Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 70-89 of 161
-
Evolução biológica na perspectiva de estudantes do ensino médio: das concepções espontâneas aos saberes escolares
(2017-06-27)A relevância do ensino de Evolução Biológica no Ensino Médio tem sido justificada pelos inúmeros estudos que dão a esse tema o papel unificador e integrador dos demais assuntos biológicos. Neste estudo, nos preocupamos em ... -
Evolução biológica: percepções de professores de Biologia de Santa Maria, RS
(2010-08-23)O tema Evolução Biológica é de extrema importância no campo da Biologia, principalmente por permitir uma visão integrada dos conhecimentos acerca dos seres vivos. Do ponto de vista da sua transposição didática, este tema ... -
A evolução do perfil conceitual de átomo por meio de atividades experimentais espectroscópicas
(2017-02-23)A compreensão dos modelos atômicos é um fator preponderante para o entendimento de uma enorme gama de conceitos associados à área de Ciências Naturais. De forma dissonante a este discurso, é de conhecimento comum que ... -
Ex-bolsistas Capes de doutorado pleno no país e exterior: um estudo comparado no âmbito das ciências biológicas II
(2011-07-15)Ao longo dos últimos anos, inúmeras discussões e estudos surgiram a respeito dos resultados alcançados com a formação plena de doutores no Brasil e no Exterior, colocando em questão as suas contribuições para o cenário ... -
Expedições investigativas em espaços não formais no ensino de ciências e suas potencialidades no ensino fundamental
(2022-08-30)A educação em ciências, tem por objetivo fazer com que o aluno venha a compartilhar significados no contexto das ciências. O objetivo da pesquisa consiste em verificar as contribuições e potencialidades do uso dos espaços ... -
Explorando o tema água através de diferentes abordagens metodológicas no ensino fundamental
(2013-03-22)A água, substância essencial à vida, destaca-se como tema presente em muitos momentos do ensino fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem em vários momentos que o tema água seja abordado. Desde conteúdos ... -
Facilitando a aprendizagem de genética: uso de um modelo didático e análise dos recursos presentes em livros de biologia
(2011-10-31)A pesquisa com relação à aprendizagem de genética é importante tema dentro da área de ensino de biologia, pois envolve a discussão sobre formas de aprendizado e dificuldades em compreender e relacionar conceitos abstratos ... -
Física e segurança no trânsito: uma proposta didática por uma professora iniciante
(2013-04-19)O presente trabalho teve como objetivo geral a utilização de recursos didáticos para o Ensino de Física presentes nos trabalhos de pesquisa/ensino/extensão da área de Educação em Ciências/Ensino de Física na produção de ... -
Física Moderna e Contemporânea e a Saúde: uma proposta envolvendo energia nuclear e radioatividade na formação inicial de professores de física
(2012-04-23)A inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM) defendida por pesquisadores das áreas de Ensino de Ciências e de Ensino de Física está vinculada a uma preocupação com a formação inicial e continuada ... -
Formação continuada para professores de biologia: avanços e desafios de um curso EaD
(2016-05-05)A educação tem como objetivo o aprimoramento acadêmico e a busca pelo desenvolvimento profissional. Após a formação inicial, os docentes deparam-se com a necessidade de aperfeiçoamento acerca de metodologias e de seus ... -
Formação docente em ciências biológicas e racialidade: entre o eles e nós na educação
(2023-11-28)Este estudo busca conduzir uma análise acerca das relações étnico-raciais na formação de professores na área de Ciências Biológicas, a partir de pesquisas e documentos, visando contribuir para uma formação mais inclusiva ... -
Hábitos saudáveis: discutindo alimentação e atividades físicas no âmbito escolar
(2018-12-17)Estudos vêm apontando altos índices de sobrepeso e obesidade entre adolescentes, onde alimentação inadequada e sedentarismo encontram-se como uns dos principais fatores de risco, bem como para o desenvolvimento de DCNT, e ... -
Herança multifatorial: concepções de estudantes de ensino médio, desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos
(2016-02-25)A maioria das características apresentadas pelos organismos complexos são resultados de heranças multifatoriais, como por exemplo, a cor da pele nos seres humanos. Este trabalho teve como objetivo investigar as concepções ... -
Imagem corporal, aspectos nutricionais e atividade física em estudantes
(2014-03-21)Uma das tarefas mais difíceis para o adolescente é a aceitação do corpo modificado pelos eventos da puberdade. A insatisfação com a imagem corporal pode levar à prática de dietas rigorosas e exercícios físicos exagerados, ... -
A influência da formação superior no conhecimento e no perfil nutricional dos alunos de nutrição
(2010-12-02)Nas últimas décadas, a preocupação com o conhecimento sobre a nutrição e a influencia que o consumo alimentar exerce para a saúde tem aumentado. O presente estudo, de caráter quali-quantitativo, investigou entre os alunos ... -
A influência da produção científica nas práticas de professores de educação física, ciências e matemática em escolas públicas municipais de Uruguaiana - RS
(2010-08-30)A ampliação do processo científico e tecnológico vem causando várias transformações no comportamento da sociedade e isso leva a mudanças na educação e práticas escolares. No Brasil vêm ocorrendo um incremento da produção ... -
Influências da resolução de atividades STEM no processo de engajamento estudantil
(2023-04-28)O engajamento estudantil tem sido um aspecto importante quando se estuda os processos de ensino e aprendizagem, estando intimamente ligado a questões como desempenho dos estudantes e índice de evasão escolar (FREDRICKS; ... -
A iniciação científica no ensino médio: contexto atual, desafios e perspectivas na área de ciências da natureza
(2018-08-03)Na atualidade, muitas indagações emergem na sociedade envolvendo a ciência, pois as problemáticas globais, cada vez mais complexas, acabam encontrando dificuldades de discussão e compreensão pela maioria dos indivíduos, visto ... -
A inserção da física moderna no ensino médio aliada à tecnologia do sistema de posicionamento global (GPS)
(2011-04-26)A inserção da Física Moderna no Ensino Médio (EM) vem sendo fortemente defendida por pesquisadores da área de educação em Ciências e de ensino de Física. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a ... -
A inserção de novas tecnologias em conjunto com atividades experimentais no ensino de física
(2012-03-29)Neste trabalho apresentamos uma proposta pedagógica de inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) no Ensino de Física em Nível Médio para a aquisição automática de dados experimentais e análise numérica e ...