Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 737-756 of 873
-
O (re) conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida
(2005-03-23)Este trabalho apresenta uma metodologia de análise da vontade de potência de educadores mediante a narração de suas histórias de vida. Para tanto, foram entrevistados três educadores com larga experiência docente, deixando-os ... -
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
(2014-03-24)Este estudo teve como objetivo analisar a formação continuada dos professores de Educação Física de uma escola de Santa Maria (RS), identificando os saberes docentes por eles (re)construídos na sua prática pedagógica. ... -
A realidade do professor substituto nas universidades da região sul do Brasil: contribuições para a qualidade do trabalho docente
(2010-04-01)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa 1: Formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa da Pós-graduação em Educação da UFSM. O trabalho apresentado teve como propósito principal conhecer a realidade do ... -
Recepção e acolhimento de estudantes beneficiários do programa de ações afirmativas (inclusão social e racial) na Universidade Federal de Santa Maria-RS
(2019-07-25)A presente Dissertação tem como problema norteador da pesquisa a seguinte problemática: Em que medida a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está preparada para receber e acolher os estudantes originários dessas ... -
Recompondo a composição: narrativa (auto)biográfica sobre metodologias utilizadas nas aulas de composição oferecidas na banda de música da ala 4
(2022-02-18)Vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes e ao grupo de pesquisa do NarraMus, este estudo investigou o processo de composição e arranjo com os participantes do grupo de estudos em composição e arranjo musical oferecido ... -
Rede de atendimento na interface das políticas sociais básicas para as famílias na Vila Sul em Caçapava do Sul, RS
(2019-01-31)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A questão de pesquisa foi: “de que maneira as famílias ... -
Reescrevendo novos horizontes e possibilidades para a educação infantil a partir do amar e brincar
(2020-07-07)O estudo e percepções que se apresenta está vinculado à linha de pesquisa, Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria –(UFSM), cujo objetivo principal é o de investigar a ... -
A reforma do ensino médio: (des)caminhos da educação brasileira educação
(2021-07-29)Este trabalho teve como objeto de estudo a “nova” reforma do ensino médio, examinando o contexto de desenvolvimento da proposta, assim como seu conteúdo político-pedagógico. Como metodologia foram adotados os fundamentos ... -
O regime de progressão continuada e as implicações na organização escolar em escolas da Rede Estadual de Ensino do município de Santa Maria/RS
(2006-08-31)O presente estudo teve por objetivo analisar o regime de progressão continuada (RPC), identificando e compreendendo suas implicações na organização escolar a partir de falas de professores. Esta política educacional foi ... -
A relação avós-netos e o resgate do mundo vivido em vinculação com a literatura infantil. Repercussões na prática pedagógica.
(2004-04-19)Este trabalho insere-se na linha de pesquisa de práticas educativas nas instituições, tendo como área de concentração a Educação. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo e o estudo embasa-se na fenomenologia. ... -
A relação corpo-voz na docência: um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
(2007-06-29)Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM) O objetivo da pesquisa foi investigar a relação corpo-voz na docência das ... -
A relação pedagógica e o enfrentamento dos conflitos e das violências na escola
(2012-03-19)O presente trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria. Esta investigação, cujo tema é a ... -
A relação pedagógica em sala de aula: um estudo sobre o fracasso escolar e a construção da autonomia
(2010-08-16)Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. O presente estudo insere-se ao Grupo de Pesquisa ... -
A relação pedagógica na prática escolar de educação física, seus condicionantes e suas implicações na construção da autonomia moral dos discentes do ensino fundamental
(2013-07-23)A presente pesquisa de mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria. O tema deste estudo é ... -
As relações com o saber/aprender dos jovens do ensino médio em situação de abandono escolar
(2015-08-28)Buscar compreender o jovem em situação de abandono, dando voz a ele, significa levar em consideração um sujeito que se relaciona com o mundo, que possui uma história que é, ao mesmo tempo, singular e coletiva; um sujeito ... -
Relações entre a professora de música e os alunos-presidiários: um estudo de caso etnográfico em Santa Maria-RS
(2009-08-19)Este trabalho refere-se ao processo pedagógico-musical como um fato social total nas aulas de música que se desenvolvem na Escola/Núcleo Julieta Ballestro localizada no Presídio Regional de Santa Maria RS/ Brasil. Tendo ... -
Relações entre família e escola: a parceria colaborativa no apoio à escolarização de alunos com autismo
(2021-04-08)O autismo caracteriza-se como uma síndrome comportamental que apresenta comprometimentos na área da interação social e da linguagem/comunicação, além da presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. Nesse sentido, ... -
Relações familiares e a escolarização de irmãos adolescentes de pessoas com TEA
(2015-10-26)Conforme a literatura, as influências de possuir um irmão com TEA na família pode trazer implicações tanto positivas quanto negativas para as relações fraternas. Os estudos revisados apontam, entre outros, que irmãos ... -
Relações interpessoais e a perspectiva da educação inclusiva
(2023-07-12)A presente pesquisa de Mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de PósGraduação em Educação - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inserida na linha de pesquisa “Educação Especial, Inclusão e Diferença”. ... -
Relatos autobiográficos de uma professora atuante em uma escola rural: sentidos e significados à leitura
(2013-03-22)Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação vinculada à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade ...