Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 158-177 of 312
-
História da arte em des-remontagens: experimentações de entre-tempos na educação
(2021-09-09)Esta tese evoca a história da arte enquanto campo de experimentação de tempos na educação, pelo acionamento de des-remontagens em seus meandros. Para tanto, parte de questionamentos sobre o tempo e os possíveis arranjos ... -
História de vida de uma educadora artífice nas ambiências da educação superior: saberes e fazeres na construção profissional pedagógica
(2024-07-11)No contexto da Linha de Pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, inserida no Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ... -
História oral de professores de terapia ocupacional: três vidas, três histórias, quatro cantos do Brasil
(2016-03-23)Esta tese de doutorado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós- graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Minha ... -
Identidades em construção: um olhar sobre a futebolização da juventude no ensino médio
(2018-03-16)Esta tese de doutorado foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa II: Práticas Escolares e Políticas Públicas, tendo como linha temática Ensino ... -
Identidades profissionais: um estudo de narrativas (auto)biográficas de professores de oboé
(2017-10-10)A tese é fruto de pesquisa de caráter qualitativo na qual foram entrevistados dezesseis professores de oboé de diferentes estados, incluindo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Foram realizadas entrevistadas ... -
(Im) Possibilidades da implementação da terminalidade específica na educação superior
(2022-03-14)Esta tese de Doutorado em Educação está vinculada à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, tendo como reflexão a institucionalização da Certificação por ... -
As (im)possibilidades do ensino da filosofia em um curso preparatório para o vestibular
(2016-03-30)A presente tese de doutorado insere-se na Linha de Pesquisa de Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objeto de estudo é uma reflexão ... -
Imaginário docente médico: o papel do habitus medicus na sua construção
(2015-03-10)Esta pesquisa foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, como Tese ... -
O imaginário e a formação docente: reflexões sobre a docência universitária a partir de uma cultura colaborativa
(2017-11-06)Os esforços, investigativos desta pesquisa centram-se na temática do professor de ensino superior e para a formação do profissional que atua neste nível de ensino a partir da teoria do imaginário. Esta tese que faz parte ... -
Imaginário social e educação: nos labirintos da formação inicial de professores
(2017-08-18)Este trabalho de tese de doutorado em Educação foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Imaginários, saberes e fazeres no ensino superior: processos formativos do formador de professores
(2017-09-05)Esta tese se insere na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Esta investigação partiu da problemática de pesquisa ... -
A (in)justiça social em uma escola pública de ensino médio em Santa Maria/RS: o que os/as jovens dizem?
(2023-06-23)A presente tese está vinculada à linha de pesquisa políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Teve por problema ... -
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior: efeitos na docência universitária
(2014-10-10)Esta Tese insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Com o objetivo de tensionar a política de inclusão de estudantes com deficiência ... -
Inclusão educacional e autismo: um estudo sobre as práticas escolares
(2016-11-28)A presente tese teve como objetivo investigar as práticas escolares produzidas na inclusão de alunos com autismo, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas municipais de Santa Maria/RS. O ... -
Infância, música e experiência: fragmentos do brincar e do musicar
(2015-03-13)Esta tese discorre sobre infância, música e experiência, de modo dialógico e não linear. É composta/estruturada por fragmentos, inspirados nas obras de Walter Benjamim (1994; 1987), os quais foram construídos a partir de ... -
A influência da intervenção implementada por pais sobre as habilidades sociocomunicativas de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma abordagem formativa e centrada na família
(2023-10-30)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas dimensões sociocomunicativa e comportamental, em que se destacam a importância de diagnóstico e intervenções precoces. Nas últimas décadas, foi ... -
Iniciação à docência na educação básica: professores principiantes e a sua ambiência (trans)formativa
(2018-08-24)Esta Tese estrutura-se em torno da temática da inserção à docência na educação básica. Deriva-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como contexto escolas da rede estadual da cidade de Sete lagoas – Minas ... -
Inovação educacional disruptiva mediada por recursos educacionais abertos (REA) na educação profissional e tecnológica (EPT)
(2022-11-23)Os Recursos Educacionais Abertos (REA) integram o movimento da Educação Aberta, cujos princípios visam à democratização. REA tem como objetivo abrir caminhos para uma educação acessível para todos ao incentivar a criação, ... -
Inovação educacional na educação física escolar mediada por recursos educacionais abertos (REA)
(2022-07-27)A busca pela legitimidade da Educação Física escolar enquanto componente curricular obrigatório da educação básica visa romper com uma imagem exclusivamente prática, voltada ao saber fazer. Documentos curriculares nacionais, ... -
Intercultura, formação de professores e cotas nas universidades brasileiras: Uma realidade efetiva ou formal?
(2019-07-30)A construção da história do Brasil posterior aos anos de 1.500 d.C., marco inicial da colonização portuguesa, evidencia uma organização social fortemente marcada pelas relações de poder, inicialmente com o regime de ...