores das universidades privadas brasileiras: em busca de indicadores de qualidade
(2009-08-13)Este estudo é um desdobramento do Projeto Observatório da Educação RIES e inserese na Linha de Pesquisa 1: Formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa da Pós-graduação em Educação da UFSM. O trabalho ... -
“Futuro. Qual é o seu?” Um estudo sobre a relação ensino médio X PEIES a partir da fala docente em Santa Maria/RS
(2007-03-09)Este trabalho apresenta um estudo sobre a relação Ensino Médio versus PEIES Programa de Ingresso ao Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria UFSM, a partir da fala de professores do município de Santa ... -
Futuros professores e a organização o ensino: o clube de matemática como espaço de aprendizagem da docência
(2013-05-15)Esse trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e tem seu foco voltado a um espaço de discussão sobre a formação dos alunos do Curso de Pedagogia e Matemática da Universidade ... -
Futuros professores que ensinarão matemática: espaços formativos como desencadeadores de novos sentidos sobre a docência
(2020-10-08)Esta pesquisa, vinculada a linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem como objetivo compreender as ... -
Uma genealogia do ensino de química no Brasil
(2017)A presente dissertação tem como proposta investigar as forças que concorrem para o aparecimento da Química enquanto disciplina obrigatória para todo jovem brasileiro. Através de um panorama Genealógico (FOUCAULT, 1979), ... -
Uma genealogia do jovem usuário de crack: mídia, justiça, saúde, educação
(2009-11-06)Trata-se de uma genealogia do jovem usuário de crack na cidade de Santa Maria, RS. Neste sentido são problematizadas as noções com pretensões universalizantes que afetam o jovem que usa o crack. Busca-se, ainda, produzir ... -
“A gente não está preparado para ser professor”: efeitos discursivos da disciplina de libras nas licenciaturas da UFSM
(2020-11-27)Esta dissertação foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença, e teve como objetivo central ... -
Gestão democrática do ensino público: narrativas sobre a escolha do diretor e a constituição do conselho escolar na autonomia da escola
(2012-12-17)O presente trabalho traz uma reflexão sobre o início da Gestão Democrática do Ensino Público no Rio Grande do Sul, destacando o processo de constituição dos Conselhos Escolares e da escolha dos diretores das escolas ... -
A gestão escolar democrática em interlocução com a qualidade na educação infantil
(2014-07-10)A educação infantil se constitui como campo do conhecimento em construção, e nas últimas décadas, estudos, pesquisas científicas e políticas públicas tem enfatizado a importância desta etapa educativa. Deste modo, a presente ... -
O gesto crítico-performativo do/a artista docente em dança: investigações com artistas docentes de dança no estado do Rio Grande do Sul
(2022-08-17)Esse estudo apresenta reflexões do vocabulário que constitui e de-forma a ideia de um/a artista docente ou docente artista na dança. Para isso a dissertação compõe-se de duas partes principais, a primeira diz respeito ao ... -
Gestores educacionais para a educação inclusiva: arranjos e tramas na contemporaneidade
(2016-08-26)Nesta pesquisa, problematizei a circulação dos discursos que têm, na aliança entre a gestão educacional e a inclusão escolar, uma potente estratégia de produção na escola contemporânea. Para tanto, busquei dar conta da ... -
O gênero entre arenas e alianças: planos municipais de educação em municípios da região central do RS
(2023-12-15)Compreende-se que o sistema sexo/gênero refere-se ao que fora construído socialmente, de modo a fazer com que os sujeitos assumam um determinado papel e/ou performance com base no que se costumou chamar de sexo biológico. ... -
Gênero, sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos da pessoa com deficiência intelectual: a pesquisa intervenção como mediação na formação docente da Educação Especial
(2020-07-24)Esta dissertação de mestrado foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa – Educação Especial, Inclusão e Diferença e teve como objetivo investigar em que medida a oferta de uma Disciplina ... -
Governamento das famílias: a produção do aluno “problema” no discurso escolar
(2007-03-29)A presente Dissertação, Governamento das famílias: a produção do aluno problema no discurso escolar, insere-se no campo de estudos que pretendem desnaturalizar as relações estabelecidas entre a escola e a família - ... -
Grupo VocaPampa: narrativas sobre saberes profissionais de musicodocentes
(2021-11-04)Essa dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes – LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa em ...