Navegação Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional por área do CNPQ "100100000008"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 67
-
Uso de aplicativos computacionais e produto matricial: duas propostas de aplicação
(2015-05-14)Este trabalho apresenta duas propostas didáticas, direcionadas ao Ensino Médio, de aplicação do produto matricial. A primeira proposta é feita sobre transformações geométricas (reflexão, rotação, escala, cisalhamento) ... -
Estudo de estatística no ensino médio: uma proposta de ensino através da análise de dados sociais e ambientais
(2014-04-22)Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Estatística no Ensino Médio de uma forma interdisciplinar. Analisaremos dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de algumas cidades gaúchas e do clima ... -
A história (não) se repete
(2022-02-23)Este estudo bibliográfico e exploratório da história da matemática, mais especificamente sobre a história do cálculo infinitesimal, apoia-se tanto na bibliografia clássica da história da matemática, notadamente nos nomes ... -
O pensamento computacional na prática: uma experiência usando Python em aulas de Matemática Básica
(2021-04-30)O ensino nas escolas brasileiras vem atingido resultados aquém do desejado há anos. No mais recente exame do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), realizado em 2018, constatou-se que grande parte dos ... -
Estudo de mobiliário escolar: um olhar para a sala de aula através da modelagem Matemática
(2016-09-02)A modelagem matemática é vista neste trabalho como uma estratégia para aliar o ensinoaprendizagem de matemática com problemas concretos de um curso Técnico em Móveis. Nosso objetivo foi oportunizar a alunos do 1o ano a ... -
Aprendizagem baseada no currículo em espiral: uma proposta para o estudo de conceitos no plano cartesiano
(2024-03-05)O estudo do plano cartesiano está presente nas habilidades curriculares da Base Nacional Comum Curricular – BNCC desde o 5º ano do Ensino Fundamental, sendo retomado a cada ano com novas possibilidades e abordagens, e ... -
Equações polinomiais de até quarto grau: o limite das soluções gerais por radicais
(2021-10-15)Ao tentar buscar o enriquecimento do ensino da matemática, tornou-se pauta deste trabalho a discussão de técnicas de soluções de equações polinomiais de até quarto grau, concentrando-se nas resoluções destas sentenças ... -
Números metálicos
(2019-03-25)Este trabalho é um estudo bibliográfico com base em livros, artigos e dissertações que tratam sobre os números metálicos. O objetivo é estudar os números metálicos com o uso de equações quadráticas, relações de recorrência, ... -
Aplicações de funções na área das Ciências da Natureza por meio do GeoGebra
(2015-12-04)A partir da implantação do ensino Politécnico no Rio Grande do Sul, nota-se de maneira crescente a necessidade de trabalharmos de forma interdisciplinar, realizando articulações entre as diferentes disciplinas e os assuntos ... -
Um relato sobre a introdução às somas de Riemann na educação básica
(2014-08-28)O presente trabalho apresenta de modo intuitivo, por meio de cálculo de área de três guras geométricas planas, uma introdução ao Cálculo Integral. São aplicados con- ceitos geométricos usuais no ensino médio tendo em ... -
Teoria dos números e criptografia RSA: uma proposta de ensino para alunos de matemática olímpica
(2018-08-24)Este trabalho traz uma proposta de ensino de Criptografia RSA para uma turma de alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, voluntários em um Clube de Matemática do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA). Grande parte ... -
Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem
(2013-04-15)O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para a introdução e exploração dos principais conceitos presentes no estudo de funções afins e quadráticas. Esta proposta foi elaborada a partir da constatação, ... -
Análise combinatória: uma abordagem com resolução de problemas
(2016-07-26)O presente trabalho refere-se a uma proposta didática aplicada aos alunos do Ensino Médio. Esta proposta tem o intuito de abordar de modo mais significativo para os discentes conceitos de análise combinatória. Um conteúdo ... -
Um olhar voltado ao desenvolvimento do pensamento geométrico em alunos do ensino fundamental por meio de atividades práticas
(2015-07-16)O presente trabalho refere-se a uma pesquisa que buscou desenvolver o pensamento geométrico em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a partir de atividades práticas. A escola em que foi realizado esse trabalho pertence à ... -
Geometria analítica: articulando registros algébricos e geométricos com o GrafEq
(2017-08-04)Nesta dissertação foi desenvolvida uma investigação e a criação de uma proposta didática para o ensino de Geometria Analítica em ambientes informatizados, que possa permitir aos discentes explorar os registros algébricos ... -
Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas
(2019-08-30)Este trabalho apresenta uma sugestão de atividade que aborda o Princípio da Casa dos Pombos através da Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. O objetivo é mostrar como um dos conteúdos ... -
Estudo das equações do terceiro grau no ensino médio a partir da equação de Van der Waals
(2014-05-30)Normalmente a Educação Básica contempla o estudo das equações do primeiro e segundo grau. Em sua maioria, os livros didáticos não abordam equações de ordem superior. Em razão disso, elaboramos uma proposta didática abordando ... -
Métodos matemáticos: uma aplicação nas ciências agrárias
(2018-08-24)Este trabalho apresenta uma abordagem matemática para um problema de natureza prática que tem origem na Zootecnia. Especificamente, o tema está relacionado ao estudo referente ao cálculo das exigências nutricionais de ... -
A teoria da resolução de problemas aplicada em curso preparatório
(2021-12-14)A presente dissertação tem por objetivo analisar os diferentes métodos utilizados pelos estudantes na resolução de problemas que envolvem o conhecimento básico matemático do Ensino Fundamental. Para tanto, far-se-á o uso ... -
Cálculo no ensino médio: uma abordagem possível e necessária com auxílio do Software GeoGebra
(2013-03-15)Este trabalho tem como objetivo principal verificar a possibilidade da inserção, no Ensino Médio, das ideias intuitivas do Cálculo Diferencial e Integral. Ideias intuitivas de limites de uma função, de taxa de variação ...