Navegação Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional por título
Itens para a visualização no momento 14-33 of 67
-
Dominós como recurso didático para o ensino de matemática
(2018-08-10)Esta dissertação apresenta uma possibilidade do uso de materiais didáticos no ensino da Matemática. Para desenvolver esse trabalho foram utilizados dominós como recurso pedagógico, buscando contribuições quanto à sua ... -
Elementos de geometria analítica: uso do aplicativo GrafEq na reprodução de obras de arte
(2015-07-16)Este estudo aborda o uso das tecnologias no ensino da Matemática, mais especificamente, o software GrafEq para desenvolver atividades de Geometria Analítica. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de 5 semanas a ... -
Ensino de polinômios no ensino médio uma nova abordagem
(2014-08-22)O presente trabalho de dissertação tem como objetivo propor uma nova forma de abordagem no ensino de polinômios. Como este assunto é trabalhado no último ano do Ensino Médio, oferecemos uma proposta focada no Ensino Superior, ... -
O ensino de trigonometria no ensino médio: uma abordagem com a resolução de problemas
(2018-12-14)Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o ensino da trigonometria, usando o método de resolução de problemas de George Polya. O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2018 com uma turma do 2° ano do ... -
Equações diofantinas lineares: possibilidades didáticas usando a resolução de problemas
(2015-03-13)Este trabalho apresenta uma experimentação pedagógica realizada numa turma de 9ºano do Ensino Fundamental com o objetivo de aferir as possibilidades didático-pedagógicas envolvendo a temática Equações Diofantinas Lineares, ... -
Equações polinomiais de até quarto grau: o limite das soluções gerais por radicais
(2021-10-15)Ao tentar buscar o enriquecimento do ensino da matemática, tornou-se pauta deste trabalho a discussão de técnicas de soluções de equações polinomiais de até quarto grau, concentrando-se nas resoluções destas sentenças ... -
O equilíbrio dos planos e os pontos notáveis do triângulo: Arquimedes, Euclides e origami trabalhando juntos
(2021-01-28)Este trabalho pretende explorar uma nova maneira de estudar geometria no Ensino Médio, usando a física e os origamis. Nesse mister, recorre-se aos ensinamentos dos mestres clássicos Arquimedes e Euclides ... -
Estatística: uma abordagem diferenciada no ensino médio
(2019-03-25)Este trabalho tem como objetivo a elaboração, a aplicação e a validação de uma sequência didática que contribua para o ensino e aprendizagem do conteúdo de Estatística no Ensino Médio, recorrendo à Engenharia Didática como ... -
Estudo das equações do terceiro grau no ensino médio a partir da equação de Van der Waals
(2014-05-30)Normalmente a Educação Básica contempla o estudo das equações do primeiro e segundo grau. Em sua maioria, os livros didáticos não abordam equações de ordem superior. Em razão disso, elaboramos uma proposta didática abordando ... -
Estudo de estatística no ensino médio: uma proposta de ensino através da análise de dados sociais e ambientais
(2014-04-22)Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Estatística no Ensino Médio de uma forma interdisciplinar. Analisaremos dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de algumas cidades gaúchas e do clima ... -
Estudo de mobiliário escolar: um olhar para a sala de aula através da modelagem Matemática
(2016-09-02)A modelagem matemática é vista neste trabalho como uma estratégia para aliar o ensinoaprendizagem de matemática com problemas concretos de um curso Técnico em Móveis. Nosso objetivo foi oportunizar a alunos do 1o ano a ... -
Estudo dos sólidos de revolução com ênfase nos corpos redondos: concepções e práxis de uma sequência didática à luz da teoria de Guy Brosseau
(2022-02-17)Nessa pesquisa apresentamos concepções e práxis de uma sequência didática acerca do objeto de estudo sólidos de revolução com ênfase nos corpos redondos. Para tanto buscamos na Teoria das Situações Didáticas de Guy ... -
Explorando os conceitos de elemento neutro e oposto por meio da resolução de equações no conjunto dos números racionais
(2020-07-03)Neste trabalho apresentamos uma proposta de atividade que contempla uma adaptação da definição de anel para o Ensino Fundamental, tendo como objetivo a compreensão de conceitos e propriedades operacionais estudadas nesse ... -
Frações e a geometria: algumas conexões entre as sequências de Farey, os círculos de Ford e os Sangakus
(2021-07-07)Este trabalho é um estudo bibliográfico com base em livros, artigos e dissertações. Tem como objetivo a elaboração de uma sequência didática com o intuito de oferecer aos alunos e professores da Educação Básica uma nova ... -
Função linear por meio da modelagem matemática: um relato de caso nas séries finais do ensino fundamental
(2014-08-21)O presente trabalho de dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta para introdução ao ensino de função linear, desenvolvendo todas as atividades em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, a partir do emprego ... -
Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica
(2017-08-23)O objetivo deste trabalho é verificar como uma prática pedagógica baseada na construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções matemáticas facilita a aprendizagem e mune de significado o conceito ... -
Geometria analítica: articulando registros algébricos e geométricos com o GrafEq
(2017-08-04)Nesta dissertação foi desenvolvida uma investigação e a criação de uma proposta didática para o ensino de Geometria Analítica em ambientes informatizados, que possa permitir aos discentes explorar os registros algébricos ... -
Geometria espacial de posição: do concreto ao raciocínio dedutivo com uma passagem pela tecnologia
(2016-09-01)O presente trabalho tem por finalidade apresentar o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta didática sobre geometria espacial de posição que visou contribuir com o aprendizado dos alunos do segundo ano do Ensino ... -
Grafos e seu polinômio característico
(2017-08-25)Neste trabalho, um tema relacionado às redes sociais é usado como uma estratégia didática para conectar a matemática conceitual e teórica ao cotidiano dos alunos do Ensino Médio. Sendo este trabalho aplicado na forma de ... -
Grafos: uma proposta aplicada ao cotidiano de alunos do ensino fundamental
(2019-07-30)Este trabalho foi desenvolvido com propósito de introduzir um novo conceito de matemática para um grupo formado por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Desejávamos ...