Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por licença "Acesso Aberto"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 41
-
Ensino de ciências na educação infantil: formação de professores da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS, Brasil
(2015-08-17)O ensino de ciências tem assumido um papel cada vez mais importante na Educação Básica, as orientações curriculares apontam para a importância da área do conhecimento de mundo para o desenvolvimento pleno dos alunos, por ... -
A qualidade de vida dos professores de ciências e a relação das suas disciplinas com o cotidiano dos alunos em uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul
(2012-09-13)O ensino de ciências tem sido um desafio para a educação, pois os alunos não apresentam perceber a utilidade dos conteúdos ministrados nas aulas e os professores referem-se a dificuldades para desempenharem as suas atribuições ... -
Diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de biologia: aproximando os conhecimentos científicos do cotidiano dos estudantes
(2013-07-11)Este estudo apresenta como tema central a importância de se utilizar diferentes ferramentas didáticas com o intuito de superar as dificuldades de aprendizagem em conteúdos abstratos como a Biologia Celular e Molecular, ... -
Os reflexos da aplicação do planejamento interdisciplinar no ensino de ciências no 1º ciclo de alfabetização
(2015-06-24)O objetivo do presente estudo foi verificar as contribuições da aplicação de um planejamento com temáticas de Ciências num formato interdisciplinar da prática do professor ao desempenho dos alunos. A amostra foi composta ... -
Educação ambiental objetiva para os níveis de ensinos: fundamental e médio
(2011-06-27)O trabalho visou apresentar aos níveis de Ensinos: Fundamental e Médio de Santa Ma-ria RS, propostas de inserção curricular de temas nas escolas, voltados para a Edu-cação Ambiental Objetiva bem como o fornecimento de ... -
O aborto como um problema de saúde pública: contribuições para o debate nas áreas da saúde e educação
(2011-10-21)O aborto é um tema presente desde os tempos mais remotos e com o passar dos anos vem crescendo o interesse sobre o mesmo, visto que se trata de uma questão multidisciplinar de relevância significativa. Atualmente, o aborto ... -
Produtividade em pesquisa do CNPQ nas ciências químicas e geociências: perfil dos pesquisadores e critérios de julgamento
(2016-01-28)A bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) é uma das modalidades de bolsa do CNPq mais cobiçadas pelos pesquisadores, pois o título confere um impacto positivo à vida acadêmica do pesquisador e da instituição a que está ... -
Intervenções educativas em saúde com professores e alunos do ensino fundamental por meio da problematização
(2013-11-13)A inserção de temáticas relacionadas à saúde e aos fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis (DANTs) deve ser priorizada no contexto escolar, uma vez que estas doenças representam a primeira causa de morte ... -
Textos de divulgação científica: leitura, produção e divulgação de atividades didáticas no espaço do estágio supervisionado em física
(2016-07-07)Pesquisadores em Educação em Ciências têm reconhecido a importância da leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) na formação de sujeitos leitores e, suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem de ... -
Aproximando universidade e escola através da produção acadêmica
(2013-05-08)O Brasil passa por um processo de aumento de sua produção científica em diversas áreas, entre elas a área do ensino de ciências e matemática. Entretanto boa parte dessas pesquisas que deveriam contribuir para a melhoria ... -
Panorama reflexivo da contextualização da química no ensino médio: nas escolas estaduais e particulares de Santa Maria/RS
(2014-08-06)Este estudo visou obter um panorama da contextualização da química no ensino médio das escolas estaduais e particulares de Santa Maria/RS. Este trabalho apresenta perspectivas da pesquisa quantitativa e qualitativa, e ... -
Atividades experimentais em bioquímica básica: um estudo baseado na resolução de problemas em diferentes níveis de ensino
(2014-02-07)As Atividades Baseadas em Resolução de Problemas (ABRP) podem ser uma ferramenta de grande valia no Ensino de Ciências, fomentando a curiosidade e a motivação do estudante. No presente trabalho utilizamos as ABRP na ... -
Apropriação do conceito de célula por estudantes de escolas públicas de Santa Maria, RS, a partir de uma ferramenta pedagógica
(2013-09-25)Entender como os estudantes elaboram os conceitos durante a trajetória escolar constitui um importante instrumento no processo de ensino aprendizagem, uma vez que estes podem auxiliar na elaboração e planejamento das ... -
O ensino de ciências nos anos iniciais: sinalizando possibilidades de mudanças
(2012-12-17)O presente trabalho teve como ideia geral investigar o que pensam os alunos de anos iniciais sobre a Ciência e se as concepções acerca da Ciência entre os educandos e os professores são semelhantes ou distintas. Após, ... -
Módulos didáticos sobre tópicos de educação ambiental para o ensino médio
(2014-09-30)O presente trabalho consiste em uma proposta de inserção de temas de Educação Ambiental, relacionado ao uso de clorofluorcarbonetos e destruição da camada de ozônio, efeito estufa / aquecimento global, chuva ácida e água: ... -
A aprendizagem na concepção humanista de Carl Rogers e sua contribuição para o desenvolvimento das atitudes dos estudantes de graduação em medicina da UFSM
(2015-08-18)O objetivo primário da escola médica é a formação integral de um egresso competente na resolução de problemas, e capacitado para a educação continuada. Para tanto, este egresso deve apresentar conhecimentos técnico-científicos, ... -
O ensino colaborativo como proposta pedagógica para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem: a promoção da saúde como eixo articulador
(2016-03-18)A metodologia de projetos tem sido nos últimos anos o ideal de muitos professores que pretendem melhorar o processo educativo, tentando introduzir mudanças, envolvendo conhecimentos e reflexões sobre a prática pedagógica, ... -
Educação nutricional através do processo de ensino aprendizagem baseado na metodologia da problematização
(2015-02-27)Demandas atuais indicam ser necessário pensar formas diferenciadas de ensinar saúde e o desenvolvimento de estratégias e materiais educativos é de fundamental importância. Deste modo, a aplicação de um trabalho que visa à ... -
Saúde cardiovascular como tema gerador no curso normal
(2013-02-04)As doenças cardiovasculares representam a primeira causa de morte no Brasil, acarretando altos custos ao sistema de saúde pública no país. É conhecido que grande parte dos fatores de risco que levam ao desenvolvimento ... -
O uso de modelos tridimensionais no ensino de embriologia humana: contribuição para uma aprendizagem significativa
(2015-02-10)A complexidade inerente ao desenvolvimento de um novo ser, principalmente quando aliada à falta de recursos didático-pedagógicos, torna, muitas vezes, o processo de ensino-aprendizagem, na área de Embriologia Humana, árduo ...