Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Família"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
A comunicação casa escola no contexto da inclusão de pessoas com TEA
(2016-03-22)O trabalho investiga como ocorre a comunicação entre escola e família no contexto do TEA. Desta forma apresenta uma breve revisão de literatura sobre a inclusão educacional escolar, com destaque para os aspectos históricos, ... -
Relações entre família e escola: a parceria colaborativa no apoio à escolarização de alunos com autismo
(2021-04-08)O autismo caracteriza-se como uma síndrome comportamental que apresenta comprometimentos na área da interação social e da linguagem/comunicação, além da presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. Nesse sentido, ... -
A escolarização de alunos com deficiência mental incluídos nas séries finais do ensino fundamental: um estudo das expectativas das famílias
(2008-03-26)A presente dissertação traz como tema A escolarização de alunos com deficiência mental incluídos nas séries finais do ensino fundamental: um estudo das expectativas das famílias . Participaram da pesquisa quatro famílias ... -
A intervenção precoce e o processo de inclusão educacional na educação infantil: ações e concepções de professores de educação especial
(2021-02-05)A referida pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação Especial, inclusão e diferença e vinculada ao Grupo de Estudos ... -
Expectativas da família em relação à escolarização do seu filho com altas habilidades
(2009-11-23)A presente dissertação, desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação Especial , traz como tema expectativas familiares de alunos superdotados e como objetivo geral, no meu querer investigativo, verificar essas expectativas ... -
Vínculo afetivo entre mãe-filho: limites e possibilidades do desenvolvimento da autonomia dos estudantes com deficiência na Educaçâo Superior
(2017-07-11)No contexto familiar, a descoberta da deficiência de um filho, pode ocasionar uma vivência traumática, alterando a dinâmica familiar e consecutivamente afetando todos os seus integrantes. A partir do diagnóstico, a família ... -
Governamento das famílias: a produção do aluno “problema” no discurso escolar
(2007-03-29)A presente Dissertação, Governamento das famílias: a produção do aluno problema no discurso escolar, insere-se no campo de estudos que pretendem desnaturalizar as relações estabelecidas entre a escola e a família - ... -
O processo dialógico entre família e escola: limites e possibilidades para a auto(trans)formação permanente com professoras
(2016-08-09)A presente Dissertação de Mestrado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional na Universidade Federal de Santa Maria (RS). Constituiu-se como possibilidade de inserção ...