Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Educação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 112
-
Memórias e saberes nas narrativas de ex-seminaristas da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (1970-1980)
(2002-06-11)Este trabalho apresenta os estudos realizados sobre as práticas educativas desenvolvidas nos seminários menores da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, localizados nos municípios de Criciumal (RS), Corupá ... -
As representações de educação física dos professores nas práticas de movimento dos alunos de séries iniciais do ensino fundamental
(2004-03-04)O presente estudo, uma investigação de natureza qualitativa, tematiza a Educação Física nas séries iniciais. Trata-se de uma pesquisa realizada em três escolas: uma da rede municipal, uma da rede estadual e uma da rede ... -
A representação social de corpo pelos professores do curso de Fisioterapia da UFSM
(2002-12-19)Este estudo se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas nas Instituições e se integra no núcleo temático Produção e Conhecimento em Educação Especial. Consiste em uma pesquisa de cunho qualitativo de abordagem ... -
A produção de identidades profissionais no cenário musical de Santa Maria
(2012-04-05)Esta pesquisa analisou os processos de produção de identidades e subjetividades do músico profissional santa-mariense, questionando os discursos e as redes de significação que são produzidos no e para o cenário musical ... -
As representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento
(2005-04-08)Esta dissertação visa investigar as Representações Sociais dos professores da rede pública estadual de Santa Maria/RS acerca da inclusão de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento (psicose e autismo), buscando ... -
Palavras geradoras como tema para o design de estamparia para tapetes: um estudo com mulheres da Vila Cerrito
(2004-09-05)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa prática de ensino na sub-área Educação e Arte, deu-se pelo interesse em aprender e desenvolver práticas de ensino na educação de adultos em ambiente não-formal, contribuindo ... -
Mulher e o mundo do trabalho: histórias de vida de estudantes no Programa Nacional Mulheres Mil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins IFTO
(2015-07-30)A presente dissertação teve a finalidade de estudar a história de vida de mulheres participantes em cursos de qualificação profissional, ofertados nos campi: Palmas e Porto Nacional, do Instituto Federal de Educação, ... -
O resgate da motivação do aluno: desafios para os professores de língua inglesa
(2002-08)Não foi possível inserir o resumo. -
Educação ambiental: ações compartilhadas na escola e na comunidade
(2002-05-27)As atividades aqui relatadas estão conectadas a uma proposta de Educação Ambiental (EA) respaldada teórica e metodologicamente na investigação-ação emancipatória e na concepção Freireana. Na proposta da investigação-ação ... -
Inglês, língua materna e informática na educação infantil: um esforço pela didática interdisciplinar
(2002-05-31)O trabalho investiga as estratégias ao integrar três áreas do conhecimento - língua inglesa, língua materna e informática, na Educação Infantil, no sentido de melhorar as habilidades lingüísticas das crianças multicognoscentes. ... -
Educação lúdica: uma mediação ao processo de desenvolvimento infantil
(2002-10-09)Educação lúdica: uma mediação ao processo de desenvolvimento infantil, é um estudo sobre as teorias que atualmente têm desvendado e identificado as interações do processo educativo como princípio de mediação entre os ... -
A internet e a competência comunicativa na pós-alfabetização
(2002-04-29)O trabalho investiga o aprimoramento da competência de leitura e produção textual de crianças de uma 2ª série do ensino fundamental do Colégio Centenário - Escola de Ensino Fundamental e Médio, situado no município de ... -
A estimulação da consciência fonológica e sua repercussão no processo de aprendizagem da lecto-escrita
(2006-03-01)Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender a repercussão no desempenho da lecto-escrita de crianças que realizaram e que não realizaram um programa de estimulação pré-alfabética metafonológica na Educação ... -
"Escola aberta para a cidadania": o desafio da educação e as experiências do Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso - Santa Maria/RS
(2010-04-13)Este trabalho apresenta um estudo sobre educação e cidadania e a relação estabelecida a partir das práticas escolares para a construção de uma escola promotora de vivências cidadãs, que possibilitem a formação de cidadãos. ... -
Aplicativo de apoio e qualidade de vida: percepção do usuário colostomizado
(2002)Programas educacionais têm sido amplamente utilizados para ajudar grupos de pacientes. A dificuldade na aceitação deste tipo de ferramenta não é completamente conhecido. O propósito deste estudo foi de avaliar a influência ... -
Educação Física no ensino médio: um estudo de caso numa escola técnica
(2008-03-27)Há, nas aulas de educação física do Colégio Técnico Industrial (CTISM), um histórico de aumento no número de faltas dos alunos da primeira para a terceira série do ensino médio. O objetivo desta pesquisa consistiu em ... -
A formação continuada na trajetória profissional de professores de Educação Física
(2008-03-27)Ao narrar nossa história de vida, temos a possibilidade de rever e repensar o processo de construção da nossa trajetória formativa, pessoal e profissional, enquanto professores. A partir da narrativa oral de três professoras ... -
Formação profissional para a atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo
(2015-08-31)O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma síndrome comportamental cujos sinais indicativos são percebidos já nos primeiros anos da infância. Considerando o desenvolvimento como sensível de modo especial às primeiras ... -
Ludicidade e imaginário ... ... suas diversas possibilidades de interlocução para repensar a formação de professores
(2004-10-08)Este estudo contempla questões que dizem respeito ao imaginário, a ludicidade e à formação de professores, compreendidos como pilares para a educação de um grupo social. Pretendemos defender o valor educativo do lúdico na ... -
Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos
(2006-03-24)O presente trabalho teve como problema de pesquisa o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de graduação ...