Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Educação especial"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 21
-
A aprendizagem do estudante com deficiência intelectual na educação superior: obstáculos e possibilidades
(2018-08-10)Esta Tese de Doutorado em Educação está alicerçada nos estudos de Lev Semionovitch Vigotski, especialmente, sobre a defectologia e os conceitos de compensação, coletividade, mediação e zona de desenvolvimento proximal/im ... -
Formação permanente em educação especial: aproximações e afastamentos na/da docência inclusiva
(2020-12-21)Este estudo resulta da pesquisa de doutoramento em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa – LP1 “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa ... -
Concepções docentes sobre saúde e deficiência sob o prisma da Teoria Bioecológica de Desenvolvimento Humano
(2019-03-19)As políticas de educação no Brasil, nos diferentes níveis de ensino, desenvolvem-se numa perspectiva inclusiva, que exige conhecimento e respeito à diversidade. Para que tais políticas se efetivem e contribuam para a ... -
Altas habilidades/superdotação e acadêmicos idosos: o direito à identificação
(2016-02-12)Esta tese está vinculada ao curso de doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte da Linha de Pesquisa LP3 Educação Especial. A relevância e ... -
O projeto de educação especial na educação superior: pedagogias em disputa
(2022-08-05)Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e aos estudos teóricos do Grupo de Estudos e Pesquisas ... -
Trajetórias de vida: os processos formativos dos alunos público-alvo da educação especial no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
(2022-12-16)A presente pesquisa foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação Especial, inclusão e diferença, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e no âmbito do Núcleo de Estudos e ... -
Inclusão educacional e autismo: um estudo sobre as práticas escolares
(2016-11-28)A presente tese teve como objetivo investigar as práticas escolares produzidas na inclusão de alunos com autismo, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas municipais de Santa Maria/RS. O ... -
Educação especial & educação inclusiva: a emergência da docência inclusiva na escola contemporânea
(2017-07-14)Como a articulação da Educação Especial com a Educação Inclusiva opera nos modos de subjetivação das professoras na escola contemporânea? Esse problema de pesquisa deriva das inquietações em torno de como as professoras ... -
O trabalho docente articulado como concepção teórico-prática para a educação especial
(2018-10-04)Este estudo defende que o Trabalho Docente Articulado como concepção teórico-prática para a Educação Especial é essencial para o sucesso do ensino e da aprendizagem dos alunos com deficiência, no espaço escolar comum. ... -
Educação especial e ação docente compartilhada: movimentos, tendências e desafios
(2023-12-15)Alicerçada na premissa da educação como um direito universal e em defesa da articulação entre a educação geral e educação especial como alternativa qualificadora dos processos de escolarização e aprendizagem de todos os ... -
Representações sociais da infância indócil: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS
(2012-09-03)A presente tese de Doutorado teve como objetivo conhecer, analisar e compreender como são produzidas as Representações Sociais dos indóceis escolares, a partir dos registros nos livros de ocorrência dos anos iniciais de ... -
Problematizações e perspectivas curriculares na educação de alunos com altas habilidades/superdotação
(2015-03-03)Esta tese está vinculada ao Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e faz parte da Linha de Pesquisa LP3 Educação Especial. A educação dos alunos com ... -
A produção de práticas de liberdade na escola como atividade militante do professor
(2023-04-26)A defesa da escola, sobretudo, a pública, como um espaço que pode e deve produzir sujeitos, que na relação ética consigo e com o outro, vivam de maneira mais livre, é a tese desenvolvida nesta pesquisa, no Programa de ... -
A influência da intervenção implementada por pais sobre as habilidades sociocomunicativas de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma abordagem formativa e centrada na família
(2023-10-30)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas dimensões sociocomunicativa e comportamental, em que se destacam a importância de diagnóstico e intervenções precoces. Nas últimas décadas, foi ... -
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior: efeitos na docência universitária
(2014-10-10)Esta Tese insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Com o objetivo de tensionar a política de inclusão de estudantes com deficiência ... -
Formação em Educação Especial na UFSM: estratégias e modos de constituir-se professor
(2013-04-03)Esta Tese busca, a partir dos estudos foucautianos e operando com noções de sujeito, discurso e subjetivação, empreender uma análise sobre os processos de formação de professores de Educação Especial do Curso de Educação ... -
Avaliação, identificação e encaminhamentos de estudantes com deficiência intelectual na rede municipal de ensino de Manaus
(2023-01-25)O presente estudo teve como objetivo geral analisar o processo de avaliação e encaminhamento dos estudantes com deficiência intelectual na Semed (Rede Municipal de Ensino de Manaus), a partir da ação do Complexo Municipal ... -
Práticas pedagógicas articuladas entre ensino comum e educação especial: possibilidades de acesso ao currículo
(2022-02-09)O estudo objetivou conhecer a organização das práticas pedagógicas em educação especial, refletindo sobre os processos de articulação e colaboração na escola como possibilidade de proporcionar acessibilidade curricular. ... -
(Im) Possibilidades da implementação da terminalidade específica na educação superior
(2022-03-14)Esta tese de Doutorado em Educação está vinculada à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, tendo como reflexão a institucionalização da Certificação por ... -
Narrativas sobre inclusão escolar: a história de Arthur
(2018-12-03)Essa tese, está vinculada a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e apresenta como problemática principal a formação docente e a inclusão ...