Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 103-122 of 312
-
Educação especial e ação docente compartilhada: movimentos, tendências e desafios
(2023-12-15)Alicerçada na premissa da educação como um direito universal e em defesa da articulação entre a educação geral e educação especial como alternativa qualificadora dos processos de escolarização e aprendizagem de todos os ... -
Educação musical e estágio supervisionado: trilhas formativas na construção da docência-estagiária
(2023-03-16)O objetivo desta tese é compreender o processo formativo de construção da docênciaestagiária por estudantes-estagiários, seus desafios e compreensões docentes vividos na pandemia da COVID-19. Partimos do pressuposto de ... -
A educação na Guiné-Bissau: perspectivas na atualidade o ensino básico em questão
(2019-07-26)O presente estudo, cujo tema é Educação na Guiné-Bissau: Perspectivas da Atualidade, tendo-se um realce sobre o papel do ensino básico, teve como propósito, destacar o papel e a finalidade da educação para o desenvolvimento ... -
Educação social na escola Marista Santa Marta: papel e constituição da(o) docente
(2023-06-28)A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como as(os) docentes dos Anos Finais, da Escola Marista Santa Marta, constituem-se e se auto(trans)formam educadoras(es) sociais, a partir da imersão/emersão delas ... -
Educadorartista: encontros da educação, artes visuais e intercultura
(2015-11-24)Esta tese de Doutoramento em Educação, na linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional, que contempla a temática Educação e Intercultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Educar sem corrimões? A formação em tempos de ruptura com a tradição
(2013-04-05)Este trabalho procura analisar o pensamento de Hannah Arendt como elo hermenêutico de compreensão da formação, diante do diagnóstico de ruptura com a tradição. Ao tomar, como pano de fundo, as operações de reviravolta do ... -
Efeitos do diagnóstico precoce da surdez nos processos de escolarização de alunos surdos
(2017-09-01)A proposta investigativa desenvolvida nesta Tese busca compreender como o diagnóstico precoce da surdez tem operado na articulação de técnicas regulatórias que geram efeitos na constituição do sujeito surdo e em seus ... -
Elementos constitutivos do trabalho docente em uma escola pública de educação básica: prescrições, atividades e ações
(2011-12-13)Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/CE/UFSM), como parte das ações investigativas do Projeto ... -
A emergência das políticas de educação bilíngue para surdos no Brasil na racionalidade inclusiva
(2015-12-18)Tendo em vista o papel estratégico que as políticas de educação bilíngue para surdos vêm exercendo no atual cenário educacional, nesta tese, problematizo como os discursos sobre as políticas de educação bilíngue no contexto ... -
Encruzilhadas da educação antirracista: a produção de registros pedagógicos sobre as relações étnico-raciais no município de Santa Maria, RS
(2023-12-27)O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou compreender como a temática da educação para as relações étnico-raciais (erer) foi desenvolvida nas escolas municipais de Santa Maria - RS, com suas ... -
Ensino de dança em litígio: uma problemática
(2017-08-25)Esta tese apresenta uma discussão a respeito das relações entre as áreas da dança e da educação física e tem o objetivo de problematizar a presença da dança na educação básica. Mesmo institucionalizada há mais de seis ... -
O ensino de filosofia no colégio Manoel Ribas entre os anos 1979 e 1989: diários de classe e experiências de professoras
(2022-08-31)Esta tese de doutorado foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces. Teve como objetivo geral compreender ... -
Entre consumidores e internautas: a outra face da crise do ensino médio no Brasil
(2012-08-30)O presente trabalho de doutoramento, vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, versa sobre a crise do ensino ... -
Entre o visível e o enunciável em educação: o que pode uma docência que cava a si mesma?
(2018-07-30)Esta tese pensa uma docência que acontece em meio ao movimento de cavar a si mesma junto a encontros que se produzem junto a andanças, leituras, escritas, imagens e experiências educativas. Uma docência produzida, portanto, ... -
A epistemologia da formação de professores de educação especial: um professor plurivalente para “dar conta da inclusão”?
(2019-07-15)Esta tese de doutorado foi desenvolvida na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, no Curso Strictu Sensu de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de ... -
A escola gaúcha de acordeom: identidade, formação e legado de acordeonistas em narrativas (auto)biográficas
(2020-11-11)Esta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) e ao Grupo de Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de ... -
Escola outra sem outra escola: política de avaliação em larga escala e o fazer escola em devirresistência
(2023-12-19)Esta tese se constitui num ensaio de pensamento, pesquisa e escrita que foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Educação Especial, ... -
A escola regular contemporânea e o aluno surdo/deficiente auditivo: dos modos de subjetivação para as singularidades produzidas no contexto das experiências escolares
(2020-10-02)Esta Tese foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, e tem como objetivo principal compreender ... -
Escolarização da música: por uma potência musical ativa
(2016-04-08)A pesquisa está vinculada à linha Educação e Artes do PPGE/UFSM e foi desenvolvida junto ao grupo de pesquisa FAPEM Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Objetiva compreender como a Música é escolarizada e ... -
Espaços friccionais: contato-improvisação como inspiração e locus dialógico na formação [in-comum] de professoras da educação básica
(2023-08-10)A presente pesquisa aborda o contato corporal como possibilidade de diálogo entre grupos de professoras do Ensino Básico, que ministram disciplinas diversas, e, desse modo, problematiza questões de cunho relacional e ...