Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 53-72 of 192
-
Educação alimentar nutricional da escola
(2019-05-31)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, na temática: Educação, saúde, acessibilidade e inclusão. Aborda a ... -
A educação do campo em Caçapava do Sul: experiências que se produzem na historicidade
(2022-02-24)Esta Dissertação de Mestrado está vinculada ao PPPG (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional), na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2). A mesma tem inserção no Grupo ... -
Educação escolar de pessoas com deficiência visual: a prática docente em evidência
(2020-06-25)Esse estudo, é vinculado ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa de Gestão Pedagógica e Contextos ... -
A educação infantil (4 e 5 anos de idade) no contexto das escolas de ensino fundamental do município de São Pedro do Sul/RS: estão sendo garantidos os direitos da criança nessa primeira etapa da educação básica?
(2022-02-22)Esta dissertação de mestrado inseriu-se na linha de pesquisa LP1: Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa ... -
Educação infantil no município de Cachoeira do Sul/RS: impasses e perspectivas na formação de professores
(2018-08-29)Este estudo teve como objetivo conhecer as políticas públicas de oferta formação de professores de educação infantil do município de Cachoeira do Sul/RS. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, em que a ... -
Egressas do curso de Pedagogia UAB/UFSM: os desafios da iniciação na carreira docente
(2020-12-01)Este estudo investiga os desafios de professoras iniciantes, egressas do curso de Pedagogia UAB/UFSM, ao inserir-se na carreira docente. Vincula-se ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas ... -
Elementos [re]construtivos do círculo da paz em contexto escolar
(2018-12-18)Esta dissertação de mestrado insere-se no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha de pesquisa 2 – Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
O ensino colaborativo como propulsor para o processo de identificação de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação
(2023-12-19)Um dos desafios da escola é uma efetiva inclusão de todos os estudantes, e o ensino colaborativo surge como uma prática facilitadora deste processo. Desta forma, a questão que conduz esta pesquisa é como o ensino ... -
Era uma vez o ateliê: uma travessia pelos contos infantis
(2020-10-27)A presente Dissertação de Mestrado Profissional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), propõe o tema “Era uma vez o Ateliê: Uma ... -
Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança em Agudo/RS: processos de documentação pedagógica na creche
(2022-02-23)A presente pesquisa investigou quais vivências possibilitam observar processos democráticos potencializadores da prática pedagógica na escola da infância, a partir da documentação produzida nos últimos 5 anos na Educação ... -
A escuta das crianças na educação infantil: narrativas de uma professora em tempos de pandemia
(2022-02-18)Esta pesquisa, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Mestrado Profissional, demonstra como é construída a relação professora, criança e conhecimento e suas possibilidades no ... -
Espaços de (auto)formação no contexto escolar inclusivo
(2022-08-19)Esta pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, teve como objetivo conhecer como podem ocorrer processos ... -
Espaços e tempos na educação infantil: quando os retalhos se unem
(2018-08-27)Esta dissertação tem por tema espaços e tempos na Educação Infantil. Está vinculada à linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional ... -
Estágios não obrigatórios na educação infantil: processos formativos de acadêmicas dos cursos de Pedagogia/UFSM
(2022-02-22)Este estudo está vinculado ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e tem como objetivo principal entender como os estágios não ... -
Evasão discente em cursos de graduação do Campus Itaqui da Unipampa: análise das causas e propostas de ações
(2018-08-08)Esta dissertação de mestrado integra a Linha de Pesquisa 1- Políticas e gestão da educação básica e superior, do Curso de Mestrado Profissional integrante do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão ... -
Experiência e pesquisa: racismo, relações de poder, educação e arte
(2017-09-01)A pesquisa propôs problematizar pedagogicamente o racismo e as relações de poder a partir das práticas discursivas no espaço das aulas de artes, trabalhando com estudantes de uma turma de 9º ano do ensino fundamental da ... -
Experiências e compreensões da docência com professoras de educação infantil pública de Santa Maria/RS
(2022-01-19)Este estudo está vinculado ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e tem como objetivo principal investigar a respeito das ... -
Formação continuada de conselheiros e técnicos municipais de educação: processos auto/trans/formativos compartilhados
(2018-08-08)Esta pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – UFSM, e se refere a formação continuada de ... -
A formação continuada de professoras e suas implicações na qualidade da prática pedagógica da educação infantil: um estudo em uma escola da rede municipal na rede municipal de Santa Maria/RS de 2016 a 2020
(2021-06-16)Esta pesquisa, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), linha ... -
Formação continuada de professores (as) da educação infantil da rede municipal de ensino de Alegrete/RS: perspectivas da qualidade das práticas pedagógicas
(2022-12-14)Neste projeto, desenvolvido na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), ...