Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por título
Itens para a visualização no momento 102-120 of 120
-
Raciocínio combinatório: uma meta-análise a partir dos registros de representação semiótica
(2016-08-24)O objetivo desta pesquisa é investigar se e como são empregados os registros de representação semiótica nas investigações stricto sensu produzidas por instituições brasileiras que abordam o desenvolvimento do raciocínio ... -
Reflexões sobre uma formação inicial de professores que ensinam matemática discutindo o conceito de ângulo
(2019-01-10)Este trabalho apresenta os movimentos de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa 1: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos do Programa ... -
Registros de representação semiótica mobilizados na obtenção do volume de um cilindro: uma atividade orientada pelos princípios da modelagem matemática
(2017-08-30)A presente pesquisa tem como objetivo investigar se e como acadêmicos do curso de Matemática Licenciatura da UFSM mobilizam registros de representação semiótica ao explorarem o conceito de volume de combustível em um ... -
Registros de representação semiótica mobilizados no estudo de sistemas lineares no Ensino Médio
(2015-08-21)Esta pesquisa objetivou investigar o estudo de sistemas lineares por meio da coordenação das representações semióticas no 2º ano do Ensino Médio, em um Colégio de São Sepé/RS, durante o ano letivo de 2014. Para tanto, ... -
Relações entre grandezas geométricas: um estudo de caso baseado na aprendizagem significativa e análise de erros
(2016-08-24)Esta pesquisa teve como objetivo averiguar os subsunçores sobre conceitos de variação existentes em alunos ingressantes no curso de Matemática, bem como propor alternativas que possibilitassem uma aprendizagem significativa ... -
Representações semióticas mobilizadas no estudo da área do círculo no ensino fundamental
(2017-10-04)Esta pesquisa objetiva analisar os registros de representação semiótica e as apreensões sequencial, perceptiva, discursiva e operatória mobilizadas por estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental no estudo da área do círculo. ... -
Representações semióticas mobilizadas por licenciandos em Matemática ao tomar decisões diante de situações econômicofinanceiras
(2017-08-28)O presente trabalho tem por objetivo investigar a tomada de decisão de licenciandos em Matemática diante de situações econômico-financeiras, mobilizando registros de representação semiótica. Para tanto, realiza-se uma ... -
Resolução de problemas na licenciatura em matemática: o que apontam os projetos pedagógicos de curso
(2021-09-24)Este estudo tem por objetivo analisar a organização dos Projetos Pedagógicos de Curso das Licenciaturas em Matemática das Universidades e Institutos Federais do RS, no que tange à abordagem de resolução de problemas na ... -
O role-playing game no ensino de ciências/física: potencialidades para a educação CTS
(2022-08-16)O Ensino de Ciências/Física tem passado por algumas dificuldades. Autores apontam que tais dificuldades estão relacionadas, entre outros motivos, à fragmentação do conhecimento, à desmotivação dos estudantes no que diz ... -
Significados externalizados por alunos da EJA frente à resolução de questões sobre o tema educação financeira
(2020-12-08)A presente Dissertação tem por objetivo investigar evidências de aprendizagem significativa crítica no processo de resolução de atividades propostas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), envolvendo o tema ... -
Sobre as ações do PIBID/matemática na constituição de saberes docentes de ex-bolsistas desse programa na Universidade Federal de Santa Maria
(2015-08-25)Este trabalho teve por objetivo analisar, com base nas entrevistas com três ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática da UFSM hoje professores da Educação ... -
Surdez no contexto da educação matemática: um estudo sobre o conjunto dos números reais a partir de registros de representação semiótica e o tangram
(2019-08-27)A presente pesquisa objetiva investigar a mobilização de registros de representação semiótica relacionados ao conjunto dos números reais, a partir de tarefas realizadas por estudantes surdxs do 1º ano do Ensino Médio de ... -
Teoria das situações didáticas: uma proposta para o ensino da função quadrática em suas formas canônica e fatorada
(2022-02-24)Considerando os estudos analisados ao longo do desenvolvimento da revisão bibliográfica deste trabalho, envolvendo a solução de equações do segundo grau, sendo estas associadas à busca das raízes de funções quadráticas ... -
UEPS para a investigação da educação financeira na educação de jovens e adultos (EJA)
(2021-12-06)A Educação Financeira é um processo de ensino no qual sujeitos inseridos e atuantes em sociedade melhoram sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, ... -
Unidade de ensino potencialmente significativa com modelagem matemática para a aprendizagem do conceito de volume em uma escola militar do RS
(2017-08-31)A motivação deste estudo surge, a partir da percepção do autor, o qual percebe que o ensino e a aprendizagem do conceito de volume no Ensino Médio acontecem, de modo geral, centrado em aplicações de fórmulas e com pouca ... -
Unidades de ensino potencialmente significativas envolvendo matrizes, determinantes e sistemas lineares
(2023-06-28)Esta pesquisa tem por objetivo criar, implementar e investigar Unidades de Ensino Potencialmente Significativa envolvendo Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares para o Ensino Médio a fim de identificar e analisar ... -
Unidades de ensino potencialmente significativas para a aprendizagem na matemática: um olhar de professores do Rio Grande do Sul a partir de uma oficina pedagógica
(2022-02-18)A presente pesquisa tem por objetivo principal investigar como se desenvolve a construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para o ensino de conteúdos de Matemática com professores de diferentes ... -
Vestígios da matemática no curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac em Santa Maria/RS: trajetórias, acervos e memórias
(2022-06-13)O objetivo desta pesquisa é apresentar reflexões sobre o ensino de matemática na trajetória do curso de formação de professores do IEEOB. Por meio de abordagem qualitativa que segue uma perspectiva histórica, a dissertação ... -
Vozes e narrativas dos egressos 2019 da Licenciatura em Pedagogia diurno da UFSM sobre a formação inicial no contexto curricular das disciplinas de Educação Matemática
(2023-03-21)Essa proposta investigativa surgiu a partir de duas trajetórias, práticas e experienciais no decorrer da minha formação como Licenciada em Pedagogia. A primeira se trata do estágio curricular obrigatório vivenciado no ...