Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Filosofia"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
Um estudo sobre as necessidades formativas dos professores de Filosofia na rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria
(2007-06-26)Esta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Nosso objetivo foi verificar quais são ... -
Educação estética e razão comunicativa: um outro da razão ou uma outra racionalidade?
(2007-04-12)O trabalho consiste numa análise bibliográfica e fílmica, que visa um exercício de hermenêutica reconstrutiva das Cartas para uma Educação Estética do Ser Humano, de Schiller, em sua conexão com a racionalidade comunicativa ... -
Idéias para a reconstrução do programa de filosofia para crianças
(2003-06-11)A presente dissertação visa a discutir a proposta de Filosofia para Crianças do professor norte-americano Matthew Lipman. O objetivo principal é o de repensar os ditames da racionalidade, a partir de uma visão filosófico ... -
A base nacional comum curricular do ensino médio: implicações para o ensino da filosofia
(2021-09-10)Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, e integra a Linha de Pesquisa 2 deste programa: ... -
Ensino de filosofia: problematizando práticas no ensino médio
(2010-08-27)Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Insere-se, ... -
Formação inicial de professores de filosofia: um estudo sobre sua situação e perspectivas
(2004-12-17)Este trabalho apresenta um estudo sobre a formação inicial do professore de Filosofia, introduzindo uma análise de modelo de formação anterior às Diretrizes Curriculares e as Diretrizes dos Cursos de Filosofia, com o intuito ... -
A docência no programa de Lipman: uma crítica a partir da hermenêutica
(2005-07-14)O presente trabalho busca aprofundar a discussão em torno da docência no Programa de Lipman e sua relação com a formação do profissional da educação mais crítico, reflexivo, liberto de concepções puramente cientificistas. ... -
Professoras de uma escola inclusiva - uma análise da relação entre a concepção de pessoa e a postura tolerante
(2004-04-05)A presente pesquisa objetiva investigar a relação entre o conceito de pessoa e a construção de uma conduta tolerante, a partir das concepções de quatro professoras que atuam no ensino fundamental de uma escola pública, ... -
Perspectivas para a formação docente diante do prisma da filosofia pósmetafísica de Habermas
(2009-11-17)A pesquisa consiste numa abordagem bibliográfica que visa ao exercício da hermenêutica crítica na teoria da ação comunicativa em Jürgen Habermas. A proposta de análise interpretativa pode reconstruir os pressupostos acerca ... -
Ensino de filosofia e as TIC: reflexões a partir de experiências do PIBID.Filosofia da UFSM
(2014-03-13)A questão relativa ao ensino de filosofia e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), aparece nos últimos anos como umas das preocupações dos professores e pesquisadores da área do ensino de filosofia. Esta ... -
Avaliação em filosofia: um estudo sobre concepções e práticas de professores
(2018-08-29)O tema “Avaliação em filosofia” percorreu diversos momentos da minha trajetória acadêmica e, em vista da sua relevância para o ensino de filosofia, motivou esta pesquisa de mestrado. O referido estudo foi desenvolvido ... -
Subjetividade, verdade e a problematização ética da docência em Filosofia na contemporaneidade
(2013-05-15)A partir da análise dos estudos realizados por Michel Foucault sobre o processo histórico de ressignificação da relação entre subjetividade e verdade, a presente pesquisa analisa as possíveis implicações da requalificação ... -
A formação dos sentidos do ver a partir da percepção de Las Meninas
(2008-03-25)O estudo consiste na realização de um percurso interpretativo pela obra Las Meninas, de Velásquez, e a releitura de Waltércio Caldas intitulada Los Velásquez. Busca-se debater as contribuições de uma educação nos sentidos ... -
Saberes do professor de filosofia no nível médio
(2005-07-07)A luta pela obrigatoriedade da filosofia no ensino médio, que vem desde os anos 80, trilhou um caminho em que as discussões sobre o tema não colocavam como pauta importante as questões micro que envolvem a discussão sobre ...