Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por área do CNPQ "900500000008"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 56
-
Base Nacional Comum Curricular e as ciências da natureza: contextos de influência e de produção discursiva e o compromisso com o letramento científico
(2023-06-30)Compreender os processos de elaboração de uma política pública educacional e como ela atende aos objetivos propostos é de suma relevância ao entender-se necessária uma educação comprometida com o letramento enquanto ... -
Os anos iniciais e o ensino de ciências: dificuldades do trabalho docente em tempos de pandemia
(2022-02-25)Os Anos Iniciais do ensino fundamental é a etapa responsável pela aprendizagem das primeiras letras, o ler e o escrever. Nessa fase, o ensino de Ciências pode permitir o conhecimento de conceitos básicos das Ciências ... -
Processos de formação continuada de educadores para os anos iniciais na área de ciências da natureza: um panorama investigativo-reflexivo
(2023-07-19)Em Educação em Ciências, a temática da formação de professores há anos se configura como uma das mais presentes em produções acadêmicas, uma vez que o desenvolvimento com qualidade desse processo, inicial ou continuado, ... -
Ensino de paleontologia: estratégias para alfabetização científica nos anos iniciais
(2024-08-16)A Ciência nos Anos Iniciais é de grande importância para a formação de um aluno crítico e consciente das transformações científicas e tecnológicas pelas quais passa o mundo, dessa maneira, a Alfabetização Científica (AC) ... -
Investigação das relações entre aspectos declarativos e procedimentais de licenciandos de matemática no âmbito do Programa Residência Pedagógica /UFSM - RS
(2022-01-28)A presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre aspectos declarativos e procedimentais de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Santa ... -
Planejamento didático na formação inicial de professores de ciências com a metodologia ativa revisão por pares
(2022-10-07)Este estudo vem ao encontro às necessidades de formação inicial de professores quanto às implicações das práticas de ensino e aprendizagem interdisciplinares e contextualizadas, com a utilização de metodologias ativas. ... -
Modelos mentais de reações de oxirredução: um estudo exploratório de egressos do curso de Química Licenciatura
(2021-10-08)As pessoas vivem em um mundo que gira em torno do conhecimento. No entanto, o que é o conhecimento? O que é aprender? Aprender está diretamente relacionado à aprendizagem, um processo gradual e pessoal, que modifica o ... -
Escolhas alimentares de crianças e adolescentes: a construção de boas práticas no ambiente escolar a partir dos fatores que as influenciam
(2023-08-30)A infância e a adolescência caracterizam-se pelas constantes mudanças biológicas, psicológicas e sociais, pelas quais o comportamento alimentar perpassa e tem importância significativa quando falamos sobre manutenção da ... -
Experiência de leitura por andaimes articulada ao uso de filmes na formação de professores de ciências
(2024-08-29)O processo de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências é composto por um universo de significados, de conteúdos, de teorias, de aspectos sociais, os quais trazem desafios para a sua inserção no ambiente escolar. Neste ... -
Investigações e reflexões sobre implementação de metodologias ativas na educação básica
(2022-09-23)Esta pesquisa investigou como a aplicação de Metodologias Ativas colaborativas e com avaliação por pares pode desenvolver a construção de conteúdos, habilidades cognitivas e atitudes nos alunos. O presente trabalho ... -
Aspectos científicos, tecnológicos e sociais na construção profissional docente
(2015-05-28)Diante dos desafios contemporâneos, relacionados às questões sobre Ciência e Tecnologia, o professor e o futuro professor se vêem frente à necessidade de construir e/ou desenvolver saberes de sua profissão, adequando sua ... -
O programa de educação tutorial no ensino médio: construção e aplicação de uma proposta de integração entre educação básica e ensino superior
(2022-01-14)O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do governo federal já consolidado destinado à estudantes de graduação que proporciona vivências importantes para a trajetória acadêmica de seus integrantes. Este trabalho ... -
O ensino de genética e evolução em perspectiva antirracista
(2023-12-11)Pesquisas apontam que no ensino de Genética e Evolução os alunos têm dificuldade de aprender a variedade de termos científicos e de relacioná-los com a vida em sociedade, e as práticas de ensino são eurocentradas (SILVÉIRO; ... -
Atividades didáticas investigativas de ondulatória: potencialidades para o engajamento dos estudantes de ensino médio
(2023-09-29)A presente tese de doutorado constitui-se em investigar as potencialidades de engajamento dos estudantes por meio do estudo de um conjunto de atividades didáticas (ADs) implementadas nas aulas de Física no retorno ... -
Formação continuada de professores de ciências e de matemática no contexto da modelagem na perspectiva epistemológica de Stephen Toulmin
(2021-06-02)A modelagem pode consistir em uma possibilidade metodológica para se caminhar em direção a uma construção conceitual que considere a complexidade das relações envolvidas entre as ciências e a matemática. Partindo desta ... -
Atividades práticas de física e motivação: uma abordagem didático-pedagógica
(2021-07-26)Investigamos a utilização de atividades práticas, que além da sua função didática pedagógica, auxiliem na promoção da motivação dos estudantes na disciplina de Física, no segundo ano do Ensino Médio. A pesquisa foi ... -
Contribuições da pesquisa colaborativa na prática pedagógica docente, utilizando a aprendizagem de projetos como estratégia de ensino
(2016-05-19)O presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual da cidade de Santa Maria/RS e objetivou analisar como a pesquisa colaborativa interfere na prática pedagógica docente mediante a aprendizagem por projetos como ... -
O método da quadrangulação em educação alimentar e nutricional no ensino de ciências
(2024-03-08)A escola é um dos ambientes nos quais os estudantes adquirem diversos costumes e hábitos. Nesse sentido, os componentes curriculares de Química, Biologia e/ou Física, os quais fazem parte da área de Ciências da Natureza, ... -
Abordagem temática: um olhar para a apreensão de temas
(2021-02-05)Esta investigação busca as contribuições e limites da Abordagem Temática, na área das ciências da natureza, para a apreensão de temas. Por meio disto, configura-se como objetivo geral analisar a Abordagem Temática enquanto ... -
Cosméticos artesanais: uma abordagem para o ensino médio em química
(2022-10-17)A química é tida pelos estudantes como uma disciplina de alta complexidade e dificuldade, além de necessitar de um nível de abstração bem amplo em determinados conteúdos. Estes impasses acarretam na dificuldade de ...