Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 95-114 of 312
-
Docentes negros: imaginários, territórios e fronteiras no ensino universitário
(2014-03-28)Esta Tese de Doutoramento, intitulada: DOCENTES NEGROS: Imaginários, Territórios e Fronteiras no Ensino Universitário, insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), ... -
As dores emocionais docentes: hermenêutica dos processos formativos na autocompreensão de professores universitários
(2021-09-24)A presente tese, com o título “As dores emocionais docentes: hermenêutica dos processos formativos na autocompreensão de professores universitários”, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade ... -
Ecologia do desenvolvimento humano: movimentos e construção da ambiência bioecológica na educação infantil do campo
(2019-07-31)Esta tese foi elaborada no contexto da Linha de Pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, inserida no Curso de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de ... -
A educação ambiental e a (trans)formação docente: da cultura ao biológico – da biologia ao cultural
(2012-08-21)conhecer e da Biologia do amar. Estas, têm servido como base para suas pesquisas junto com Ximena Dávila, ao constituírem o que denominam Biologia-cultural. O modo de produzir conhecimento e o próprio sistema de pensamento, ... -
Educação e barbárie: formação de professores na prevenção a catástrofes
(2018-08-10)Propõese que a reconstrução da teoria da barbárie de Walter Benjamin (18921940) permite avaliar coerentemente algumas das premissas pedagógicas que deram amparo ao autoritarismo e às diferentes catástrofes que daí se ... -
Educação e catástrofe: repensando a espiritualidade a partir de Viktor Frankl
(2017-09-06)A tese procura analisar o tema da espiritualidade diante de eventos catastróficos, investigando como a educação pode contribuir para a reconstrução das mazelas provocadas por tais episódios. Na formação docente, é importante ... -
Educação escolar indígena, intercultura e formação de professores (as).
(2017-06-30)Este trabalho de pesquisa que apresento como requisito para obtenção do título de doutora em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), é continuidade da pesquisa do Mestrado em ... -
Educação especial & educação inclusiva: a emergência da docência inclusiva na escola contemporânea
(2017-07-14)Como a articulação da Educação Especial com a Educação Inclusiva opera nos modos de subjetivação das professoras na escola contemporânea? Esse problema de pesquisa deriva das inquietações em torno de como as professoras ... -
Educação especial e ação docente compartilhada: movimentos, tendências e desafios
(2023-12-15)Alicerçada na premissa da educação como um direito universal e em defesa da articulação entre a educação geral e educação especial como alternativa qualificadora dos processos de escolarização e aprendizagem de todos os ... -
Educação musical e estágio supervisionado: trilhas formativas na construção da docência-estagiária
(2023-03-16)O objetivo desta tese é compreender o processo formativo de construção da docênciaestagiária por estudantes-estagiários, seus desafios e compreensões docentes vividos na pandemia da COVID-19. Partimos do pressuposto de ... -
A educação na Guiné-Bissau: perspectivas na atualidade o ensino básico em questão
(2019-07-26)O presente estudo, cujo tema é Educação na Guiné-Bissau: Perspectivas da Atualidade, tendo-se um realce sobre o papel do ensino básico, teve como propósito, destacar o papel e a finalidade da educação para o desenvolvimento ... -
Educação social na escola Marista Santa Marta: papel e constituição da(o) docente
(2023-06-28)A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como as(os) docentes dos Anos Finais, da Escola Marista Santa Marta, constituem-se e se auto(trans)formam educadoras(es) sociais, a partir da imersão/emersão delas ... -
Educadorartista: encontros da educação, artes visuais e intercultura
(2015-11-24)Esta tese de Doutoramento em Educação, na linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional, que contempla a temática Educação e Intercultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Educar sem corrimões? A formação em tempos de ruptura com a tradição
(2013-04-05)Este trabalho procura analisar o pensamento de Hannah Arendt como elo hermenêutico de compreensão da formação, diante do diagnóstico de ruptura com a tradição. Ao tomar, como pano de fundo, as operações de reviravolta do ... -
Efeitos do diagnóstico precoce da surdez nos processos de escolarização de alunos surdos
(2017-09-01)A proposta investigativa desenvolvida nesta Tese busca compreender como o diagnóstico precoce da surdez tem operado na articulação de técnicas regulatórias que geram efeitos na constituição do sujeito surdo e em seus ... -
Elementos constitutivos do trabalho docente em uma escola pública de educação básica: prescrições, atividades e ações
(2011-12-13)Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/CE/UFSM), como parte das ações investigativas do Projeto ... -
A emergência das políticas de educação bilíngue para surdos no Brasil na racionalidade inclusiva
(2015-12-18)Tendo em vista o papel estratégico que as políticas de educação bilíngue para surdos vêm exercendo no atual cenário educacional, nesta tese, problematizo como os discursos sobre as políticas de educação bilíngue no contexto ... -
Encruzilhadas da educação antirracista: a produção de registros pedagógicos sobre as relações étnico-raciais no município de Santa Maria, RS
(2023-12-27)O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou compreender como a temática da educação para as relações étnico-raciais (erer) foi desenvolvida nas escolas municipais de Santa Maria - RS, com suas ... -
Ensino de dança em litígio: uma problemática
(2017-08-25)Esta tese apresenta uma discussão a respeito das relações entre as áreas da dança e da educação física e tem o objetivo de problematizar a presença da dança na educação básica. Mesmo institucionalizada há mais de seis ... -
O ensino de filosofia no colégio Manoel Ribas entre os anos 1979 e 1989: diários de classe e experiências de professoras
(2022-08-31)Esta tese de doutorado foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces. Teve como objetivo geral compreender ...