Navegação Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional por título
Itens para a visualização no momento 15-34 of 70
-
Desigualdade das médias e a resolução de problemas geométricos
(2016-08-04)O presente trabalho apresenta algumas sugestões de atividades para o ensino de matemática, com vistas à aplicação da desigualdade triangular e da desigualdade das médias geométrica, quadrática, aritmética e harmônica para ... -
Dominós como recurso didático para o ensino de matemática
(2018-08-10)Esta dissertação apresenta uma possibilidade do uso de materiais didáticos no ensino da Matemática. Para desenvolver esse trabalho foram utilizados dominós como recurso pedagógico, buscando contribuições quanto à sua ... -
Elementos de geometria analítica: uso do aplicativo GrafEq na reprodução de obras de arte
(2015-07-16)Este estudo aborda o uso das tecnologias no ensino da Matemática, mais especificamente, o software GrafEq para desenvolver atividades de Geometria Analítica. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de 5 semanas a ... -
O emprego da metodologia ativa Peer Instruction aliada ao GeoGebra no ensino da geometria na educação básica
(2024-03-27)Neste trabalho tivemos por objetivo avaliar a viabilidade do emprego da metodologia ativa Peer Instruction aliada ao GeoGebra no ensino de alguns tópicos de Geometria do Ensino Fundamental. Desenvolvemos a nossa pesquisa ... -
Ensino de polinômios no ensino médio uma nova abordagem
(2014-08-22)O presente trabalho de dissertação tem como objetivo propor uma nova forma de abordagem no ensino de polinômios. Como este assunto é trabalhado no último ano do Ensino Médio, oferecemos uma proposta focada no Ensino Superior, ... -
O ensino de trigonometria no ensino médio: uma abordagem com a resolução de problemas
(2018-12-14)Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o ensino da trigonometria, usando o método de resolução de problemas de George Polya. O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2018 com uma turma do 2° ano do ... -
Equações diofantinas lineares: possibilidades didáticas usando a resolução de problemas
(2015-03-13)Este trabalho apresenta uma experimentação pedagógica realizada numa turma de 9ºano do Ensino Fundamental com o objetivo de aferir as possibilidades didático-pedagógicas envolvendo a temática Equações Diofantinas Lineares, ... -
Equações polinomiais de até quarto grau: o limite das soluções gerais por radicais
(2021-10-15)Ao tentar buscar o enriquecimento do ensino da matemática, tornou-se pauta deste trabalho a discussão de técnicas de soluções de equações polinomiais de até quarto grau, concentrando-se nas resoluções destas sentenças ... -
O equilíbrio dos planos e os pontos notáveis do triângulo: Arquimedes, Euclides e origami trabalhando juntos
(2021-01-28)Este trabalho pretende explorar uma nova maneira de estudar geometria no Ensino Médio, usando a física e os origamis. Nesse mister, recorre-se aos ensinamentos dos mestres clássicos Arquimedes e Euclides ... -
Estatística: uma abordagem diferenciada no ensino médio
(2019-03-25)Este trabalho tem como objetivo a elaboração, a aplicação e a validação de uma sequência didática que contribua para o ensino e aprendizagem do conteúdo de Estatística no Ensino Médio, recorrendo à Engenharia Didática como ... -
Estudo das equações do terceiro grau no ensino médio a partir da equação de Van der Waals
(2014-05-30)Normalmente a Educação Básica contempla o estudo das equações do primeiro e segundo grau. Em sua maioria, os livros didáticos não abordam equações de ordem superior. Em razão disso, elaboramos uma proposta didática abordando ... -
Estudo de estatística no ensino médio: uma proposta de ensino através da análise de dados sociais e ambientais
(2014-04-22)Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Estatística no Ensino Médio de uma forma interdisciplinar. Analisaremos dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de algumas cidades gaúchas e do clima ... -
Estudo de mobiliário escolar: um olhar para a sala de aula através da modelagem Matemática
(2016-09-02)A modelagem matemática é vista neste trabalho como uma estratégia para aliar o ensinoaprendizagem de matemática com problemas concretos de um curso Técnico em Móveis. Nosso objetivo foi oportunizar a alunos do 1o ano a ... -
Estudo dos sólidos de revolução com ênfase nos corpos redondos: concepções e práxis de uma sequência didática à luz da teoria de Guy Brosseau
(2022-02-17)Nessa pesquisa apresentamos concepções e práxis de uma sequência didática acerca do objeto de estudo sólidos de revolução com ênfase nos corpos redondos. Para tanto buscamos na Teoria das Situações Didáticas de Guy ... -
Explorando os conceitos de elemento neutro e oposto por meio da resolução de equações no conjunto dos números racionais
(2020-07-03)Neste trabalho apresentamos uma proposta de atividade que contempla uma adaptação da definição de anel para o Ensino Fundamental, tendo como objetivo a compreensão de conceitos e propriedades operacionais estudadas nesse ... -
Frações e a geometria: algumas conexões entre as sequências de Farey, os círculos de Ford e os Sangakus
(2021-07-07)Este trabalho é um estudo bibliográfico com base em livros, artigos e dissertações. Tem como objetivo a elaboração de uma sequência didática com o intuito de oferecer aos alunos e professores da Educação Básica uma nova ... -
Função linear por meio da modelagem matemática: um relato de caso nas séries finais do ensino fundamental
(2014-08-21)O presente trabalho de dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta para introdução ao ensino de função linear, desenvolvendo todas as atividades em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, a partir do emprego ... -
Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica
(2017-08-23)O objetivo deste trabalho é verificar como uma prática pedagógica baseada na construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções matemáticas facilita a aprendizagem e mune de significado o conceito ... -
Geometria analítica: articulando registros algébricos e geométricos com o GrafEq
(2017-08-04)Nesta dissertação foi desenvolvida uma investigação e a criação de uma proposta didática para o ensino de Geometria Analítica em ambientes informatizados, que possa permitir aos discentes explorar os registros algébricos ... -
Geometria espacial de posição: do concreto ao raciocínio dedutivo com uma passagem pela tecnologia
(2016-09-01)O presente trabalho tem por finalidade apresentar o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta didática sobre geometria espacial de posição que visou contribuir com o aprendizado dos alunos do segundo ano do Ensino ...