Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 88-107 of 294
-
A dinâmica de ações extensionistas na formação continuada de professores municipais de Santa Maria/RS: a tessitura de processos formativos
(2013-03-27)Este estudo teve como foco a extensão universitária na formação continuada de professores da educação básica. Assim, a investigação trouxe um recorte em relação às ações extensionistas universitárias realizadas no campo ... -
O direito à educação como "ioiô" das políticas que ampliam a obrigatoriedade da educação básica
(2018-03-02)Esta tese de doutorado objetivou analisar as relações entre o direito à Educação e a obrigatoriedade, considerando a legislação que torna obrigatória a Educação Básica (EB) no Brasil, dos 4 aos 17 anos de idade e as ... -
Direito e educação em diálogo pela dignidade humana desde uma sociopsicopedagogia integral nos estabelecimentos prisionais
(2024-02-19)Tese de Doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na linha de Pesquisa 1/LP1, Do-cência, saberes e desenvolvimento profissional. A Tese anuncia a ... -
Dislexia, educação superior e aprendizagem: uma análise da subjetividade e dos processos compensatórios a partir da teoria histórico-cultural
(2019-07-12)Esta Tese de Doutorado em Educação está vinculada à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural, em especial, nos ... -
Dispositivos móveis como suporte pedagógico nas práticas de leitura em sala de aula com alunos do ensino fundamental II
(2020-11-16)Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Ela trata da investigação ... -
Docentes negros: imaginários, territórios e fronteiras no ensino universitário
(2014-03-28)Esta Tese de Doutoramento, intitulada: DOCENTES NEGROS: Imaginários, Territórios e Fronteiras no Ensino Universitário, insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), ... -
As dores emocionais docentes: hermenêutica dos processos formativos na autocompreensão de professores universitários
(2021-09-24)A presente tese, com o título “As dores emocionais docentes: hermenêutica dos processos formativos na autocompreensão de professores universitários”, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade ... -
Ecologia do desenvolvimento humano: movimentos e construção da ambiência bioecológica na educação infantil do campo
(2019-07-31)Esta tese foi elaborada no contexto da Linha de Pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, inserida no Curso de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de ... -
A educação ambiental e a (trans)formação docente: da cultura ao biológico – da biologia ao cultural
(2012-08-21)conhecer e da Biologia do amar. Estas, têm servido como base para suas pesquisas junto com Ximena Dávila, ao constituírem o que denominam Biologia-cultural. O modo de produzir conhecimento e o próprio sistema de pensamento, ... -
Educação e barbárie: formação de professores na prevenção a catástrofes
(2018-08-10)Propõese que a reconstrução da teoria da barbárie de Walter Benjamin (18921940) permite avaliar coerentemente algumas das premissas pedagógicas que deram amparo ao autoritarismo e às diferentes catástrofes que daí se ... -
Educação e catástrofe: repensando a espiritualidade a partir de Viktor Frankl
(2017-09-06)A tese procura analisar o tema da espiritualidade diante de eventos catastróficos, investigando como a educação pode contribuir para a reconstrução das mazelas provocadas por tais episódios. Na formação docente, é importante ... -
Educação escolar indígena, intercultura e formação de professores (as).
(2017-06-30)Este trabalho de pesquisa que apresento como requisito para obtenção do título de doutora em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), é continuidade da pesquisa do Mestrado em ... -
Educação especial & educação inclusiva: a emergência da docência inclusiva na escola contemporânea
(2017-07-14)Como a articulação da Educação Especial com a Educação Inclusiva opera nos modos de subjetivação das professoras na escola contemporânea? Esse problema de pesquisa deriva das inquietações em torno de como as professoras ... -
Educação musical e estágio supervisionado: trilhas formativas na construção da docência-estagiária
(2023-03-16)O objetivo desta tese é compreender o processo formativo de construção da docênciaestagiária por estudantes-estagiários, seus desafios e compreensões docentes vividos na pandemia da COVID-19. Partimos do pressuposto de ... -
A educação na Guiné-Bissau: perspectivas na atualidade o ensino básico em questão
(2019-07-26)O presente estudo, cujo tema é Educação na Guiné-Bissau: Perspectivas da Atualidade, tendo-se um realce sobre o papel do ensino básico, teve como propósito, destacar o papel e a finalidade da educação para o desenvolvimento ... -
Educação social na escola Marista Santa Marta: papel e constituição da(o) docente
(2023-06-28)A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como as(os) docentes dos Anos Finais, da Escola Marista Santa Marta, constituem-se e se auto(trans)formam educadoras(es) sociais, a partir da imersão/emersão delas ... -
Educadorartista: encontros da educação, artes visuais e intercultura
(2015-11-24)Esta tese de Doutoramento em Educação, na linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional, que contempla a temática Educação e Intercultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Educar sem corrimões? A formação em tempos de ruptura com a tradição
(2013-04-05)Este trabalho procura analisar o pensamento de Hannah Arendt como elo hermenêutico de compreensão da formação, diante do diagnóstico de ruptura com a tradição. Ao tomar, como pano de fundo, as operações de reviravolta do ... -
Efeitos do diagnóstico precoce da surdez nos processos de escolarização de alunos surdos
(2017-09-01)A proposta investigativa desenvolvida nesta Tese busca compreender como o diagnóstico precoce da surdez tem operado na articulação de técnicas regulatórias que geram efeitos na constituição do sujeito surdo e em seus ... -
Elementos constitutivos do trabalho docente em uma escola pública de educação básica: prescrições, atividades e ações
(2011-12-13)Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/CE/UFSM), como parte das ações investigativas do Projeto ...