Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por área do CNPQ "900500000008"
Itens para a visualização no momento 41-53 of 53
-
Desenho metodológico para o ensino de físico-química em uma concepção de aprendizagem ativa
(2021-02-22)Neste trabalho, desenvolveu-se, implementou-se e avaliou-se a viabilidade e efetividade de um Desenho Metodológico que foi elaborado baseado nas concepções da Sala de Aula Invertida, para o ensino de conteúdos de Físico-Química: ... -
Contribuições do pluralismo didático no ensino de ciências: uma pesquisa-ação com estudantes do ensino fundamental
(2020-07-30)Quando se está inserido no campo educacional, é comum encontrar uma escola desvinculada da vida, abstrata, formalista, autoritária e passiva. Somado a isso, ainda existe uma avaliação da aprendizagem escolar autoritária e ... -
A prática como componente curricular em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química
(2022-08-30)A Prática como componente curricular (PCC) é um componente introduzido na carga horária dos cursos de formação de professores com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em 2002 com o intuito de promover a articulação ... -
Integração de UEPS e projetos experimentais de aprendizagem no ensino de física no contexto do ensino médio integrado
(2021-10-07)A modalidade Ensino Médio Integrado a Educação Profissional tem o intuito de aproximar o conhecimento científico dos conhecimentos culturais, sociais e do mundo do trabalho, permitindo ao aluno, não somente cursar a formação ... -
A formação docente e o currículo escolar: o navegar da abordagem temática
(2023-09-04)Esta tese, de natureza qualitativa, tem como objetivo discutir possíveis entrelaçamentos entre Currículo Escolar, no âmbito da Abordagem Temática, com a Formação Docente, em especial nos contextos de processos formativos. ... -
Uma proposta de formação continuada de professores com a temática ambiental por meio de oficinas temáticas
(2019-12-17)Considerando a relevância da temática relacionada com a Educação Ambiental no contexto escolar, esse estudo objetiva avaliar a contribuição de oficinas temáticas enquanto estratégia para a formação continuada de professores. ... -
Botânica no ensino fundamental: investigação como estratégia pedagógica
(2022-07-15)O Ensino de Botânica tem sido pouco prestigiado por alunos e professores, pois demonstram certa rejeição ao conhecimento sobre as plantas, por julgarem ser de difícil compreensão e repleto de termos e processos complexos. ... -
Efetividade do uso de mensagens de texto para a permanência e o êxito de estudantes da educação profissional e tecnológica
(2022-02-24)O acesso à educação básica, embora não expresse obrigatoriamente o reconhecimento e a redução da desigualdade social, parece ser o caminho mais seguro e igualitário na construção da sociedade. Todavia, ele nem sempre está ... -
A preferência dos jovens brasileiros pela disciplina ciências: interesse absoluto x interesse relativo
(2022-03-22)As pesquisas em ensino de ciências têm demonstrado um crescente desinteresse dos jovens pelas disciplinas científicas ao longo da escolarização. Além disso, o interesse por seguir carreiras ou prosseguir estudos acadêmicos ... -
A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais e do clima organizacional na formação profissional em fisioterapia
(2020-02-28)Com o aumento significativo dos cursos de graduação em fisioterapia foi necessário estabelecer-se critérios para uniformizar os currículos que, ao mesmo tempo, tinham de ser flexíveis, atender as necessidades específicas ... -
Contribuições e desafios para a formação de professores de biologia, física e química em uma perspectiva inclusiva de estudantes com deficiência visual
(2021-08-31)Devido à importância e necessidade dos professores em formação inicial e continuada explorarem cada vez mais os conceitos e aspectos relacionados à inclusão, esta tese teve como foco de investigação, verificar em que medida ... -
As potencialidades do ensino de entomologia através do uso de metodologias ativas no ensino fundamental
(2021-10-15)A presente tese de doutorado investiga se o uso das Metodologias Ativas pode promover o aprofundamento de conceitos científicos importantes no Ensino Fundamental através da temática entomologia. Este estudo é apresentado ... -
Unidades didáticas de química e prática docente: quais relações?
(2016-08-15)A presente tese descreve uma pesquisa sobre a prática educativa da autora, a partir do planejamento, da implementação e da avaliação de unidades didáticas de Química, considerando os condicionantes da prática docente. ...