Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 354-373 of 872
-
Família e educação: um olhar sobre as relações entre o especialista e a mãe/cuidadora especial
(2010-08-13)Este trabalho que ora se apresenta propõe uma aproximação com estudos de vertente pós-estruturalista, buscando lançar outros olhares a questões consideradas naturalizadas no campo social e cultural a respeito das relações ... -
Famílias que vivem na CEU/UFSM: crianças, mães e fragmentos de sua cotidianidade
(2020-10-23)Esta dissertação tem como temática o estudo sobre as infâncias e a produção de culturas infantis na cotidianidade a partir das relações estabelecidas entre crianças-jovens, crianças-adultos e crianças-crianças. Objetiva ... -
O fazer pedagógico do professor de Educação Especial/AEE no Instituto Federal Farroupilha: desafios da inclusão
(2017-07-12)A pesquisa intitulada “O Fazer Pedagógico do Professor de Educação Especial/AEE no Instituto Federal Farroupilha: desafios da inclusão” insere-se na Linha de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
O fazer-se professor em turmas multisseriadas na região de Santa Maria/RS: desenvolvimento profissional e saberes experenciais
(2016-07-27)Esta dissertação versa sobre o fazer-se professor em turmas multisseriadas, na região de Santa Maria, Rio Grande do Sul, tendo como objetivo investigar como se constitui o fazer-se professor em turmas multisseriadas, com ... -
Filhos de professores = profissão professor?
(2004-03-19)Esta pesquisa traz as indagações feitas no desenrolar da escrita da minha história de vida, bem como o seu relacionamento com as problemáticas da linha de pesquisa de formação de professores. Como aluna especial do ... -
Filosofia da educação a partir do diálogo entre analíticos e continentais
(2004-02-27)O presente trabalho procede a um estudo hermenêutico de diferentes tendências da Filosofia Contemporânea, mais especificamente das discussões entre a Filosofia Analítica e a Filosofia Continental, desenvolvendo manifestações ... -
Filosofia das imagens na escola: uma alternativa para filosofar com crianças
(2004-06-16)O estudo propõe a análise da relevância e viabilidade da inserção da Filosofia nas propostas educacionais, ao nível da educação básica, na busca do entendimento que se configura num processo emancipador pelo viés da ... -
Filosofia na escola: a constituição da disciplina a partir das práticas docentes
(2012-03-16)A questão sobre a possibilidade da atividade filosófica na escola uma instituição típica de nossa sociedade que carrega a responsabilidade de transmitir as formas de pensamento existentes em nossa cultura constitui ... -
A formação [vocal] do sujeito [contratenor]
(2015-07-16)A presente dissertação integra os trabalhos do grupo de pesquisa Floema Núcleo de estudos em estética e educação - e vincula-se à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) ... -
Formação continuada de professores e desenvolvimento institucional de escolas públicas: articulações, dificuldades e possibilidades
(2007-06-01)Compreender o desenvolvimento e o funcionamento dos Processos de Formação Continuada realizados em Escolas de Educação Básica (EEB) parece ser um investimento inadiável para que se possa avançar na melhoria da qualificação ... -
A formação continuada dos professores das escolas de educação básica da rede municipal de Alegrete/RS: um olhar sobre os processos de constituição da identidade profissional e docente
(2014-06-02)Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM/RS, teve como objetivo compreender os processos de constituição ... -
Formação continuada em música: reconstruindo conhecimentos musicais e pedagógico-musicais com professoras unidocentes
(2012-07-27)A presente pesquisa faz parte da linha Educação e Artes (LP4), do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM, e integra o grupo de pesquisa FAPEM: formação, ação e pesquisa em educação musical (CNPq). A formação musical ... -
A formação continuada na escola: treinar para reproduzir ou formar para transformar?
(2008-06-26)A presente Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de pesquisa Políticas Públicas e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Este estudo nasceu da ... -
A formação continuada na trajetória profissional de professores de Educação Física
(2008-03-27)Ao narrar nossa história de vida, temos a possibilidade de rever e repensar o processo de construção da nossa trajetória formativa, pessoal e profissional, enquanto professores. A partir da narrativa oral de três professoras ... -
Formação continuada no ensino superior: um estudo com professores que atuam em cursos de Educação Física
(2013-07-30)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) tendo como objetivo principal identificar as estratégias de formação continuada de profissionais de Educação ... -
Formação da identidade profissional de orientadores de estágio curricular pré-profissional: marcas de um possível coletivo
(2009-08-28)Esta pesquisa foi desenvolvida entre 2007 e 2009, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM/RS, vinculada ao Projeto de Pesquisa Dilemas e Perspectivas para a Inovação Educacional na Educação Básica e na ... -
A formação de futuros professores e o ensino de matemática: dos movimentos para a aprendizagem da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
(2018-07-25)A pesquisa aqui apresentada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional – LP1 em nível de mestrado tem como objetivo principal investigar ... -
Formação de futuros professores na organização do ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental: aprendendo a ser professor em um contexto específico envolvendo medidas
(2014-04-24)A partir dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade, da Atividade Orientadora de Ensino, assim como de autores que abordam a formação de professores que ensinam matemática, esta pesquisa ... -
A formação de professoras da educação rural sobre a violência
(2012-03-02)Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação vinculada a Linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1) do PPGE/UFSM. Através de um Estudo de Caso, buscou-se destacar ... -
A formação de professores de acordeom do Rio Grande do Sul: narrativas (auto)biográficas
(2015-08-25)Neste trabalho, procuro investigar caminhos formativos de professores de acordeom de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, por meio da análise de suas histórias de vida, contadas através de narrativas, tendo como objetivo ...