xmlui.ArtifactBrowser.ConfigurableBrowse.title.metadata.advisor
Mostrando ítems 1-13 de 13
-
O berçário como contexto das DCNEI Nº 5/2009 e a prática pedagógica com bebês: um estudo em uma EMEI de Santa Maria/RS
(2013-06-28)A dissertação ora apresentada teve como objetivo geral investigar a relação entre as práticas pedagógicas da professora de berçário de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Santa Maria/RS e as proposições das ... -
O que as crianças da pré-escola revelam acerca das práticas pedagógicas que experienciam no contexto de uma escola de educação infantil
(2017-01-04)Considerando o contexto atual das Políticas Nacionais para a Educação e, mais especificamente, as que têm suscitado maior visibilidade à Educação Infantil, como a Lei nº 12.796 de 2013, que altera a Lei 9.394 de 1996, que ... -
O protagonismo das crianças nas práticas educativas da educação infantil: investigando com as crianças da pré-escola
(2014-04-04)Nas últimas décadas, os estudos voltados à infância e à Educação Infantil têm enfatizado a necessidade e a relevância da participação ativa das crianças, tanto nas pesquisas como nas demais práticas sociais das quais fazem ... -
A gestão escolar democrática em interlocução com a qualidade na educação infantil
(2014-07-10)A educação infantil se constitui como campo do conhecimento em construção, e nas últimas décadas, estudos, pesquisas científicas e políticas públicas tem enfatizado a importância desta etapa educativa. Deste modo, a presente ... -
Educação infantil na escola do campo: o que as crianças no sinalizam sobre este contexto
(2013-05-09)O presente texto apresenta os resultados da Pesquisa de Mestrado Educação infantil na escola do campo: o que as crianças nos sinalizam sobre este contexto, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado em ... -
Os elementos da organização da ação pedagógica na educação infantil: a criança na atividade docente
(2012-08-31)Esta dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas (LP2). O ... -
Avaliação na educação infantil a documentação pedagógica e as práticas docentes no contexto dos direitos das crianças
(2015-08-26)Atualmente, a Educação Infantil vem se destacando cada vez mais no cenário educacional e político, consolidando-se como um profícuo campo investigativo, e trazendo à pauta inúmeras questões que revelam a sua potencialidade. ... -
Inclusão digital na educação infantil: culturas infantis nas culturas contemporâneas
(2016-08-30)O avanço tecnológico dos últimos anos tem provocado uma profunda inquietação social referente à inclusão da cultura digital. Neste sentido, a escola, enquanto promotora social do desenvolvimento humano, não poderá negar ... -
Tempo de quê?: as percepções das crianças sobre o tempo escolar na transição da educação infantil para os anos iniciais
(2016-01-13)Esta pesquisa está vinculada ao Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Práticas Escolares e Políticas Publicas (LP2) e ao Grupo de ... -
“Quem vai? Quem fica? E o que vamos fazer lá?” Interlocuções sobre a educação infantil e o programa proinfância em um município da região central do RS
(2014-07-11)A dissertação desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, tem sua centralidade na ... -
A trajetória da educação infantil na UFSM: 23 anos de história do Ipê Amarelo
(2012-04-26)Este estudo procurou compreender a história da constituição e desenvolvimento do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo na Universidade Federal de Santa Maria, buscando elementos de sua história recente, para, a partir ... -
O espaço e o currículo: conexões e diálogos sobre as práticas pedagógicas no cotidiano da educação infantil
(2011-06-03)Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre espaço e currículo da Educação Infantil. Tem como fundamento as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (aprovadas pelo CNE/CEB nº 20/09 e ... -
As especificidades das práticas educativas na creche: o que as crianças expressam em suas vivências na educação infantil?
(2015-08-25)Esta dissertação tem como objetivo geral compreender as especificidades das práticas educativas com bebês e crianças pequenas a partir do que eles expressam por meio de diferentes linguagens, tendo em vista os apontamentos ...