Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por título
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Caminhos e perspectivas da coordenação de polos da Universidade Aberta do Brasil no âmbito da UFSM
(2019-08-15)Este estudo foi produzido no contexto da Linha de Pesquisa 1 (LP1): Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-Graduação em ... -
Caminhos para pensar a infância no contexto de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Santa Maria/RS
(2023-02-15)Esta pesquisa, foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional no Mestrado Profissional, o estudo está voltado para os contextos escolares e as práticas desenvolvidas, relacionando ... -
Cartografia tátil: política inclusiva para estudantes com deficiência visual na educação superior
(2018-07-17)Com a crescente inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior, mudanças nos subsídios técnicos e pedagógicos que garantam o processo ensino e aprendizagem são urgentes. Em relação aos estudantes com cegueira ... -
Círculos dialógicos em contexto educacional militar: políticas curriculares e suas articulações com a língua inglesa no ensino médio
(2018-07-10)O presente trabalho possui como temática central a relação entre as políticas curriculares e a língua inglesa (LI) no ensino médio. A pesquisa apresenta como objetivo geral, compreender a produção de sentidos na relação ... -
Círculos dialógicos investigativo-formativos com professores do ensino médio: por uma proposta institucional de formação permanente com professores
(2019-05-27)Esta dissertação está inserida na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional. O foco do estudo e, consequentemente, a proposição ... -
As competências socioemocionais na política curricular da BNCC: desdobramentos na formação de professores
(2021-03-08)Esta dissertação do Curso de Mestrado Profissional insere-se na linha de pesquisa em Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós- graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade ... -
Conselho Municipal de Educação em contexto de sistema municipal de ensino: gestão e proposições na/para a educação infantil - RS
(2017-08-25)Esta dissertação de mestrado profissional se refere a atuação do Conselho Municipal de Educação (CME) no Sistema Municipal de Ensino (SME) de Santa Maria-RS, mais especificamente ao credenciamento e autorização de funcionamento ... -
Os conselhos escolares na efetivação da gestão democrática: alguns limites e possibilidades
(2017-08-21)Esta dissertação de mestrado vem contribuir para a efetivação da Gestão democrática através do fortalecimento dos Conselhos Escolares, trazendo alguns limites e possibilidades encontrados neste tema. Tem como problema de ... -
Construção colaborativa de pareceres descritivos nos anos iniciais do ensino fundamental
(2017-08-29)Esta pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, e propôs um estudo acerca da avaliação da ... -
Construção e implementação de uma proposta colaborativa de integração curricular na educação básica: possibilidades e limites para a inovação da gestão da aula
(2022-08-04)A presente dissertação está vinculada ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa (LP2) Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Centro de Educação da Universidade Federal ... -
A contação de histórias como possibilidade auto(trans)formativa com professoras
(2023-05-29)Esta pesquisa do Mestrado Profissional está inserida na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Contribuições do setor de assessoria pedagógica para a integração curricular na educação profissional do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
(2019-08-27)Este trabalho teve como objetivo geral compreender em que medida a atuação do Setor de Assessoria Pedagógica pode contribuir para a viabilização do currículo integrado, em cursos da Educação Básica Profissionalizante no ... -
Cooperação e integração regional na perspectiva Sul-Sul: contribuições à internacionalização da educação superior
(2019-08-26)Esta investigação de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de ... -
Coordenação pedagógica e educação continuada dos professores do ensino fundamental: realidade ou utopia em Cachoeira do Sul?
(2024-03-28)Este estudo, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 1 - Políticas e Gestão da Educação ... -
Coordenação pedagógica na rede municipal de Alegrete-RS: diálogos auto(trans)formativos na formação permanente
(2023-11-20)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPPG), Curso de Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha LP1 (Políticas e Gestão da Educação Básica ... -
De pedagogo para pedagogo: diálogos a respeito da criança com altas habilidades/ superdotação
(2022-10-14)Ao se pesquisar sobre as pessoas com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) a literatura apresenta escritas sobre seu processo de identificação, os mitos que os rodeiam, e a falta de conhecimento dos professores ... -
Desafios à permanência e agendas de acolhimento no mestrado profissional: um estudo com trabalhadores pesquisadores
(2022-02-09)Esta pesquisa tem como foco os desafios e as vulnerabilidades enfrentadas pelos estudantes do mestrado profissional no percurso de sua formação no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. ... -
Desafios da inclusão na sala de aula comum: prática de ensino colaborativo em uma escola da rede municipal de Santa Maria
(2023-12-06)A presente dissertação se insere na linha de pesquisa LP2, Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal ... -
Desafios enfrentados pelos técnicos administrativos do ensino superior no trabalho remoto emergencial e possíveis contribuições para o pós-pandemia
(2023-03-10)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, por meio de ações desenvolvidas pelo grupo de estudos e pesquisa DOCEFORM, que é um conjunto de estudantes ... -
Desafios para a efetivação democrática do Plano Municipal de Educação no município de Toropi/RS: possíveis (re)construções nas relações teoria-prática
(2020-10-27)Esta pesquisa do Mestrado Profissional insere-se na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ...