Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 94
-
Registros de representação semiótica mobilizados na obtenção do volume de um cilindro: uma atividade orientada pelos princípios da modelagem matemática
(2017-08-30)A presente pesquisa tem como objetivo investigar se e como acadêmicos do curso de Matemática Licenciatura da UFSM mobilizam registros de representação semiótica ao explorarem o conceito de volume de combustível em um ... -
Educação escolar quilombola: a matemática presente em materiais publicados no site do Ministério da Educação
(2020-12-11)Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar se e como o conteúdo matemático é abordado nos materiais publicados no site do Ministério da Educação, disponíveis na plataforma da modalidade educativa Educação Escolar ... -
Álgebra do ensino superior versus da escola básica: uma visão dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática
(2022-01-31)O presente trabalho é um estudo de caso, qualitativo, que tem como objetivo pesquisar a respeito da relevância dos conteúdos das disciplinas que abordam anéis e grupos no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade ... -
O estudo da acústica a partir de unidades de ensino potencialmente significativas: contribuições para uma aprendizagem significativa
(2020-12-04)Esta investigação apresenta os resultados obtidos a partir da elaboração e implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre os conceitos de Acústica. A presente pesquisa está fundamentada ... -
Introdução do conceito de função a partir do contexto da produção do fumo com vistas à aprendizagem significativa crítica
(2019-01-10)Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal investigar o processo de ensino e de aprendizagem do conceito matemático função linear, no contexto da produção do fumo, em uma turma ... -
Ensino de física a partir da articulação Freire - CTS: lançando um olhar sobre as escolas do campo
(2018-07-04)A presente pesquisa tem como objetivo investigar elementos teóricos e práticos que podem balizar a organização de estratégias didático-metodológicas ancoradas na articulação dos pressupostos Freireanos e do enfoque Ciência ... -
Álgebra e formação docente: uma análise dos projetos pedagógicos de curso de Licenciatura em Matemática do RS
(2022-09-22)Esta pesquisa, de cunho qualitativo e de procedimento bibliográfico, teve por objetivo analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de seis Universidades Federais (UF) do estado do Rio Grande do Sul (RS), buscando ... -
Proposição de uma UEPS: contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de mecânica
(2022-03-31)No presente trabalho uma proposta pedagógica de ensino da Mecânica é apresentada, a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) desenvolvida com o objetivo de investigar quais características deve ... -
Geometria espacial de posição sob a ótica dos registros de representação semiótica: um estudo com licenciandos em matemática
(2019-08-27)Esta pesquisa tem por objetivo analisar tratamentos figurais mobilizados por licenciandos em Matemática ao estudar conceitos/conteúdos de Geometria Espacial de Posição. Para tal, adotou-se os pressupostos teóricos dos ... -
Contribuição da visualização na análise de invariantes geométricos no desenvolvimento profissional do professor de matemática
(2022-08-08)Este trabalho passa a existir da seguinte inquietação: Como a visualização contribui para o discernimento dos invariantes geométricos por professores de matemática em uma oficina de desenvolvimento profissional? A partir ... -
A construção de mosaicos no plano por um aluno com transtorno do espectro autista
(2018-08-23)A presente pesquisa teve como objetivo verificar indícios de aprendizagem significativa em mosaicos construídos no plano, como produto de transformações geométricas com polígonos regulares, por um aluno com o Transtorno ... -
Aprendizagem significativa de monômios: um olhar no contexto da educação bilingue de surdos
(2019-12-12)Nesta pesquisa desenvolvi uma análise relacionando a Teoria da Aprendizagem Sig-nificativa (TAS), com o objeto de investigação das práticas pedagógicas aplicadas nas aulas de matemática, ministradas em Libras (Língua ... -
Futuros professores de matemática em aprendizagem para o ensino nos anos iniciais: contribuições de um espaço formativo
(2019-07-19)A presente dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no âmbito do Grupo de Estudos e ... -
As matrizes curriculares do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria: discussões sobre a formação inicial do professor
(2021-09-09)Esta dissertação de mestrado refere-se a uma investigação desenvolvida no âmbito da área de concentração Educação Matemática e da linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, ... -
O ensino de física no ensino remoto emergencial: possibilidades e desafios
(2023-02-16)A educação vivenciou um cenário atípico durante a pandemia de Covid-19, a partir do início do ano de 2020 no Brasil. O afastamento social foi proposto como medida para conter o avanço do vírus e, no contexto da educação, ... -
Escola do campo e abordagem CTSA: UEPS como promotoras da aprendizagem significativa no ensino de ciências da natureza com ênfase em conceitos de física
(2023-11-22)Esta pesquisa visa identificar de que maneira UEPS com abordagem CTSA podem contribuir para que estudantes de uma escola do campo aprendam significativamente ciências da natureza, com ênfase em conceitos de física. Para ... -
Proposição de uma UEPS para o ensino de FMC: uma forma alternativa a desafios enfrentados por professores de física ao trabalhar com o tema em escolas estaduais de Uruguaiana-RS
(2020-12-18)No presente trabalho propomos e discutimos a possibilidade de ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC), a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) desenvolvida com o objetivo de auxiliar ... -
Uma investigação sobre a formação docente e a integração das tecnologias da informação e comunicação nos cursos de licenciatura em física dos Institutos Federais do estado do Rio Grande do Sul
(2020-12-18)Nos dias atuais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano das pessoas em diversos setores, inclusive nas indústrias de equipamentos e de entretenimento. Pensando na formação docente, a ... -
Uma análise de tarefas que envolvem interpretações de números racionais em uma escola pública de educação bilíngue para surdxs em Santa Maria/RS
(2019-08-28)Hoje em dia a educação de surdxs desenvolve-se a partir da perspectiva visual/espacial, com objetivo de possibilitar o acesso aos conceitos/conteúdos na Língua Brasileira de Sinais, tendo como preocupação respeitar a ... -
A canoagem como espaço não formal em educação matemática
(2017-11-01)Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal mostrar que atividades esportivas de Canoagem, desenvolvidas em um espaço não formal de Educação, podem auxiliar na compreensão de ...