Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Veiga, Adriana Moreira da Rocha"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
Caminhos da docência no Instituto Federal Farroupilha: da formação aos primeiros anos da carreira na educação profissional e tecnológica
(2014-01-31)Este estudo tem como tema caminhos da docência no instituto federal farroupilha: da formação aos primeiros anos da carreira na educação profissional e tecnológica, encontrando-se vinculado à Linha de Pesquisa: Formação, ... -
Entre o presencial e o virtual: movimentos em direção a novos saberes da docência superior
(2013-03-25)Este estudo, realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem por objetivo geral ... -
Constituição de comunidade: [im] possibilidades no percurso formativo em educação a distância - EaD
(2013-03-26)O conceito de comunidade é amplo e apresenta diferentes dimensões históricas, sociais e culturais que repercutem no cenário educacional e nas trajetórias de formação docente contemporâneas, especialmente na modalidade de ... -
Vivenciar aprendendo: contribuições da pedagogia Waldorf à formação do pedagogo no século XXI
(2017-08-30)Esta dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Linha de Pesquisa 1 (LP1) - Formação, saberes e desenvolvimento profissional, tem como tema ... -
Formação inicial de professores com enfoque no sistema Blended Learning em ambiente virtual de aprendizagem
(2019-07-26)Esta Dissertação de Mestrado vincula-se à Linha de pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional” - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao Grupo de ... -
A ambiência pedagógica digital: aprendizagem da docência e coreografias didáticas digitais na educação básica
(2016-03-04)Esta dissertação insere-se na LP1 - linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo geral compreender ... -
Pedagogos em (trans) formação: do estágio supervisionado à fase inicial da carreira docente
(2014-04-22)Este estudo, realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem como tema a transição do ... -
Auto(trans)formação do pedagogo na cultura de convergência digital: novos processos a partir da epistemologia dialógico-afetiva
(2015-11-05)Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, tem como temática central a auto(trans)formação do pedagogo na cultura ... -
Cyberbullying e ambiência escolar: os adolescentes e seus professores convivendo na cultura digital
(2014-04-14)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como tema central a ... -
Os conflitos violentos de bullying na escola e seus entrelaçamentos com a justiça restaurativa
(2013-05-15)A presente dissertação, pré-requisito para a conclusão do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, está vinculada a linha de pesquisa: Práticas Escolares ... -
A cultura digital na formação inicial de professores da educação básica nas licenciaturas da UFSM
(2017-08-04)Esta dissertação de mestrado decorre de estudo realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Formação de professores em tecnologias educacionais: contributo para um modelo de formação continuada na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte
(2023-08-21)A formação continuada de professores desempenha um relevante contributo na qualidade da educação e perante as mudanças ocorridas na sociedade, nas escolas, tornar-se essencial preparar os professores da educação básica ... -
Formação de professores de matemática: entre os saberes da docência e a práxis educativa
(2015-08-03)Esta dissertação foi desenvolvida no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como ... -
Ser docente na gestão e ser gestor na docência: um olhar sobre a iniciação à carreira no contexto universitário
(2015-12-09)O presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Teve como temática central a docência e a gestão no início da carreira ... -
A não neutralidade na perspectiva educacional ciência-tecnologia-sociedade
(2012-01-27)A origem do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), com repercussões na Educação em Ciências, está associada ao questionamento da suposta neutralidade da Ciência-Tecnologia (CT). Na Educação em Ciências, ... -
A trajetória de formação dos professores da licenciatura em computação do Instituto Federal do Tocantins
(2015-03-31)O presente trabalho discute a trajetória de formação dos professores atuantes no Curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Tocantins, tomando como delimitação três professores do Campus Porto Nacional. ... -
Atuação do assistente social no Sistema Municipal de Educação: contribuições para ações socioeducacionais
(2019-07-30)Esta dissertação inscreve-se no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE, Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa 1, “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional”, da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM – ... -
Ambiência [trans] formativa na educação superior: processos de resiliência no início da carreira docente
(2014-03-20)A presente dissertação tem como temática central os anos iniciais da docência na Educação Superior no âmbito da formação de professores, ou seja, os protagonistas da investigação são professores principiantes na docência ... -
O escudo de Perseu a refletir a imagem de Medusa: o processo formativo autopoiético em narrativas autobiográficas de estudantes de Pedagogia
(2014-04-24)Esta dissertação de mestrado versa sobre o processo formativo autopoiético de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), os quais foram os sujeitos pesquisados deste estudo. O objetivo ...