Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Bellochio, Cláudia Ribeiro"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
Educação musical e estágio supervisionado: trilhas formativas na construção da docência-estagiária
(2023-03-16)O objetivo desta tese é compreender o processo formativo de construção da docênciaestagiária por estudantes-estagiários, seus desafios e compreensões docentes vividos na pandemia da COVID-19. Partimos do pressuposto de ... -
A música no curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria: da arena legal à arena prática
(2017-06-30)Esta tese foi desenvolvida no curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ao grupo de pesquisa ... -
Racionalidades pedagógicas na música em cursos de pedagogia: um estudo no Rio Grande do Sul
(2019-08-07)A pesquisa de tese foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa Educação e Artes e está vinculada ao grupo de pesquisa FAPEM: Formação, ... -
Escolarização da música: por uma potência musical ativa
(2016-04-08)A pesquisa está vinculada à linha Educação e Artes do PPGE/UFSM e foi desenvolvida junto ao grupo de pesquisa FAPEM Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Objetiva compreender como a Música é escolarizada e ... -
Itinerâncias e trânsitos no Colégio Militar de Santa Maria (RS): sobre experiências com diários visuais e/ou textuais
(2019-08-08)Esta tese aborda um fenômeno constituinte de um sistema de ensino singular no Brasil: as itinerâncias e os trânsitos de estudantes do Ensino Médio do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). A questão de pesquisa delineou-se ... -
(Auto)formação com musicais: “O descon(s/c)ertante flautista” e a peça didática “Diz que sim” de Bertolt Brecht
(2017-08-09)A tese apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa LP4: Educação e Artes, considera a importância da presença ... -
Movimentos da ABEM para a educação musical no Brasil: imaginários sociais em construção pelas narrativas de presidentes
(2021-09-08)Esta tese está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e compõe estudos do grupo de pesquisas “FAPEM: formação, ação e ... -
Aproximações e distanciamentos na docência virtual em música: narrativas de professores formadores em cursos de Pedagogia da UAB
(2018-05-15)A tese de doutorado está vinculada à Linha de Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte do grupo de estudos e pesquisas “FAPEM: formação, ação ... -
A voz pedagógica de professoras formadoras em música na pedagogia: narrativas (auto)biográficas
(2023-07-06)A pesquisa sobre a voz pedagógica de professoras formadoras em Música na Pedagogia apresentou-se como um tema emergente para a compreensão da ação docente e dos modos de ser e estar na docência no ensino superior. Vinculada ... -
Unidocência e ducação musical: crenças de autoeficácia do professor de referência
(2018-07-13)O professor de referência atuante nos anos iniciais do ensino fundamental possui algumas especificidades na profissão, dentre as quais destacamos a unidocência, o ensino de crianças e o trabalho com diversas áreas do ... -
Infância, música e experiência: fragmentos do brincar e do musicar
(2015-03-13)Esta tese discorre sobre infância, música e experiência, de modo dialógico e não linear. É composta/estruturada por fragmentos, inspirados nas obras de Walter Benjamim (1994; 1987), os quais foram construídos a partir de ...