Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Schmidt, Carlo"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
A comunicação casa escola no contexto da inclusão de pessoas com TEA
(2016-03-22)O trabalho investiga como ocorre a comunicação entre escola e família no contexto do TEA. Desta forma apresenta uma breve revisão de literatura sobre a inclusão educacional escolar, com destaque para os aspectos históricos, ... -
Formação profissional para a atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo
(2015-08-31)O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma síndrome comportamental cujos sinais indicativos são percebidos já nos primeiros anos da infância. Considerando o desenvolvimento como sensível de modo especial às primeiras ... -
Relações entre família e escola: a parceria colaborativa no apoio à escolarização de alunos com autismo
(2021-04-08)O autismo caracteriza-se como uma síndrome comportamental que apresenta comprometimentos na área da interação social e da linguagem/comunicação, além da presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. Nesse sentido, ... -
Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo
(2016-10-04)O Plano Educacional Individualizado (PEI) é descrito como instrumento útil na inclusão de alunos com Necessidade Educacional Especial (NEE) e amplamente difundido em alguns países da Europa e América, como os Estados Unidos. ... -
Escolarização de crianças com transtorno do espectro autista: a concepção do educador numa perspectiva inclusiva
(2016-03-22)A inclusão educacional escolar de crianças e jovens com Transtornos do Espectro Autista (TEA) vem se mostrando um desafio a todos os envolvidos no processo educativo. Os educadores que atuam nesse contexto necessitam ... -
Elaboração e validação de um plano de avaliação para alunos com autismo
(2018-08-14)O processo de avaliação de alunos com autismo, desde 2008, representa um desafio para os professores de educação especial. Na esfera do Atendimento Educacional Especializado (AEE) esse fato também é evidente e simboliza ... -
O papel dos monitores no contexto do TEA: uma análise nas escolas municipais da cidade de Santa Maria
(2023-12-20)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a área social, de comunicação e comportamental, impactando nas relações sociais do indivíduo. Para o atendimento a esse ... -
A inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo na perspectiva de seus professores: estudo de caso em quatro escolas do município de Santa Maria/RS
(2014-01-06)Este trabalho investiga a inclusão educacional escolar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no município de Santa Maria, RS. A inclusão será analisada a partir dequatro indicadores: presença, participação, ... -
Experiências de bullying escolar de estudantes com transtorno do espectro autista
(2021-12-15)O termo bullying tem sido descrito como comportamento agressivo que envolve três critérios fundamentais: repetição (as agressões são sistemáticas), intencionalidade e desequilíbrio/desigualdade de poder entre agressor e ... -
Intervenção precoce: programa de leitura para crianças com e sem autismo
(2021-07-09)A literatura científica revela os efeitos promissores da Leitura Dialógica (LD) na compreensão leitora de crianças com desenvolvimento típico e atípico. Estudos apontam, ainda, a efetividade em envolver os cuidadores ... -
Intervenção centrada na família: influência nas habilidades comunicativas e interativas da criança com transtorno do espectro autista e no empoderamento parental
(2016-06-22)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas dimensões sociocomunicativas e comportamentais, as quais se manifestam ainda precocemente no desenvolvimento infantil. Quanto antes for realizado o ... -
Autismo e educação musical: uma proposta de formação de professores
(2018-08-06)A literatura tem destacado a carência de conhecimento de educadores musicais acerca dos sinais de alerta para o autismo, o que é preocupante tendo em vista seu papel relevante enquanto docentes na educação infantil, etapa ... -
Relações familiares e a escolarização de irmãos adolescentes de pessoas com TEA
(2015-10-26)Conforme a literatura, as influências de possuir um irmão com TEA na família pode trazer implicações tanto positivas quanto negativas para as relações fraternas. Os estudos revisados apontam, entre outros, que irmãos ... -
Práticas baseadas em evidências na rede regular de ensino do estado de Santa Catarina: uma aproximação a partir dos saberes dos professores e de práticas com evidência de efetividade
(2022-11-30)A literatura sobre inclusão educacional de estudantes com autismo vem mostrando que os professores ainda desconhecem o transtorno, o que repercute em práticas pedagógicas pouco efetivas. Por outro lado, algumas práticas ... -
Envolvimento parental no contexto da educação infantil e séries iniciais de alunos com autismo
(2014-01-06)O objetivo deste estudo foi investigar as práticas de envolvimento parental das escolas para com as mães cujos filhos têm autismo. Observa-se uma escassez de estudos nacionais sobre o tema, mesmo que documentos oficiais ...