Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 51-70 of 161
-
Educação do campo: um olhar para situações socioeconômico-financeiras na educação matemática
(2022-10-26)Esta pesquisa objetiva analisar contextos explorados por situações socioeconômico-financeiras em produções e livros didáticos da Educação do Campo no âmbito da Educação Matemática. Para tanto, adota-se uma abordagem ... -
Educação sexual: desafios, possibilidades e percepções de estudantes sobre a homofobia
(2024-01-05)O Brasil é um dos países com maior índice de violência contra a população LGBTQIAP+ e a homofobia, que é o preconceito contra esta população, se apresenta de diferentes formas na sociedade, desde uma forma mais sutil até ... -
O educar pela pesquisa como proposta didática nas aulas de educação física do ensino médio integrado
(2021-03-18)A Educação Física na escola muitas vezes limita-se a apenas repetir gestos motores impostos pelo professor e a considerar o estudante um simples agente passivo do conhecimento, quando deveria permitir sua passagem para ... -
Ensinando evolução através de filogenias: concepções dos professores e contribuição dos livros didáticos
(2013-08-29)Como a evolução é considerada a linha unificadora para as Ciências Biológicas, o ensino de Biologia deveria ter uma perspectiva evolutiva em seus diversos conteúdos. Para promover um ensino e aprendizagem coerente em ... -
O ensino de ciências na educação infantil: as percepções dos docentes frente ao ensino de ciências e suas possíveis implicações na formação dos estudantes
(2020-02-28)Entender os pressupostos relacionados ao desenvolvimento do pensamento científico na formação dos indivíduos é uma prerrogativa fundamental para compreensão dos processos educacionais subsequentes. Dessa forma, voltamos ... -
O ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica e tecnológica e formação de professores: diagnóstico, análise e proposta
(2014-03-07)A presente dissertação foi desenvolvida entre um grupo de professores dos Anos Iniciais de escolas da rede municipal de Alegrete/RS no ano de 2012 e focaliza-se no diagnóstico, análise e desenvolvimento de uma proposta ... -
Ensino de ciências por meio da recreação na educação infantil
(2011-05-27)Vivemos em uma sociedade impactada pela ciência e pela tecnologia, onde todo cidadão necessita de uma cultura científico-tecnológica para entender, integrar-se e atuar no mundo que o rodeia. Da mesma forma, mostrar que a ... -
O ensino de isomeria óptica por meio de atividades experimentais
(2017-02-22)A fim de contribuir para o ensino e aprendizagem de química, desenvolveu-se esta pesquisa que propõe uma metodologia diferenciada para o estudo dos conceitos de isomeria óptica. A escolha por este assunto deve-se a sua ... -
O ensino de processos de separação de misturas por meio de análise dos livros didáticos e uso de atividades experimentais investigativas
(2016-07-11)A realização de atividades experimentais contextualizadas, no ensino de química, vem sendo defendida por diversos autores como ferramenta de ensino facilitadora do aprendizado. Um conteúdo fundamental, no ensino de química, ... -
O ensino de química e arte por meio de uma abordagem interdisciplinar com a temática tintas
(2018-03-27)Em busca da integração, articulação e produção de novos conhecimentos, nesta dissertação procuramos investigar como uma abordagem interdisciplinar entre a Química e a Arte, por meio da temática “Tintas”, pode favorecer o ... -
O ensino de química em um curso técnico integrado: potencialidades para a docência
(2022-02-17)O ensino da química possibilita uma vasta contextualização com a realidade dos educandos, sendo que no ensino médio técnico integrado, essa possibilidade é maior, uma vez que se pode articular com temáticas relacionadas ... -
O ensino do sistema respiratório através da contextualização e de atividades práticas
(2013-02-05)Este trabalho foi realizado em um município cuja principal atividade econômica é a fumicultura, o que contribui para a que boa parte da população esteja exposta a fumaça e agrotóxicos, que acabam sendo inaladas durante a ... -
Ensino e aprendizagem de química a partir da temática “tintas para tatuagem”
(2017-06-05)Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo geral favorecer o ensino e a aprendizagem de Química por meio da contextualização dos conteúdos científicos com a temática “tintas para tatuagem”, para estudantes de 3ª série do ... -
Ensino multidisciplinar na melhoria do conhecimento nutricional no ensino fundamental
(2014-03-21)A preocupação com o aumento dos índices de obesidade em crianças e adolescentes, além das mudanças nos hábitos alimentares, torna-se necessária a adoção de medidas de prevenção e conscientização para uma melhor qualidade ... -
A estrutura das representações sociais de estudantes de um curso de ciências biológicas sobre biólogo e professor
(2019-02-25)Esta dissertação investigou as estruturas das Representações Sociais dos estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sobre as futuras profissões: professor e biólogo. Utilizando ... -
O estudante gaúcho, a ciência e a tecnologia: uma análise dos interesses estudantis por meio do instrumento ROSES - RS
(2023-07-07)Se por um lado a Ciência e a Tecnologia estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea, por outro, a desmotivação dos estudantes pelo ensino de Ciências da Natureza e por seguirem carreiras científicas têm sido ... -
Um estudo da metodologia de Robert Gagné aplicada ao ensino de biofísica
(2014-03-28)Cada vez mais se discute a importância de que profissionais de todas as áreas desempenhem seu trabalho de forma mais efetiva com uma capacidade de resolver problemas interdisciplinarmente. A Biofísica é uma dessas áreas ... -
Estudo dos ex-bolsistas inadimplentes de doutorado pleno no exterior: motivos e causas do insucesso - caso Capes
(2012-03-08)O presente estudo tem por objetivo investigar a inadimplência de ex-bolsistas no exterior, motivos e perfil. Para responder a essa pergunta a metodologia foi de natureza exploratória, qualitativa e quantitativa com base nas ... -
Um estudo sobre as olimpíadas brasileiras de física
(2020-02-20)O objetivo geral deste trabalho foi mapear e analisar o desempenho dos estudantes participantes da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) na resolução dos desafios propostos, com base no enfoque de conteúdo de cada questão. ... -
Evolução biológica na perspectiva de estudantes do ensino médio: das concepções espontâneas aos saberes escolares
(2017-06-27)A relevância do ensino de Evolução Biológica no Ensino Médio tem sido justificada pelos inúmeros estudos que dão a esse tema o papel unificador e integrador dos demais assuntos biológicos. Neste estudo, nos preocupamos em ...