Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por licença "Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International"
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Trabalho docente e aprendizagem no ensino médio em uma escola pública no interior do RS
(2019-08-23)Buscamos com esta pesquisa compreender como professores organizam e desenvolvem seu trabalho, diante das condições encontradas nos contextos reais, para efetivar a aprendizagem dos alunos em uma escola da Rede Escolar ... -
Construção colaborativa de pareceres descritivos nos anos iniciais do ensino fundamental
(2017-08-29)Esta pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, e propôs um estudo acerca da avaliação da ... -
Formação continuada de professores da educação básica em contextos integrados: entre a universidade e a escola
(2019-08-16)O presente estudo busca pesquisar os movimentos de uma Comunidade Crítica Reflexiva de professores, a fim de verificar a viabilidade metodológica desta organização como potencializadora dos processos colaborativos de ... -
A organização do trabalho pedagógico: avaliações externas no bloco de alfabetização
(2019-10-17)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa nº 2 (LP 2), Gestão pedagógica e contextos educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e ... -
Círculos dialógicos em contexto educacional militar: políticas curriculares e suas articulações com a língua inglesa no ensino médio
(2018-07-10)O presente trabalho possui como temática central a relação entre as políticas curriculares e a língua inglesa (LI) no ensino médio. A pesquisa apresenta como objetivo geral, compreender a produção de sentidos na relação ... -
Desempenho acadêmico no ensino superior: uma análise contextual
(2017-08-22)Na última década efetivou-se no Brasil um conjunto de políticas públicas de ampliação do acesso ao Ensino Superior que culminaram com o aumento significativo de vagas em instituições públicas e privadas atingindo um público ... -
Políticas públicas e ensino remoto na alfabetização: uma proposta de curadoria de conteúdos para o município de Santa Maria
(2022-03-09)A presente dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), articula-se às pesquisas ... -
Políticas públicas e gestão educacional: distorção idade/ano na rede pública de educação no município de Santa Maria/RS
(2022-02-23)Esta pesquisa de Mestrado Profissional advém do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Tem por objetivo geral compreender as Políticas Públicas ... -
Política pública de assistência estudantil: acesso e permanência na casa do estudante universitário da UFSM
(2023-11-23)A pesquisa ora proposta foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (PPPG/UFSM) na linha de pesquisa LP1: Políticas e gestão da ... -
Plano de ações articuladas na gestão da educação de municípios pertencentes à associação dos municípios da zona da produção (AMZOP) - RS
(2018-11-19)Esta pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional foi desenvolvida na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação, e se refere à Gestão da Educação Municipal ... -
Sistema de avaliação da educação superior: (in)congruências e repercurssões nas insituições de ensino superior privadas
(2018-08-30)Esta temática habita o universo pedagógico de uma parcela significativa de gestores e professores da educação superior. Na vida acadêmica, a quem se dedica a ela, certamente, no passado ou muito em breve, será levado a ... -
(Pós) ensino remoto: os recursos tecnológicos digitais nos processos de escolarização
(2023-10-30)Esta dissertação vincula-se ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI) e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ... -
A gestão pedagógica escolar e a interconexão com outros contextos educativos
(2023-10-09)Esta dissertação está ligada à linha de Pesquisa 2 (LP2), Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O ... -
Saberes docentes de professores alfabetizadores: domínios para autoavaliação docente
(2023-01-27)Este estudo vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa LP2: Gestão Pedagógica e contextos educativos, a partir do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa Práticas ... -
A política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva: artefato digital como possibilidade de desenvolvimento da identidade e da cultura da pessoa surda gaúcha
(2022-11-09)As Políticas Públicas voltadas a Educação Inclusiva representam um avanço civilizatório quando o assunto é garantia de direitos e cidadania das pessoas com deficiência. O presente estudo tem como tema central as Políticas ... -
Formação docente em cursos de licenciatura da UFSM: sobre políticas curriculares e discussões de gênero e de sexualidades
(2021-07-02)A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPGE) - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria na linha de pesquisa “Políticas e Gestão ... -
A visibilidade das infâncias na escola: agenda de acolhimento em contextos de vulnerabilidade social
(2023-02-08)Este estudo dissertativo vincula-se ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, a Linha de Pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Aborda a ... -
Parâmetros para a qualificação da formação permanente de professores que atuam na educação infantil
(2023-02-03)Esta dissertação integra o escopo de produções decorrentes do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da ... -
O desenho universal para a aprendizagem: uma abordagem no retorno ao ensino presencial durante a pandemia da Covid-19
(2023-03-30)O presente estudo foi realizado no Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa 2 - Gestão das Práticas Pedagógicas e vincula-se às pesquisas produzidas no âmbito do Núcleo de Estudos e ... -
Gestão pedagógica na educação infantil de tempo integral: desafios e possibilidades de planejamento compartilhado
(2017-08-22)Esta dissertação faz parte da Linha de Pesquisa (LP1) – Políticas e gestão da Educação Básica do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, e tem por ...