Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 112-131 of 294
-
Entre o visível e o enunciável em educação: o que pode uma docência que cava a si mesma?
(2018-07-30)Esta tese pensa uma docência que acontece em meio ao movimento de cavar a si mesma junto a encontros que se produzem junto a andanças, leituras, escritas, imagens e experiências educativas. Uma docência produzida, portanto, ... -
A epistemologia da formação de professores de educação especial: um professor plurivalente para “dar conta da inclusão”?
(2019-07-15)Esta tese de doutorado foi desenvolvida na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, no Curso Strictu Sensu de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de ... -
A escola gaúcha de acordeom: identidade, formação e legado de acordeonistas em narrativas (auto)biográficas
(2020-11-11)Esta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) e ao Grupo de Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de ... -
A escola regular contemporânea e o aluno surdo/deficiente auditivo: dos modos de subjetivação para as singularidades produzidas no contexto das experiências escolares
(2020-10-02)Esta Tese foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, e tem como objetivo principal compreender ... -
Escolarização da música: por uma potência musical ativa
(2016-04-08)A pesquisa está vinculada à linha Educação e Artes do PPGE/UFSM e foi desenvolvida junto ao grupo de pesquisa FAPEM Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Objetiva compreender como a Música é escolarizada e ... -
Espaços friccionais: contato-improvisação como inspiração e locus dialógico na formação [in-comum] de professoras da educação básica
(2023-08-10)A presente pesquisa aborda o contato corporal como possibilidade de diálogo entre grupos de professoras do Ensino Básico, que ministram disciplinas diversas, e, desse modo, problematiza questões de cunho relacional e ... -
Espelhamento e/ou estranhamento? A formação cultural (bildung) como o outro da pedagogia
(2014-07-25)O presente trabalho de tese insere-se na Linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria ... -
O estágio como espaçotempo de experiências na formação em educação física: diálogo com a Hermenêutica Gadameriana
(2019-05-31)Esta tese trata de compreender como a Hermenêutica Filosófica de Gadamer pode ser uma perspectiva para pensar a aprendizagem de ser professor/a de Educação Física na experiência do estágio. Organizada como um estudo teórico, ... -
Um estudo sobre as formas de organização da formação pedagógica em cursos de licenciatura
(2014-05-26)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional” para a temática ... -
Um estudo sobre práticas avaliativas direcionadas aos estudantes com deficiência no ensino superior: a meta-avaliação como processo
(2019-06-06)Esta proposta de investigação sobre as práticas avaliativas direcionadas aos estudantes com deficiência no Ensino Superior: a meta-avaliação como processo está focada nas seguintes indagações: como os espaços universitários ... -
A experiência pedagógica com/entre/para os bebês e a constituição da docência: narrativas de professoras da rede municipal de Santa Maria
(2022-02-17)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa – LP2: Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e ... -
Experiências educativas: ressonâncias de intercessões fílmicas
(2014-12)Este trabalho intenciona movimentar diferentes fluxos de pensamentos a partir de três intercessões fílmicas, incitando a pensar a experiência educativa. Busca-se dar atenção àquilo que tem a potência de afetar e inquietar ... -
Experiências formativas de uma escola pública bilíngue para surdos em curso médio normal
(2021-10-18)Esta tese foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença e tem como objetivo principal entender as experiências ... -
Extensão universitária em contextos emergentes da educação superior: um estudo de casos comparados entre Brasil (UFSM) e Argentina (UNC)
(2022-02-03)A extensão universitária constitui-se em uma dimensão fundamental da Educação Superior, a qual promove a relação da universidade com a sociedade, tendo em vista uma formação integral e cidadã. Esta pesquisa foi desenvolvida ... -
Facce: um framework para avaliar a carga cognitiva na educação
(2021-12-15)Com o grande avanço da tecnologia para a educação, há de se considerar a maneira como ocorre a oferta do conhecimento nas esferas digitais e a sua interferência na aprendizagem do estudante, uma vez que apenas transpor os ... -
Fazendo a diferença.histórias de professoras alfabetizadoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: tecendo a vida em (trans)formação: o diário de bordo em escrituras de si e do outro
(2016-06-14)A tese aqui elaborada, é o resultado de uma investigação pautada em uma abordagem qualitativa desenvolvida em relações de aprendizagens, de 2013 a 2015. Por se tratar de uma pesquisa com o método (auto)biográfico, seu tempo ... -
Fazendo música juntos: narrativas de integrantes do conjunto de flautas doces da UERGS
(2019-07-19)A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, dentro da linha de pesquisa Educação e Artes e está vinculada ao grupo de pesquisa NarraMus. A estrutura ... -
Fiandografia: experimentações entre leitura e escrita numa pesquisa em educação
(2016-04-11)Leitura e escrita caminham juntas como experimentação numa pesquisa de doutorado, na perspectiva de tomar a leitura de um texto (ou de qualquer outra coisa com a qual se encontre) que não apenas o/a interprete, mas que o/a ... -
A filosofia como saber escolar no Brasil: uma história a partir dos livros escolares (1960-2018)
(2023-09-04)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Seu ... -
A formação de futuros professores de matemática: o movimento de aprendizagem da docência em um espaço formativo para o ensino de medidas
(2017-11-20)Esta pesquisa se situa no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMat, com preocupações voltadas à formação de professores que ensinam matemática, em consonância com a Linha de Pesquisa Formação, ...